Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Nosso cérebro tem três áreas responsáveis pelo pensamento. O córtex reptiliano e o sistema límbico são responsáveis pelos pensamentos primitivos, os quais têm a ver com sobrevivência (alimentação, medo, defesa etc.); já o neocórtex é mais sofisticado, ele é o responsável pelo pensamento racional.

Os políticos, especialmente os populistas, exploram as áreas primitivas do cérebro, transformando o medo e a fome, por exemplo, em votos. A expressão “eleitor consciente” não foi criada à toa. Ela busca justamente alertar o eleitor para ele não cair nessa “pegadinha”.

O eleitor consciente usa o neocórtex para escolher seu candidato. Analisa pormenorizadamente seu passado, suas ideias e se suas propostas são críveis.

Os votos nulos ou em branco também devem ser atribuídos ao córtex reptiliano. São votos movidos por um sentimento primitivo. O eleitor consciente escolhe um candidato, pois simplesmente sabe que um será eleito, e então ele quer participar dessa escolha, contribuir racionalmente com a democracia.

Não deixe que a área cerebral do pensamento primitivo determine sua escolha. Coloque seu neocórtex para funcionar e então escolha seu candidato com base numa análise racional.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *