Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

LUCIANO HUCK 2022 – É bem provável que nas próximas eleições presidenciais o nome do apresentador Luciano Huck esteja na lista de concorrentes. Ele ensaiou sair candidato nas últimas eleições, mas desistiu quando a TV Globo, onde trabalha, exigiu que ele decidisse se iria à disputa ou não. Em caso positivo, Huck e a esposa, a apresentadora Angélica, teriam que deixar a emissora. Huck preferiu o “pássaro na mão”.

O apresentador vem dando sinais, contudo, de que encarará a disputa presidencial em 2022. Vem confabulando com expoentes da política e se reunindo com líderes regionais nas constantes viagens que faz pelo país em função de seu programa. Junta o útil ao agradável.

Entre os simpatizantes de sua candidatura estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o prefeito de Salvador, ACM Neto (PSDB); o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga; e o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung.

Como o governador de São Paulo, João Dória Jr., poderá ser o nome do PSDB para a disputa, Huck deverá concorrer por outro partido. Já recebeu convite de Roberto Freire para se filiar ao Cidadania, antigo PPS.

Huck une o discurso de livre mercado da direita com o discurso de combate à pobreza da esquerda. Seria um nome para pacificar o país.

Num evento recente, para jovens, Huck disse que o atual governo seria “o último capítulo do que não deu certo”. Instado a falar sobre o assunto, o presidente Bolsonaro associou o apresentador ao PT. Aliás, essa é a única coisa que o presidente sabe fazer.

Só para relembrar, o apresentador apoiou abertamente Aécio Neves (PSDB) na campanha presidencial de 2014. Seu trânsito sempre foi entre empresários e a elite financeira. Ele nunca teve nenhuma ligação com o PT, nenhuma.

Ainda é cedo, mas não descarto a possibilidade de o dono do bordão “loucura, loucura, loucura” assumir os comandos do país a partir de 01º de janeiro de 2023.

*

ANGÉLICA – Em entrevista concedida à revista Marie Claire no início do mês, a apresentadora disse que nunca concordou com o ingresso do marido na política, mas que poderá chegar uma hora em que não será mais possível ter o controle da situação, que pode haver uma espécie de chamado.

*

EMPRÉSTIMO – Foi aprovado pela Câmara Municipal o projeto de lei nº 1214/2019, que fora enviado em caráter de urgência pela prefeitura municipal. O texto autoriza o executivo a contratar até R$ 150 milhões em empréstimos junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

O dinheiro, segundo o projeto aprovado, é pra ser utilizado em obras de infraestrutura (pavimentação e saneamento) e na construção de prédios públicos.

Os vereadores da oposição queriam uma audiência pública para discutir melhor o assunto, mas a situação, sempre subserviente ao Palácio da Resistência, agiu feito um trator, como sempre faz, passando por cima de qualquer pretensão da ala oposicionista.

Para completar, o projeto foi aprovado numa sessão realizada no Alto do Sumaré, não transmitida pela TV Câmara, tudo para que a população não tomasse conhecimento da falta de transparência do projeto.

É bom destacar que não vi nenhum vereador da oposição se manifestar contra o empréstimo. A queixa é da falta de transparência. O projeto é muito abstrato.

Mesmo não havendo qualquer transparência, ele passou fácil, 14 a 5. Com destaque para o voto favorável do vereador “neutro” João Gentil (REDE) e abstenção do oposicionista Alex do Frango (PV).

*

FICRO – A 31ª edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO) começou na última quarta-feira (23) e segue até amanhã (26). Iniciada em 1987, a feira atraía um sem-número de visitantes nas primeiras edições, mas ultimamente não vem despertando mais tanto interesse, talvez pelas várias opções de lazer e eventos que surgiram em Mossoró nos últimos anos.

De todo modo, vale à pena dar um pulinho lá e circular pelos estandes. Neste ano o evento ocorre na Estação das Artes Elizeu Ventania.

*

ELEIÇÕES 2020 – Sobre a união da oposição em Mossoró nas próximas eleições, não acredito que Allyson Bezerra (Solidariedade) e Isolda Dantas (PT) possam apoiar um ao outro caso um deles encabece uma chapa. Deputado não apoia deputado. Eles disputam o mesmo nicho eleitoral. Apoiar um adversário é um tiro no pé.

Só vejo possibilidade de os dois estarem no “mesmo barco” se nenhum deles for candidato.

*

BERNARDO X SOUZA – Não é segredo que há muitos anos existe uma disputa renhida entre os deputados estaduais Bernardo Amorim (Avante) e Souza (PHS) em relação a apoios nos municípios da região.

Nesse jogo, o Dr. Bernardo conseguiu uma vitória no início da semana, trouxe pro seu lado o prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Antonio Bolota (PHS), até então aliado de Souza.

O encontro que selou a aliança ocorreu em Almino Afonso, na segunda-feira. Resta agora a formalização.

Vale lembrar que o Dr. Bernardo Amorim foi o deputado estadual mais votado em Governador Dix-sept Rosado no último pleito.

 *

CONCURSO – O Sindicato dos Oficiais de Justiça do RN (SINDOJUS/RN) protocolou um Procedimento de Controle Administrativo no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em desfavor do Tribunal de Justiça do RN (TJRN). O sindicato pede a imediata realização de concurso público para o cargo, vez que o último foi realizado há 18 anos. Pede ainda que cesse a prática de nomear Oficiais de Justiça ad hoc.

A conselheira Maria Cristiana Simões Amorim determinou que o TJRN se manifeste em 10 dias acerca do aduzido.

*

ORGULHO – Na última quarta-feira (23) o jornalista William Robson, de Mossoró, defendeu sua tese de doutorado junto a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo sido aprovada. Assim, ele se tornou o primeiro jornalista nordestino, oriundo de uma universidade pública, a receber o título de doutor.

O tema de seu trabalho foi “Hiperinfografia: Uma proposta para o infográfico de quarta geração”.

*

ORGULHO 2 – Acompanho o trabalho de William Robson há muitos anos. Na adolescência eu sempre buscava sua coluna no jornal Gazeta do Oeste, um espaço que trazia informações sobre música, cinema, livros etc., o que chamava minha atenção.

Os anos se passaram e atualmente eu me encontro com ele rotineiramente, e sempre que posso lembro que sua coluna, assim como a Rapadura News, de Emerson Linhares, despertaram muito meu hábito de ler.

*

AQUELE CLIMA – O município serrano de Portalegre (RN) sediará o 3º Caju Agro Fest, evento que reúne (01) feira de negócios, (02) turismo e cultura e (03) festival gastronômico. Será nos dias 15, 16 e 17 de novembro, com festas públicas animadas por Dorgival Dantas, Banda Magníficos, Banda Feras e Bruno Martins.

 *

CEMITÉRIO – Mossoró já conta com um cemitério privado, trata-se do Memorial Vale das Flores. Os planos custam a partir de R$ 34,90 mensais. Informações e vendas pelo telefone 3317-0529.

*

UM HÁBITO PERDIDO NO TEMPO – Sou da época em que as pessoas faziam o sinal da cruz e/ou tiravam o chapéu ao passarem em frente a uma igreja católica.

*

PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA – O STF suspendeu ontem a sessão que julga a possibilidade de o réu ser preso já após a condenação em segunda instância. Desde 2016 o STF entende que a prisão é cabível já após a condenação em segunda instância, mas o julgamento que foi suspenso poderá alterar o entendimento da Corte.

Até agora o placar está 4 x 3 pela manutenção do entendimento atual, mas, a se basear por decisões pretéritas dos ministros que ainda faltam votar, o placar final deverá ser 6 x 5 contra a prisão, mudando assim o entendimento atual e, por conseguinte, impedindo a prisão em segunda instância.

Fala-se na imprensa que o ministro Dias Toffoli poderá apresentar uma solução intermediária, qual seja, a prisão só ocorreria após condenação pelo STJ, que seria uma espécie de terceira instância (tecnicamente não é).

Caso ele apresente essa tese e ela seja acatada pela maioria da Corte, o ex-presidente Lula da Silva, que já tem condenação no STJ, não seria beneficiado pelo novo entendimento.

Vamos aguardar, o julgamento deverá ser retomado no dia 06 ou 07 de novembro.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

Uma resposta

  1. Amigo sobre o empréstimo que parte dos vereadores aprovaram, dando essa montanha de dinheiro a prefeita Rosalba faltando um ano para as eleições. A rapidez que foi aprovado chamou atenção, é não houver qualquer debate com os vereadores e a população sobre algum planejamento e em quer verdadeiramente esses recursos serão aplicados, acompanhei no Blogdobarreto uma relação de pelo menos a construção de cinco UBS e outras obras (Mais cinco totalizando dez) que serão utilizados nessas obras com esses recursos, mas amigo são 150 milhões e todo o orçamento da prefeitura do ano que vem junto, tio colorau amigo simplesmente é uma montanha de dinheiro. Repito em ano de eleições, a prefeita Rosalba vai pintar e bordar juntamente com seus subordinados e fieis vereadores (a) Portanto, sai com uma longa e assustadora vantagem sobre seus concorrentes. Só espero que o povo e algumas autoridades fiquem de olho e fiscalizem o que a prefeita vai fazer verdadeiramente com essa montanha de dinheiro. Um grande abraço amigo e um ótimo fim de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *