Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

40% – Vou começar essa 40ª Racionalidades com uma dica. Caso seu(s) veículo (s) tenha (m) multas não geradas, ou seja, que ainda não estejam na lista de débitos, você pode pagá-las com 40% de desconto. Para tanto, basta baixar no seu celular o aplicativo SNE, que pertence ao Denatran. Será necessário fazer um cadastro. Assim, esteja de posse de sua CNH e do (s) documento (s) do (s) veículo (s). Não é muito fácil, mas você consegue.

20% – Caso não consiga pagar todas pelo aplicativo, você pode se dirigir ao órgão municipal para pagar as multas não geradas com desconto de 20%, mas neste caso só vale para as multas aplicadas pelos agentes municipais de trânsito. O órgão local é a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (ufa!), que funciona na Avenida Felipe Camarão, ao lado da Igreja São João.

*

COMENTÁRIO PADRÃO – E como estamos falando sobre veículos, já atentaram para a conversa padrão quando alguém aparece com carro novo? A pessoa olha e sapeca: “- Comprou por quanto?”. Quando o preço é avisado ela tasca que na semana passada (sempre é na semana passada) Fulano comprou um igualzinho por tanto, um preço bem menor; ou então diz que pelo mesmo valor Beltrano comprou tal carro, que é bem melhor.

Raramente alguém diz que o comprador fez um bom negócio. Como diria Supla: “Esses humanos…”.

*

POLÍTICO EM VELÓRIO – Por serem pessoas públicas, muitas vezes tendo ligações com os familiares do falecido, políticos são figuras corriqueiras em velórios. Até aí nada demais. Afinal, trata-se de ato de fé e solidariedade cristã, como dizem os radialistas há trocentos anos.

O que deve ser criticado é o fato de alguns se aproveitarem das exéquias para fazerem discursos como se estivessem num palanque, inclusive com muitos gestos e forte entoação.

É constrangedor, especialmente num velório repleto de pessoas esclarecidas.

*

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

HOMICÍDIO – Na semana passada foi assassinado, em Governador Dix-sept Rosado, o jardineiro (era assim que ele se apresentava) Carlos Cleide de Oliveira Silva, vulgo Lagartixa (foto), bastante conhecido da população local. Ele respondia a mais de uma dezena de processos, mas nenhum por um crime grave. Fazia pequenos furtos e cometia atos de vandalismo. Pra mim, um exemplo de pessoa que poderia ter tido outro rumo na vida, caso tivesse recebido apoio do poder público na adolescência.

*

LIVRO – De tanto ver elogios, comecei ontem a ler o best-seller Como as Democracias Morrem, de S. Levitsky e D. Ziblatt. Não avancei muito, mas já pude notar que o livro é essencial para entendermos o atual colapso democrático em alguns países do mundo, especialmente a partir da ascensão de Donald Trump ao poder.

Atualmente, as democracias não terminam através de golpe militar (Brasil, 1964) ou bombardeios ao palácio do governo (Chile, 1973).

Hoje, as democracias acabam por opção da própria população, através do voto. O livro tenta explicar o fenômeno.

Sem dúvida ele servirá para eu alicerçar notas futuras.

*

SENTIMENTOS – O blog se solidariza com os amigos Assis Neto e Gutemberg Dias, os quais perderam suas mães na última semana. A dor é grande, mas com o tempo ela se transforma em saudade, que nada mais é do que sentir a ausência sem sentir dor. Por ora, força, amigos.

*

GUITARRA DISTORCIDA – Segundo matéria publicada no site El País Brasil, o Black Sabbath, montado em 1970, é considerado o primeiro grupo de heavy metal do mundo. Curiosamente, contudo, a primeira música considerada como heavy metal data de dois anos antes, 1968. É a canção Summertime Blues, da banda Blue Cheer. Apesar de não ser conhecida do grande público, a banda Blue Cheer incentivou muitos artistas mundo afora, entre estes Kurt Cobain, do Nirvana, que se dizia fã da banda, de onde tirava inspiração.

Para ver o clipe original, de 1968, do primeiro heavy metal da história, clique aqui.

*

ANOMALIAS – Um grupo da Fiocruz que investiga as consequências do uso abusivo de agrotóxicos no corpo humano identificou uma situação preocupante numa comunidade rural localizada no interior do Ceará. Os pesquisadores encontraram meninas de seis meses com brotos mamários e pelos pubianos.

O preocupante relato foi publicado numa edição recente da revista Saúde, a qual não especificou o nome da comunidade nem a cidade a qual pertence.

Por ano, cada brasileiro consome em torno de sete litros de agrotóxicos, quantidade considerada alarmante, especialmente por acarretar situações como a relatada acima.

Vale destacar ainda que muitos defensivos agrícolas de uso permitido no país são proibidos na Europa e Estados Unidos.

Para piorar, ainda há um projeto de lei em andamento que afrouxa ainda mais as regras para comercialização destes venenos.

*

EXPULSO ANTES DE ENTRAR – O bacharel em Direito Vinícius Serra (27), que passou quatro horas espancando a empresária Elaine Caparróz (55), fato ocorrido no Rio de Janeiro, mas que todo o Brasil tomou conhecimento, poderá não receber a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele havia sido aprovado no exame quatro dias antes do ato de extrema covardia.

Em nota, a OAB/RJ informou que as providências já estão sendo tomadas para evitar que o agressor passe a compor os quadros da autarquia.

*

ACORDO INICIAL – A Vale pagará um salário mínimo por mês, durante um ano, para as vítimas do rompimento da barragem da empresa em Brumadinho (MG). O acordo foi feito na a 6ª vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias de BH. Como diz o título da nota, não se trata de acordo definitivo. Muita lama ainda vai rolar.

*

GREVE NA VEIA – O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte estava convocando seus servidores para uma campanha de doação de sangue que seria realizada no dia 28 de fevereiro, na sede do órgão, em Natal. A ação, entretanto, foi adiada, sem data definida. Motivo: greve dos servidores da Saúde.

*

ALÍQUOTA – O governo federal deu 180 dias para que estados e municípios passem a cobrar uma alíquota mínima de 14% dos servidores públicos a título de contribuição previdenciária. Atualmente, no Rio Grande do Norte, esta alíquota é de 11%.

No início do ano passado o então governador Robinson Faria (PSD) enviou projeto de lei para a Assembleia Legislativa neste sentido, mas o projeto não chegou a ser votado. Não se sabe se a governador Fátima Bezerra (PT) aproveitará o projeto anterior ou se enviará um novo.

Há ainda a possibilidade de a governadora nem mesmo enviar um projeto. O presidente do IPERN, Nereu Linhares, em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, se mostrou meio reticente em majorar a alíquota. Para ele, há outras soluções para equilibrar as contas.

Ele esclareceu ainda que o governo federal exigiu o aumento da alíquota sem prometer nada em troca. Assim complica.

*

RICARDO CHAVES – Teremos amanhã o pré-carnaval do Candidu’s, com animação de Nanaê, Kacau Monteiro, DJ Flávio Adour e o baiano Ricardo Chaves como atração principal, o maior animador de trio elétrico da Bahia. A folia começará às 15h. Vendas de ingressos no Xefis Empório.

As festas do Candidu’s sempre são excelentes, sobretudo pelo público seleto, além da tradicional cerveja extremamente gelada do início ao fim. Imperdível. Vale muito à pena.

*

DO TAMANHO POSSÍVEL – Ontem, o blog conversou com uma integrante da administração municipal de Governador Dix-sept Rosado. Falamos sobre o carnaval. Ela relatou que a prefeitura não tem receita para promover um grande evento, destes com bandas de apelo nacional e grandes trios elétricos, mas que promoverá um carnaval, do tamanho possível, para atender aos anseios dos foliões locais.

Ato contínuo ele me mostrou a programação, que reúne muitos músicos locais e algumas atrações de Mossoró. Diariamente haverá arrastão com encerramento no Largo de Eventos.

Concordo com os que fazem a prefeitura e, além do mais, há atrações muito boas, que animam mesmo a galera, como João Neto Pegadão, Renata Falcão, Bakulejo e Forró Danado.

Estou escolhendo um dia para ir.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *