Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

5

 

INTERESSES PRÓPRIOS – A política sonhada por Montesquieu nunca existiu. Nossos representantes, em sua quase totalidade, nãos defendem o interesse do povo. Focam apenas o próprio umbigo e o futuro político, seu e de sua família. Muitas alianças são feitas e desfeitas por causa de conjecturas políticas, mostrando que a preocupação de muitos passa longe dos anseios populares. Temos uma arma letal contra isso: o voto, mas infelizmente não sabemos usá-lo, preferimos votar nas mesmas figurinhas que desde épocas mesozóicas sugam os recursos públicos.

 

SEM OPÇÕES – As rádios locais possuem um estilo brega-popular. A seleção musical se resume ao forró, sertanejo e axé. Quem gosta de rock e estilos afins fica sem opção, tendo que se valer da internet para ficar em dia com os lançamentos nacionais e internacionais.

 

EDUCAÇÃO – As escolas públicas deveriam ser muito bem aparelhadas, mas não é isso que se vê quando as visitamos: paredes caindo, teto ameaçando desabar, portas sem fechaduras, cozinhas e almoxarifados sucateados. É a triste realidade do ensino brasileiro, onde 25% das escolas públicas não possuem biblioteca, 90% não dispõem de laboratórios de informática, 20% não tem energia e 10% nem ao menos possuem esgotos.

 

COLUNISMO SOCIAL – Em Mato Grosso, uma lei estadual decretou o dia 03 de julho como Dia dos Colunistas Sociais. O dia escolhido é a data de aniversário do colunista social mais conhecido daquele estado, um tal de Jejé. Tio Colorau indaga: o autor da lei num tem nada melhor para fazer não? É um absurdo reservar um dia para uma classe totalmente dispensável como é a dos colunistas sociais, a não ser que o governador seja fútil como fútil são os colunistas sociais, de lá e de cá. Claro que há exceções, nem todos os 75 colunistas sociais de Mossoró são fúteis.

 

DEFENSORIA PÚBLICA – Já está em pleno funcionamento a Defensoria Pública de Mossoró. O órgão serve para atender aquelas pessoas que ganham até dois salários-mínimos e que afirmem não ter condições de contratar um advogado. Por enquanto, a defensoria está atuando apenas nas áreas criminal e de família. O órgão funciona em prédio vizinho ao IPERN, também próximo ao INSS.

 

CURA – A vontade de viver do vice-presidente José Alencar, 77 anos, tem lhe ajudado a vencer a batalha contra o câncer há 12 anos.

 

COBRANÇAS – Muitas pessoas (e isso é bom) estão me dando “carão” pelo reduzido número de posts nos últimos dias. A explicação é simples. Como minha filha de 3 anos e meio está em férias escolares, meu tempo fica ainda mais reduzido. A situação perdurará por todo o mês de julho. Obrigado pelas cobranças.

 

Compartilhe

5 respostas

  1. Blogueiro potiguar critica Lei que criou Dia dos Colunistas em MT

    O blogueiro potiguar Erasmo Firmino, teceu críticas severas à lei que deu por criado o Dia do Colunista Social de Mato Grosso.

    Leia o que ele escreve no blog do Tio Coloral:

    “Em Mato Grosso, uma lei estadual decretou o dia 03 de julho como Dia dos Colunistas Sociais. O dia escolhido é a data de aniversário do colunista social mais conhecido daquele estado, um tal de Jejé. Tio Colorau indaga: o autor da lei num tem nada melhor para fazer não? É um absurdo reservar um dia para uma classe totalmente dispensável como é a dos colunistas sociais, a não ser que o governador seja fútil como fútil são os colunistas sociais, de lá e de cá. Claro que há exceções, nem todos os 75 colunistas sociais de Mossoró são fúteis.”

    NOTA DO BLOG: Colega blogueiro você tem razão. Tem coisas muito mais importantes para se fazer em nosso Estado. Pena que autoridades políticas não as vejam.

  2. O livro de Maquiavel se chama O Príncipe. O Pequeno Príncipe é da autoria de Saint Exupéry.
    Com relação á rádios, a Universitária FM (103,3) foge desse trivial.

  3. Com certeza a UFM 103,3 não se encaixa nesse perfil de rádios. A proposta, inclusive, é ser realmente diferente. E em breve, estaremos também on line.

  4. para colunista social, é o tudooooo.. tanto faz O Príncipe, como Pequeno principe…eles so entendem de principe oligoide filhino de papai que toma cana e usa grifes… as que eles cohecem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *