Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Ei, dona Coisinha e seu Zé, chamem ai o menino que hoje é sexta-feira!!

Dia de conversar miolo de pote. Deixe dessa coisa de refletir, pois quem reflete é espelho.

E aqui na região do Buraco do Tatu ocorreu um fato curioso: Uma jovem evangélica confessou ao pastor que havia praticado sexo com seu namorado. Para pagar o “pecado” de ter transado antes do casamento, o pastor ordenou que a moça escrevesse a Bíblia Sagrada à mão, prenda esta extensiva ao rapaz. Na semana passada, depois de seis meses, a moça conseguiu concluir a tarefa, mas o jovem continua na peleja. Se a moda pega hein? Vão faltar caneta e papel no comércio mossoroense.

Esta semana fui ao médico e lá chegando havia na sala de espera um cara com um gato no colo, alisando-o. Uma senhora ao lado puxou conversa com o sujeito e ele disse que sempre estava com o gatinho e que, inclusive, só conseguia “pegar” no sono alisando o bichano. Ai sério, hein?

Dia desses cheguei numa casa e o cara estava usando um aspirador de pó. Bicho, usar aspirador de pó é uma das coisas mais abaitoladas que existe. Quem não se lembra de Freddy Mercury usando um desses aparelhos num de seus clipes? Homem mesmo não sabe nem como ligar aquele troço.

– Por favor, garçom, uma mesa para quatro, com três mulheres, por gentileza. Quer nada, hein?

E no último domingo, em Tibau, dois caras estavam numa mesa de bar quando chegam duas moças, até bonitas, e sapecam: – Estamos atrás de movimento. Os caras, até então despretensiosos, respondem: – Então acharam agora, é aqui que é aqui. E então teve início uma noitada que só terminou em Mossoró, no outro dia. Af, esse mundo tá perdido. Eu pensei que essas coisas só existiam nos filmes de Buttman.

Falei com Carlos ontem e ele disse que está grande seu estoque de “chás” e “biscoitos” para a noite de hoje. Pois é, é bom que esteja mesmo. O movimento hoje será sob a liderança de Jr. Praxedes, aniversariante do dia. Se o vereador Claudionor é o olho que enxerga, Jr. Praxedes é a boca que fala. Né não?

E vamos que vamos…  

 

 

01 – O FIM DOS PROGRAMAS INFANTIS – Quando criança, eu costumava assistir a programas infantis diariamente. Estudava no turno vespertino e então passava a manhã comendo biscoito recheado e assistindo a programas como o do Bozo, Balão Mágico, Xou da Xuxa (pois é, também cometi este pecado), entre outros. Tinha os desenhos dos Smurfs, Flintstones, Thundercats, He-Man, Caverna do Dragão etc. À tarde, na aula, eu e meus colegas de turma comentávamos acerca dos episódios exibidos, além do que ocorrera durante os programas. Todos ali acompanhavam a mesma programação infantil. Lembro-me bem de certa feita onde tive uma carta sorteada no programa do Bozo, ocasião em que ganhei um conjunto da Playmobil. Naquele dia fui o assunto principal na escola. Todos me apontavam e diziam de minha sorte. Eu devia ter uns 9 ou 10 anos, numa época – não muito distante – mas que as crianças ainda eram crianças. Atualmente, a coisa é bem diferente. Visito muitas casas diariamente, em razão de minha função, e noto que os aparelhos televisores são usados quase exclusivamente para exibir DVDs de Aviões do Forró e semelhantes, promovendo uma erotização precoce e prejudicial às nossas crianças. Apesar de encontrarmos bons programas infantis na tevê (Castelo Rá-Tim-bum, Cocoricó, NetGeo+Eu), nossas crianças são induzidas a ver e ouvir apresentações musicais que prejudicam a formação intelectual e moral delas. Os pais precisam ficar mais atentos, sabendo criar os filhos de acordo com a idade.

 

02 – LEILÃO – O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região, José Barbosa Filho, designou o juiz do Trabalho Substituto, Hamilton Vieira Sobrinho, para coordenar os leilões das Varas do Trabalho de Mossoró. Hamilton Vieira, natural de Mossoró, atua como juiz auxiliar na 2ª Vara do Trabalho de Mossoró.

 

03 – DESPESAS PÚBLICAS – Neste período de crise econômica e imprevisibilidade quanto ao futuro, é imprudência criar novas despesas. A sensatez sugere exatamente o contrário: contenção de gastos. A necessidade de reduzir despesas é tão grande que há casos onde o prefeito assumiu o cargo num dia e no outro acabou com quase todas as secretarias, deixando em funcionamento apenas uma delas. A crise é séria. Pelo menos por enquanto a torneira tem de ser totalmente fechada.

 

04 – PESSOAL – Apesar da intenção do Legislativo e do Judiciário de valorizar os partidos, sobrepondo-o aos seus componentes, o que se vê é que a imprensa ainda não atentou para esta mudança. Diariamente os jornais trazem manchetes dizendo que fulano ou sicrano será candidato a deputado, senador etc. Quase ninguém analisa a postulação sob a ótica partidária. Falam como se as candidaturas independessem do aval dos partidos políticos.

 

05 – MUDANÇA – O comentarista Sérgio Noronha trocou a Globo pela Band. A negociação faz parte do projeto da Band de investir no seu setor esportivo, já visando a Copa do Mundo de 2014, da qual conseguiu os direitos de transmissão.

 

06 – POR TABELA – Desde dezembro uma turma de meliantes vinha praticando assaltos, furtos e seqüestros na vizinha cidade de Tibau. As vítimas ficavam ao deus-dará, vez que a polícia alegava falta de estrutura para descobrir os autores do crime. Tudo mudou na semana passada, quando a vítima foi um promotor de Justiça. A polícia, numa velocidade de causar inveja a papa-léguas, já identificou os meliantes e já diligencia para prendê-los e recuperar ao menos parte do que foi roubado das várias vítimas.  

 

07 – NÓ – De regra, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é comandado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, uma regra na lei que criou o CNJ diz que seus comandantes não podem ter mais de 66 anos. Ai surge o nó. No próximo ano o presidente do STF deverá ser o ministro Cezar Peluzo, que já tem 67 anos. E agora?

 

08 – AUDIÊNCIA ELEITORAL – Na última quarta-feira ocorreu audiência em Ação de Investigação Judicial Eleitoral, começando às 9h e encerrando por volta das 18h, com intervalo de uma hora para almoço. A audiência teve momentos de tensão e foi muito cansativa, sobretudo para as testemunhas e para os operadores do Direito. Foram ouvidas sete testemunhas da parte autora (grupo do PSB) e três da parte demandada (grupo do PMDB), havendo dispensa das demais testemunhas. Durante os depoimentos algumas testemunhas foram contraditadas pela parte adversa, o que ensejou a oitiva de outras testemunhas, não arroladas previamente, para provar a suspeição alegada. (contraditar é alegar que a testemunha é suspeita, interessada etc).

Encerrada a audiência, a juíza eleitoral Welma Menezes abriu prazo de seis dias para que as partes e o Ministério Público Eleitoral requeiram diligências. Nesta fase pode ocorrer demora, vez que os interessados têm a faculdade de requerer diligências que retardem o andamento do processo, como perícias, laudos etc. 

Após esta fase, haverá prazo para alegações finais pelas partes e Ministério Público Eleitoral. Feitas as alegações finais, o processo é entregue à juíza para a prolação da sentença.

Na quinta-feira foi realizada uma outra audiência, desta feita numa Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), mas esta tramita em segredo de Justiça, razão pela qual a Justiça Eleitoral não pode passar qualquer informação.

 

09 – CONTADOR DE HOMICÍDIOS – Edson dos Santos, de apenas 13 anos, foi a 13ª pessoa a ser assassinada em Mossoró neste ano. O crime ocorreu nas proximidades do Ellus Motal. A vítima era viciada em crack.

 

10 – PAPANGU – O caricaturista Túlio Ratto será um dos entrevistados da próxima edição do programa Pedagogia da Gestão (sábado, às 19h, na TCM). Tratará sobretudo das comemorações acerca dos cinco anos de sua revista, a Papangu. A entrevista faz parte da “turnê” que ele anda fazendo pela imprensa local, onde vem sendo convidado para fazer um histórico destas 60 edições da única revista de humor e cultura da região.

 

Ouvindo FADA, com VICTOR & LÉO, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *