Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

CARA DE PAU ELEVADA A ENÉSIMA POTÊNCIA – Na terça-feira pela manhã, a prefeitura de Mossoró sinalizou que autorizaria a reabertura de bares no dia seguinte, contrariando a decisão do governo estadual, que havia anunciado a prorrogação da reabertura para a próxima quarta-feira (05).

Ao comentar o assunto ainda na terça, um jornalista/radialista de cativeiro, na expressão de William Robson, disse que a prefeitura estava fazendo o certo, pois a economia precisava girar, que as pessoas deveriam reconhecer a coragem da prefeita e patati-patatá; no ensejo criticou ferozmente a governadora pela prorrogação, chegando a dizer que ela não sabia de nada, que era uma barata tonta.

Mas eis que de repente aconteceu um “contratempo”…

Na noite da terça-feira a prefeitura de Mossoró decidiu que seguiria o governo estadual e que só autorizaria a reabertura de bares também na quarta (05). Por essa o jornalista de cativeiro não esperava, hein?

No dia seguinte alguém perguntou no programa sobre a decisão da prefeita de adiar a reabertura. Com uma cara-de-pau do tamanho da Antártida, ele disse que a prefeita tomou uma decisão responsável, pensando na saúde dos munícipes…

É um desavergonhado um homem desses, né não? Isso deixou de ser visto como jornalismo e já passou para o anedotário local faz tempo.

*

NOVA CPMF, NÃO! – Durante um evento na semana, o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari, disse ser contra a volta da CPMF, ou o nome que queiram dar. Ele relembrou que a experiência da CPMF não deu certo no Brasil e em nenhum lugar do mundo. Falou ainda que o novo tributo seria um retrocesso aos esforços de digitalização e que o formato apresentado abre brechas para sonegação. Ufa!

Vale reforçar que este é o posicionamento do presidente do Bradesco.

*

NOVA CPMF, JAMAIS! – Também na semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se mostrou contrário à ideia. Defendeu que a criação de um novo tributo, sob o argumento de desonerar a folha de pagamento, e com isso gerar empregos, já foi utilizada no Brasil, sem êxito. Nenhum emprego foi criado.

Curiosamente, assim como o presidente do Bradesco, ele também utilizou a frase: “A nova CPMF ou o nome que queiram dar”.

*

NOVA CPMF, TALVEZ NÃO! – O presidente Jair Bolsonaro já disse várias vezes ser contrário ao novo tributo, que dizem ser ideia do ministro da Economia, Paulo Guedes, a quem ele delegou todas as decisões da área. Bolsonaro também já disse que não quer ser um presidente banana. Aguardemos!

*

O RETORNO DO JUDICIÁRIO – Através da Portaria Conjunta nº 38/2020, o Tribunal de Justiça do Rio Grande elencou as regras a serem adotadas no retorno das atividades presenciais, que será dividida por regiões, matérias e fases.

A partir de segunda-feira (03) abrirá apenas as comarcas de Natal e da região metropolitana, e ainda assim de forma bem limitada.

Tudo está devidamente explicado na portaria, que possui 17 folhas.

As datas das três fases seguintes serão anunciadas posteriormente, dependendo dos efeitos da pandemia no estado.

*

A POLÊMICA DO 5G – No próximo ano deverá ocorrer no Brasil o leilão para a frequência 5G, que opera em velocidade 20 vezes maior do que a 4G, além de outros recursos e vantagens. Três empresas já demonstraram interesse: a americana Apple, a sul-coreana Samsung e a chinesa Huawei.

Abre parêntese

A Huawei ultrapassou a Samsung e já é a maior vendedora do mundo de smartphones

Fecha parêntese.

Pois bem, a ala ideológica do governo quer que o presidente Jair Bolsonaro interceda para que a empresa Huawei não participe da concorrência, pois, segundo os seguidores de Olavo de Carvalho, a marca está a serviço do comunismo e quer entrar no Brasil para nos transformar numa imensa nação comunista e blá-blá-blá.

Do outro lado, os ministros Paulo Guedes, da Economia; e Tereza Cristina, da Agricultora; não querem nem sonhar que a Huawei seja excluída da concorrência. Eles sabem a gigantesca importância econômica da China nas relações comerciais com o Brasil. Um rompimento entre as nações nos traria prejuízos incalculáveis, abalando vários setores da economia.

*

AINDA – Profissionais e conhecedores do setor argumentam ainda que muitos dos equipamentos utilizados atualmente nos sistemas de telefonia em funcionamento do Brasil (2G, 3G e 4G) possuem tecnologia da Huawei, e que o bom mesmo seria até que ela assumisse a frequência 5G, pois estaríamos apenas diante de uma continuidade.

Caso outra empresa vença, tudo terá que começar do zero, o que implica mudança de muitos equipamentos, nova capacitação para todos os profissionais da área etc. 

*

PARA EMBAÇAR O SINAL – O presidente Donald Trump, através do embaixador dos EUA no Brasil, disse que a Huawei quer assumir a frequência 5G no Brasil para espionar o país. Ocorre que ele não trouxe provas do alegado e também não provou que a empresa americana não tenha este propósito, ou seja, pode até ser o contrário. Não seria a primeira vez que os EUA espionaria o Brasil.

*

EM SUMA – O ideal é que essa concorrência fique apenas nos critérios técnicos, que vença aquela que provar ser capaz de oferecer os melhores serviços a preço justo. 

*

ESCONDER CHAVE DEBAIXO DE TAPETE – Recentemente a Polícia Federal cumpriu (ou quis cumprir) mandados de busca e apreensão em gabinetes no Congresso Nacional, um no do Senador José Serra (PSDB-SP) e outro no da deputada federal Rejane Dias (PT-PI). Em ambos os casos se tratava de supostos crimes ocorridos lá atrás. Agora me diga, que político guardaria provas de crimes antigos em seu gabinete?

Caso houvesse suspeitas de crimes em andamento eu até entenderia, mas fatos ocorridos há anos?

*

PROCURAM-SE MESÁRIOS – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anda bem preocupado com a convocação de mesários para as próximas eleições. Em condições normais já não é fácil arregimentar voluntários, avalie em época de pandemia, logo numa tarefa que precisa lidar com muita gente e manusear documentos. O temor é que chovam pedidos de dispensa.

Para encorajar e angariar voluntários, o TSE começa hoje uma campanha publicitária com o médico Dráuzio Varela, cujo teor ainda desconheço.

O TSE não descarta a possiblidade de fazer convênios com universidades, órgãos públicos e até o Exército Brasileiro.

Chegou a hora de muitos brasileiros mostrarem seu patriotismo. As inscrições já estão abertas. (Clique aqui)

*

ENFIM UMA “LATOSA”! – Desde ontem está autorizada a venda de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e quetais, isso em Natal, das 11h às 23h, todos os dias. No estado a liberação será a partir da próxima quarta-feira (05). 

*

TRABALHO NO ITEP NÃO PARA – O número de homicídios no Rio Grande do Norte cresceu no primeiro semestre se comparado ao mesmo período do ano passado. Passou de 610 para 673. Isso equivale a um aumento de 10,3%.

Já em Mossoró, no mesmo período, houve redução de 109 para 104 homicídios, o equivalente a (- 4,6%), e olhe que 2019 já foi menos violento que 2018.

*

UMA NOVA DATA, E PÕE NOVA NISSO – Numa matéria da Tribuna do Norte sobre a reforma da previdência estadual é informado que o estado tem agora até o dia 31 de setembro para votar a matéria. Sim, 31 de setembro.

*

FRASE“O presidente que será eleito em 2022 ainda não apareceu” (Fernando Collor, ex-presidente do Brasil, em entrevista à Veja).

*

OUTRA REALIDADE – Nos EUA, o auxílio aos desempregados em razão da Covid-19 é de US$ 600 por semana. A oposição (Democratas) quer que o auxílio seja mantido neste valor, mas o governo federal quer baixar para US$ 200 por semana. A briga lá é essa.

*

PIADA PRONTA – Um advogado participou de uma sessão de julgamento virtual deitado numa rede. Adivinhe o Estado? Bahia.

*

CAUSOS POTIGUARES – O monsenhor Expedito Medeiros, já falecido, sempre foi reconhecido por sua luta em prol da segurança hídrica para os mais pobres. Quando Garibaldi Filho, seu amigo de infância, chegou ao governo, ele aproveitou para reforçar sua luta, pois sabia que o então governador também tinha interesse na causa.

Agora vem o causo:

Certa vez, o monsenhor Expedito Medeiros promoveu uma grande reunião para tratar do projeto de adutoras do novo governo. Com seu elevado prestígio conseguiu reunir várias autoridades de todas as esferas.

Já se passavam algumas dezenas de minutos desde o início do evento, com vários inscritos para falar, e nada de servirem água. Os presentes começaram a se inquietar. Um deles então indagou sobre o líquido precioso, quando foi informado que, por ordem do monsenhor, naquele evento não iriam servir água, para assim saberem como é ruim ficar com sede, mesmo por poucas horas.

Ficar alguns instantes sem acesso a água é ruim, imaginem a vida toda. Este foi o recado dado, indiretamente.

*

A MÃE DO CORONAVÍRUS, A ILUSTRAÇÃO – O desenho mais icônico do coronavírus, aquele com uma bola cinza e coroas vermelhas, foi feito por Alissa Eckert, ilustradora do Centro de Controle de Doenças dos EUA.

*

VACINA – Começa na segunda-feira (03) a Campanha de Vacinação contra o Sarampo no Rio Grande do Norte, tendo como público-alvo aqueles que se encontram na faixa dos 20 aos 49 anos, algo em torno de 1,5 milhão dos moradores do estado. O objetivo é alcançar até 95% deste contingente. A campanha segue até o dia 31 do mês.   

*

MISTURA DE SENTIMENTOS – Escrevi este post ao som do disco Educação Sentimental, segundo álbum da banda Kid Abelha, o último com a participação de Leoni. O disco foi lançado em 1985, meses depois da primeira edição do Rock in Rio, justamente para aproveitar o embalo. Tem os hits “Lágrimas e Chuva”, “Os Outros”, “Garotos” e “A Fórmula do Amor”, esta última uma composição de Leo Jaime.

Durante as gravações, Leoni e Paula Toller já tinham terminado o namoro, inclusive ela já havia engatado um romance com Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, músico bastante presente no disco, seja tocando guitarra em algumas faixas, seja dividindo composições.

Diante de tudo isso, não sei bem como era o clima nos estúdios, mas o fato é que o disco é muito bom.

Nos créditos, o nome de Toni Garrido aparece no meio dos vocalistas.   

*

MISSA EM MEMÓRIA – Será logo mais às 11h a missa de 07º Dia em memória do professor e economista Carlos Escóssia. A celebração será feita a partir da Catedral de Santa Luzia, com transmissão pela TCM e pelo canal da Paróquia de Santa Luzia no YouTube.

Como já escrevi nas minhas redes sociais, mantive por anos uma relação de grande amizade com Carlos Escóssia, inclusive estive com ele momentos antes de sua partida. Os dias têm sido difíceis, mas o tempo fará essa dor ao menos amainar. Guardados tenho os centenas de momentos de alegria e diversão que passamos juntos. Inesquecível.

O ano de 2020 não tem alisado. Além da pandemia, as perdas de Betinho de Frango, em fevereiro, e agora Carlos Escóssia. Haja Deus para confortar.  

*

A PEDIDOS – A partir de segunda-feira o Pei e Bufo será diário. Falta apenas definir o horário. Acato sugestões.

*

PEI E BUFO

* Ontem foi dia primeiro, logo, devemos escrever 01º, com indicador ordinal. Não existe dia “um” de qualquer mês.

* Hospital veterinário público. Por que não há?

 * 1.198.368 postos de trabalho com carteira assinada foram perdidos em razão da Covid-19. (IBGE).

* Depois de muita pressão Caetano Veloso fará uma live. Será na sexta (07), em horário ainda não divulgado.

* Sabe aquele arrepio que você sente ao ouvir algumas músicas? Tem nome: frisson.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe