Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

18

Hoje, Dia Internacional da Mulher, muito provavelmente você ouvirá a música “Mulher (Sexo Frágil)”, sucesso de Erasmo Carlos. Ele está para este dia como “Pai”, de Fábio Júnior, está para o Dia dos Pais.

A canção faz parte do disco “Mulher”, lançado por Erasmo Carlos em 1981, uma obra dedicada à esposa e aos três filhos. A homenagem já começa na capa, onde o Tremendão é amamentado por sua musa inspiradora.

A esposa que recebeu tantos elogios e que inspirou Erasmo em várias canções (“Gatinha Manhosa”, “Coqueiro Verde”…) era Sandra Sayonara Sayão, a Narinha. Ela, contudo, morreu de forma trágica.

Aos 49 anos, separada de Erasmo Carlos havia quatro anos, Narinha pôs fim a sua própria vida no dia 26 de dezembro de 1995. Ela já havia tentado se matar outras duas vezes. A morte foi causada por ingestão de cianureto.

Mesmo depois de sua morte ela continuou servindo de inspiração para o Tremendão, que escreveu a música “É Preciso Saber Viver” em sua homenagem.

Depois do divórcio, Erasmo Carlos nunca mais se casou ou conviveu com ninguém. Vive sozinho até hoje. Não há dúvida de que Narinha foi o grande e único amor de sua vida.

Compartilhe

18 respostas

  1. Ele não é apaixonado por ninguém. Homem de várias mulheres, na época da jovem guarda já era mulherengo. Pode ter amado a Narinha, mesmo assim se separou!!

  2. É precido saber viver foi escrita em 1968, 27 anos ‘antes” da Narinha morrer.

  3. A pessoa q escreveu esse artigo cometeu uns errinhos historicos

  4. Se amasse sua musa inspiradora não a teria traído, como dizem, e estaria com ela, mãe de seus filhos até hoje. Nesse meio ninguém ama ninguém, amam sim a novidade, como diz Raul Seixas na música Diamante de Mendigo. Aliás, os homens comprometidos devem ouvir e interpretar essa música.

  5. Fez música pra travesti tbm!
    Houve até boato q teve um caso c ela (Roberta Close) Já tinha pirou.

  6. Como faço para excluir meu comentário acima? Não consigo…Q coisa!

  7. Como podem aqui julgar tanto ? A única coisa certa é que o suicídio não tem justificativa alguma. Ninguém é de ninguém . O que há de saber que se passa na vida das pessoas ?
    O amor é eterno enquanto dura . Erasmo hoje, junho 2021 ,completa 80 anos ! Amou intensamente sua Narinha ,e a fez muito feliz enquanto pôde . Ótimo pai sempre presente e carinhoso . Erasmo agora vive um grande amor com sua linda Fernanda .Discretamente sem alarido , livrou_se em silêncio há 3 anos de um câncer na garganta devido ao tabaco e está prestes a se livrar de outro no fígado provavelmente pelos desregramentos alcoólicos do passado . O Tremendão é uma grande pessoa de imenso coração , um eterno garotão ! .Sentimento e pura emoçâo . Vida longa ! Erasmo no mínimo nos deixará a reflexão de que …
    É preciso saber viver .

  8. Concordo com o Alex: ninguém conhece a intimidade de quem está tão próximo. Como as pessoas têm capacidade de se arvorar em dar pitacos definitivos na vida de quem não conhece … acompanho a vida artística do Erasmo, desde a Festa de arromba, década de 60, é confesso que nunca soube a causa morte da Narinha. Às vezes me pego cantando Sexo frágil, observando minha mulher e concluindo que não existe (geral) mulher fragil: todas são absolutamente sexo forte. A canção do Erasmo me fez sempre refletir sobre o meu casamento que está no ano 40; acho a canção modelo e jamais imaginei que eles estivessem separados. Alguém me fez lembrar o caso notório da Roberta Close. Teria sido este o motivo? Como disse, não sigo a vida pregressa do artista. Fico com a frase do Rei: cabeça de homem, coração de menino. Parabéns, Erasmo.

  9. Cada ser humano é único em história, vivências, convívios. Traz consigo as heranças físicas, psicológicas e emocionais de família e ainda agrega sua própria vivência aí que já traz quando nasce e desse pacote estabelece suas regras. E delas vem o bem e o mal que colhem. Erasmo pra mim, que tenho 67 anos, é um forte, um ídolo, um cara bom

  10. Pra mim ese é um grande problema a mulher qdo casa e Ama ela constrói a família e pra sempre ela começou qdo ele não tinha fama , qdo fama começou ele , como o tantos cantores q nem podemos citar , eles viajam na maionese e querem passar o rodo e as esposa até tentam se fingir q nada existe até eles dar pé na bunda e larga elas como a esposa já tinha problemas de coração tava debilitada com ponte safena , imagina naquela época era costura enorme no peito, imagina ela vivendo, e vendo tudo isso, só tentou dar tiro não conseguiu tava precisando ajuda e não de ficar sozinha, isso foi pesquisas peguei aqui na internet, precisava de apoio via ele curtindo com amigos que eram dela tábem, se sentiu só tão só a ponto tomar cianeto e bem logo depois Natal ninguém se mata aos 45 anos por felicidade ,só acho q nós mulheres e homens , tbm precisamos a não se acostuma com relacionamentos até que morte nos separe e aprender a dexar a pessoa ir e sempre tocar cada um suas vidas como se estivessem sozinhos , pra na hora que cada um ir pro seu canto não ter essa loucura que dá ser humano de posse , por se tornar se um só no casamento e anular se pelo outro.
    Não culpo ele pela morte dela mas a criação, antigamente era pior as mulheres, eram muito submissas .
    Como hoje tá tão liberado que tem homens e mulheres que não acostumaram ainda a deixar o outro ir embora quando não os ama mais .
    Só cultura como foram criados.
    E cada pessoa e diferente não e fraca e diferente , cada ação uma reação nunca se sabe de onde vem a depressão, pode desencadear tantas coisas. Como cantor ele era top herasmo, como homen cheio falhas todos somos, estamos aqui pra aprender.

  11. O povo adora romantizar e criar fictions na cabeça. “Grande amor da vida” aff pelo amor parem de tolices, o cara foi mega mulherengo, e estava separado dela quando ela tirou a própria vida. Dá um tempo.

  12. A um equívoco em relação a Música É Preciso Saber Viver! Ali diz que Erasmo Carlos escreveu está música em Homenagem a Narinha que faleceu em 1995 mas essa música e de 1969 ! No filme Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa de 1969 no final do filme aparece num Buggy Roberto Carlos dirigindo o Buggy descendo a Serra de um Litoral e ao lado dele no Buggy está Wanderleya e Erasmo Carlos cantando É Preciso Saber Viver !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *