Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

VAI FAZER FALTA – No último domingo, após alguns dias internado, foi a óbito o suplente de vereador Genildo da Barrinha, que estava filiado ao MDB. Além da saudade que deixará em familiares e amigos, sua ausência também será sentida na nominata do partido nas próximas eleições.

Nas eleições de 2016, Genildo da Barrinha, então no PMB, teve 1.326 votos, uma quantidade bem expressiva, inclusive maior do que a de Didi de Arnor (PRB), eleito vereador com 1.021 votos.

O MDB estava contando muito com esses votos nas próximas eleições. Um motivo a mais para eles lamentarem sua prematura e inesperada morte.

*

VENCIMENTOS INTEGRAIS – Na última sexta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou um projeto de lei que proíbe a redução dos vencimentos dos servidores públicos estaduais da ativa, aposentados e pensionistas em razão da pandemia causada pelo coronavírus Sars-CoV-2.

Diferentemente do que alguém possa cogitar, a iniciativa não foi para bater de frente com o governador Camilo Santana (PT), muito pelo contrário, a decisão pela irredutibilidade dos vencimentos partiu dele mesmo. A lei foi apenas para formalizá-la.

*

ELEIÇÕES 2020 – Os eleitores já podem requerer alistamento, transferência de domicílio eleitoral ou regularização do título de eleitor pela internet. O serviço está funcionando desde o último dia 22 de abril no site www.tre-rn.jus.br.

Na página há um tutorial explicando o passo-a-passo e os documentos necessários, os quais deverão ser digitalizados ou fotografados.

Os requerimentos podem ser feitos até o dia 06 de maio.

*

QUEDA NA ARRECADAÇÃO – O governo federal arrecadou R$ 109,7 bilhões em receitas no mês de março, uma queda de 3,32% em relação ao mesmo período do ano passado. É o menor valor para o mês desde 2010.

*

SORORIDADE – De uns tempos para cá as redes sociais foram invadidas pela palavra sororidade, até então desconhecida da população em geral, inclusive sendo a pivô de uma querela na atual edição do Big Brother Brasil. De forma simples, sororidade significa união das mulheres, uma tendência para se contrapor à visão costumeira de que elas vivem em disputa.

Algumas feministas passaram e defender que as mulheres deveriam se unir, e não viver numa eterna disputa de quem se veste melhor, quem tem o melhor cabelo, o melhor companheiro etc.

O conceito de sororidade prega que as mulheres evitem críticas umas às outras; que valorizem conquistas alheias; que exponham seus problemas, para assim criarem uma rede de ajuda e solidariedade; que orientem as mais novas, etc.

Uma das dicas é o conceito de Vamos Juntas, idealizado pela escritora Babi Souza, que sugere às mulheres que se unam quando estiverem sozinhas e indo na mesma direção, o que as tornariam mais protegidas, além de fortalecer a união entre elas.

*

O SENADO É O CÉU – Costumeiramente alguém aponta a grande lista de privilégios e benefícios que possuem nossos congressistas, o que realmente é verdade. O que pouca gente diz, todavia, é que quase a totalidade das vantagens foi criada durante o regime militar.

A lógica é simples: no período, os militares impuseram muitas restrições ao trabalho do Legislativo. Assim, para tornar a atividade parlamentar atrativa eles criaram várias vantagens.

Mal podiam emitir suas opiniões, mas passaram a ter gabinetes individuais, cotas de combustíveis, franquias postais e telefônicas, contratação de vários assessores, um generoso plano de aposentadoria, privilégios tributários etc.

Até porque os militares precisavam de um legislativo, encenando assim uma normalidade democrática. Isso após a reabertura do Congresso, em 1969, pelo Ato Institucional nº 16.

*

PASSEANDO PELA HISTÓRIA – Em 15 de fevereiro de 2005, o deputado federal Severino Cavalcanti (PP-PE) foi eleito, em segundo turno, presidente da Câmara dos Deputados, para surpresa geral de todos, vez que se tratava de um parlamentar do chamado “baixo clero”. Ele se aproveitou de um racha no PT, que lançou dois candidatos, o paulista Luiz Eduardo Greenhalgh e o mineiro Virgílio Guimarães.

Severino Cavalcanti presidiu a Câmara até 21 de setembro daquele ano, quando então renunciou ao cargo e ao próprio mandato de deputado, após acusação de receber mesada, mediante chantagem, do proprietário do restaurante da Câmara.

*

BOLSONARO – Uma curiosidade em relação a esta eleição é que o então deputado federal Jair Bolsonaro (PFL-RJ) lançou-se candidato, obtendo dois votos. Um foi o dele próprio, já o outro até hoje não se sabe de quem foi. A teoria mais aceita é que alguém tenha se equivocado na hora da votação. O próprio Bolsonaro defende essa teoria.

*

SEVERINO CAVALCANTI – Aos 89 anos, o político pernambucano não exerce mais nenhum cargo eletivo. O último que exerceu foi o de prefeito de João Alfredo, sua cidade natal, de 2009 a 2012.

*

ÁLCOOL EM CASA – Dia desses, conversando com o proprietário de um disque-bebidas, perguntei como estava o movimento no comércio dele, se tinha diminuído, aumentando ou permanecido igual. Ele afirmou que aumentou muito, quase dobrou. “Se eu pensasse só em mim queria que esse isolamento durasse muito tempo”, disse.

*

PÉRFIDO – Estava aqui matutando. Infiel significa aquele que traiu a fé. Deste modo, num relacionamento, você só é infiel quando o (a) companheiro (a) descobre a traição. Se você tem um relacionamento extraconjugal e o (a) esposo (a) não sabe, então a fé não foi abalada.

*

ÁLCOOL-GEL – Uma nota publicada na edição de novembro de 2019 da revista Superinteressante afirmou que o álcool-gel não protege do vírus influenza, causador da gripe, que seria pura ilusão achar que estava protegido se usasse o produto. A matéria se baseou num experimento da Universidade de Medicina de Quioto.

Como a matéria foi publicada bem antes da pandemia de Covid-19, ela não tratou do coronavírus. Fica então a dúvida se a ineficácia do produto também se estende a ele.

*

FRASE“O problema do voto secreto no Congresso é que dá uma vontade danada de trair”. (Tancredo Neves, político mineiro).

*

SOCIALIZAÇÃO – As conexões sociais podem aumentar em até 50% a expectativa de vida. De outro modo, a falta de interação traz riscos equivalentes a fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra. Também é mais perigosa do que o sedentarismo e traz duas vezes mais riscos do que a obesidade.

Vale aqui diferenciar isolamento social de solidão. O primeiro tem mais a ver com opção ou imposição; já o segundo se caracteriza por uma discrepância entre o que você deseja e o a realidade, por isso causa sofrimento.

*

FRIENDLY – Em entrevista à revista Pense Leve (Ed.320), a atriz Maitê Proença, 62, disse que não come carne vermelha, só peixes e aves que são criadas soltas. Falou que costuma almoçar quiche de alho poró ou polenta da funghi. Acrescentou ainda que fabrica seus materiais de limpeza (desinfetante, detergente…) e cosméticos (cremes, xampu, condicionador…). “Ainda faço minha pasta de dente, meu enxaguante bucal e desodorante”, disse.

Por fim, frisou que a única extravagância que comete é beber uma cervejinha de vez em quando, mas só consome as que obedecem à lei alemã de pureza da cerveja, de 23 de abril de 1516.

*

POP-ROCK – A banda mossoroense RobinzBand, que tem a frente o performático Robinho, quer chegar a 1.000 inscritos no seu canal no YouTube para assim poder fazer uma live. Vá lá e se inscreva. Clique aqui.

*

FLASHBACK – O canal do radialista Gilson Cardoso no YouTube é imperdível para quem gosta de flashback nacional e internacional. Com muitos anos de experiência no rádio, Gilson publica no seu canal os melhores clipes dos anos 80. São muitas relíquias, uma verdadeira viagem musical. Clique aqui.

*

PEI e BUFO.

* O Brasil é o maior exportador do mundo de suco de laranja, açúcar, carne bovina e carne de aves (O Povo).

* Mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem de diabetes. (OMS, 2016).

* Um amigo confidenciou que nunca gostou de apertar a mão de ninguém, que ao menos para isso a pandemia lhe caiu bem.

* Judiciário determinou interdição de área de lazer de condomínio durante a pandemia. Fato foi em Itajaí/SC.

* O site Doaçômetro (www.doacometro.com.br) informa as doações feitas por empresas e pessoas físicas para o combate à pandemia do coronavírus. O valor já ultrapassa os R$ 3 bi.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe