Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

CAVALGADA – No último domingo, dia 29 de julho, ocorreu a 5ª edição da Cavalgada do Agricultor e do Vaqueiro Nordestino no município de Governador Dix-sept Rosado. Trata-se de uma iniciativa particular do prefeito do município, Antonio Bolota, um amante de cavalgada. O evento deste ano foi o mais prestigiado, com aproximadamente mil vaqueiros e amazonas, além da participação de lideranças políticas, algumas delas pré-candidatas nas eleições que se avizinham. A cavalgada saiu do sítio Bonito, após café da manhã, e seguiu até o Largo de Eventos, no Centro da cidade.

LIXO – Quem não gostou nadinha do evento foi o meio-ambiente. A foto acima não foi tirada logo após a saída dos cavaleiros e amazonas, mas ontem (02), quatro dias após o evento. Caso a sujeira não seja recolhida, parte dela deverá chegar até o rio Mossoró, que fica a poucos metros do local.

Chegando ou não ao rio é lamentável, nestes tempos de consciência ambiental, depararmos com imagens como estas. Ora, os ecologistas condenam que joguem um único item na natureza, imagine uma cena dessas. É de matar de um infarto qualquer integrante do Greenpeace.

Faço assim um apelo ao prefeito Antonio Bolota (PHS): proceda o recolhimento do lixo. Ainda dá tempo. O meio-ambiente agradece.

*

VIOLÊNCIA – 135 mulheres são estupradas por dia no Brasil. 65% dos casos acontecem em casa.

*

GATO ESCALDADO – Muitos presidenciáveis estão tendo dificuldades para escolher o vice. Realmente, depois de Temer, todo cuidado é pouco. Vale destacar, todavia, que o esposo de Marcela não foi o primeiro vice “traíra”. Na verdade, nossa história está cheia deles. Já no início da República tivemos um. Agora, um pouco de história para vocês.

Já o primeiro presidente civil, Prudente de Morais, teve um dos vices mais traíras da história. Em 1897, no primeiro e único afastamento do presidente, para tratamento de saúde, o vice Manuel Victorino mudou ministros e transferiu a sede do governo para o Palácio do Catete. Mas isso foi fichinha perto do que ele viria a fazer meses depois.

Em 05 de novembro daquele ano, numa cerimônia no Arsenal da Guerra, onde o presidente recebia os vitoriosos da Guerra de Canudos, o soldado Marcelino Bispo, que fazia a sua guarda, partiu para cima do chefe da Nação com uma faca (ou espada), com intenção de matá-lo. O ministro da Guerra, Carlos Bittencourt, pôs-se a frente do presidente e sofreu três cutiladas, indo a óbito. Na época, todos sabiam que o mandante do crime havia sido Manuel Victorino, mas o presidente preferiu que as investigações não avançassem.

Apesar de Manuel Victorino, Prudente de Morais conseguiu concluir seu mandato, ao contrário de Dilma Rousseff.

*

FALANDO NISSO – O PT realizará amanhã a sua convenção. Como já é esperado, o partido lançará o nome do ex-presidente Lula da Silva como candidato à presidência. Não se fala muito no nome para vice, mas setores da grande imprensa apontam que o espaço será ocupado por Manuela D’Ávila (PC do B), deputada estadual no Rio Grande do Sul. Apesar de Manuela ter se lançado como pré-candidata a presidente, há uma grande possibilidade de ela retirar a candidatura em prol da união dos partidos de esquerda. Vamos aguardar.

*

LULA LIVRE? – Antes do dia 15 deste mês o pleno do STF deverá julgar recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Lula onde é requerida a suspensão dos efeitos da sentença condenatória, vez que não houve trânsito em julgado. Se o pedido for acatado, o ex-presidente será solto. Um forte esquema de segurança já está sendo montado pelo STF.

Esse pedido é aquele que seria julgado pela 2ª Turma, mas que o relator Edson Fachin remeteu para o Pleno.

*

ARISCO – Em entrevista ao Jornal da Tarde, na Rádio Rural, o presidente municipal do PDT, ex-vereador Tomaz Neto, disse que não apoiará Carlos Eduardo, candidato do partido ao governo do Estado. Além disso, informou que trabalhará contra a candidatura, inclusive percorrendo o estado, algo que nunca fez antes em campanhas eleitorais.

A ira de Tomaz Neto se deve ao fato de ele não ter sido ouvido quando das conversas para formação das alianças. O ex-vereador não gostou nada do “chapão” formado, reunindo as oligarquias do estado. “É a chapa mais danosa para o estado”, disse.

Tal posicionamento, vindo do presidente do PDT no segundo município do estado, ganha um peso relevante. Ora, se até ele vai trabalhar contra…

*

UFA! – Ontem, este blog alertou acerca da possibilidade de os médicos suspenderem os serviços nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) a partir de hoje. A Paralisação não mais acontecerá. A prefeitura prometeu pagar 50% da dívida imediatamente e dividir o restante em cinco parcelas.

*

ESCORREGO – Desde o ano passado a prefeitura promete reabrir o Parque da Criança, espaço integrante do Corredor Cultural. Matérias do ano passado informavam que R$ 820 mil seriam investidos na reforma do equipamento, além da compra de novos brinquedos. A reabertura era prometida para abril. Ate agora, nada.

Não sei o que aconteceu, até porque não há nenhuma informação atualizada acerca da reforma, mas torço que o impasse, seja ele qual for, seja resolvido. Mossoró é uma cidade carente de espaços públicos para famílias, especialmente crianças. O parque era uma das poucas opções disponíveis.

*

VAI PIORAR – Há alguns meses cresceu a polêmica envolvendo as notícias falsas (fake news), isso porque o Facebook excluiu várias páginas e perfis ligados ao Movimento Brasil Livre (MBL), grupo especializado em difundir notícias falsas nas redes sociais.

Não há nada ruim, entretanto, que não possa piorar.

Já surgiu nos Estados Unidos e alguns países da Europa as deepfakes, que são vídeos falsos feitos a partir de alguns programas de computador. Vou explicar citando um exemplo. Dia desses “viralizou” um vídeo do ex-presidente dos EUA, Barack Obama, enumerando os perigos de usar a internet. Quatro milhões de pessoas assistiram ao vídeo no YouTube, e quase ninguém percebeu que se tratava de uma deepfake. Barack Obama nunca fez aquele vídeo, mas sim um programa de computador. A “novidade” ainda não chegou ao Brasil, mas um dia isso irá acontecer.

As redes sociais caminham para a total falta de credibilidade.

 Para ver o vídeo falso de Barack Obama clique aqui.

*

RODA GIGANTE DA SAÚDE – No vai-e-vem do que faz bem e faz mal, o alvo da vez é a meditação. Sempre li e ouvi que a prática era excelente para eliminar o estresse, relaxar, autoconhecimento etc. Pois bem, um estudo da Universidade Brown (EUA), uma das melhores do mundo, concluiu que a meditação pode causar medo ou paranoia, alterações no sono, alucinações e resgate de memórias traumáticas.

*

PAGAR O PATO – Caso você tenha conhecimento de alguém que esteja furtando energia, o famoso “gato”, entre imediatamente em contato com a Cosern através do número de telefone 116. A denúncia é anônima. A razão para você denunciar é simples: a Cosern não tem nenhum prejuízo com esses furtos de energia. Ao final, o valor da energia furtada é rateado entre todos os consumidores. A empresa sabe a quantidade que joga na rede, e então cobra por ela. Se houver diferença, esta será paga pelos demais consumidores. Você que pagará o pato pelo gato do vizinho.

*

ABELHAS – O número de enxames de abelhas cresceu enormemente este ano, isso em razão do aumento do número de chuvas. Caso se depare com algum desses enxames nem pense em removê-lo por conta própria. Acione o Corpo de Bombeiros, através do 193, para que eles façam este serviço.

É bom frisar que as abelhas são essenciais para a vida na terra. De cada 10 produtos do campo que chegam a nossa mesa, sete só existem porque foram polinizados por abelhas.

*

O VELHO NA POLÍTICA – E a política potiguar, hein? A mesma prática de sempre. Aquele grito de mudança não foi ouvido pelos políticos potiguares, que estão formando chapas cheias de dinossauros e seus filhotes. Novamente, a galera só pensa no próprio umbigo.

Eu fico besta quando vejo que esse povo ainda tem voto e que muitos serão reeleitos. Ora, se pouco fizeram pelo povo potiguar nos trocentos anos em que estão no poder, por que farão muito agora? Acreditar nesse discurso demonstra, no mínimo, uma inocência infantil.

O Rio Grande do Norte é um estado esquecido do resto do país, assim como Amapá, Sergipe etc., e isso se deve às oligarquias que estão no poder há décadas, que nada ou pouco fizeram para que o país crescesse economicamente. Nosso potencial de recursos naturais é enorme, falta apenas políticos que se comprometam em explorá-los a fim de o estado crescer. Com esses que estão aí, tal nunca acontecerá.

*

ELEITORADO – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou essa semana o eleitorado atualizado em todo o Brasil. Mossoró (RN) passou de 160.057 eleitores, em 2014, para 174.189, em 2018. A continuar esta média de crescimento, deveremos ultrapassar os 200 mil eleitores em 2026. Assim, teríamos possibilidade de segundo turno nas eleições municipais apenas a partir de 2028.

No âmbito estadual, são 2.373.619 eleitores espalhados em 167 municípios.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *