Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

RETOMADA DOS EVENTOS – Desde a última quarta-feira (19) já está autorizada no município de Natal a reabertura de buffets, casas de eventos e salões de festas. O decreto fala em “respeitar todas as regras de biossegurança, como distanciamento, uso de álcool 70% etc”.

Difícil é transformar a teoria em prática, especialmente quando tem bebida alcoólica na história. Do meio para o fim é todo mundo sem máscara, se abraçando, fazendo juras de amizade, “cuspindo” um na cara do outro, essas coisas causadas pelos efeitos do álcool no organismo. Difícil, muito difícil.

*

PESQUISA ELEITORAL 1 – A Rádio Difusora de Mossoró, integrante do Sistema Cabugi de Comunicação, divulgará logo mais ao meio-dia, no programa Política em Debate, a primeira pesquisa eleitoral voltada para a sucessão mossoroense. Audiência fechada.

*

PESQUISA ELEITORAL 2 – Já na segunda-feira será a vez da Super TV divulgar a sua pesquisa, que será realizada pelo Instituto Sensatus, de Itaú (RN), com coleta de dados a partir de hoje.

O resultado será divulgado no programa Enfoque Político, às 18h40.

A pesquisa trará a preferência do eleitorado para prefeito, os nomes mais lembrados para vereador e a avaliação dos mossoroenses dos governos municipal, estadual e federal.

A Super TV pode ser sintonizada no prefixo 14.1 em sinal aberto e 173 na grade da Brisa Net, bem como nas páginas da emissora no Instagram e Facebook.

*

PREFEITO E VEREADOR – A Constituição Federal e toda a legislação pátria mencionam, em seus textos, os cargos de prefeito e vereador. Logo, Maria é candidata a prefeito e Luzia é candidata a vereador. Nas frases fica subentendido que elas são candidatas aos cargos de prefeito e de vereador, que são os existentes.

Caso sejam eleitas, claro que a trataremos como a prefeita Maria e a vereadora Luzia, utilizando as flexões de gênero das duas palavras.

*

GREVE – Os servidores dos Correios estão em greve desde a última terça-feira (18). As federações que representam a categoria dizem que aproximadamente 70% do efetivo aderiram ao movimento grevista. A direção do órgão rebate dizendo que a adesão não chega a 20%, uma diferença e tanto entre uma informação e outra.

Há tempos os Correios se tornaram o principal alvo daqueles que defendem a privatização dos entes públicos. Alegam que o órgão, responsável por distribuir correspondências e encomendas, não presta mais um serviço de excelência, como outrora.

Ora, a culpa do sucateamento dos Correios é do poder público, que há anos vem descuidando do órgão. Caso houvesse investimentos, o serviço estaria igual ou até melhor do que antes. Simples assim.

*

POR ESSE CRITÉRIO… – Se é pra privatizar os órgãos sucateados, por não receberem a atenção devida do poder público, vamos começar pelas polícias Militar e Civil. Nas delegacias faltam até papel pra impressão. Os destacamentos militares não possuem melhor sorte.

A solução não é privatizar, mas investir de forma correta e com fiscalização.

*

UMA OBSERVAÇÃO – A carga tributária brasileira margeia os 35%, uma das mais altas do mundo. Pagamos muito tributos para, teoricamente, termos acesso a serviços públicos bancados justamente pela arrecadação de impostos, taxas, contribuições etc.

Assim, cada privatização deveria ser acompanhada de diminuição da carga tributária. Já deveria constar na lei que privatizasse o ente que o ato corresponderia a diminuição de tantos por cento do tributo x. Por que nunca ninguém pensou nisso?

Paro o estado é bom demais, privatiza tudo e a carga tributária continua a mesma. Ô maravilha.

*

OUTRA VOZ CONTRA – O economista Pérsio Arida, um dos pais do Plano Real, é mais uma voz a se posicionar contra a criação de uma nova CPMF. “Oneraria proporcionalmente o mais pobre”, disse na semana, numa live com empresários.

*

CAPITAL DO ATUM – A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou por unanimidade um projeto de lei de autoria do deputado Doutor Bernardo (Avante), que confere ao município de Areia Branca o título de Capital Potiguar do Atum. O projeto segue agora para a governadora Fátima Bezerra.

*

FALANDO NISSO – Lembra que a agenda da visita que o presidente Jair Bolsonaro faria a Mossoró no dia 12 de março incluía justamente algo relativo ao atum de Areia Branca?

*

FEIURA PSICOLÓGICA – A preocupação excessiva com a aparência pode ser uma doença psiquiátrica, denominado Transtorno Dismórfico Corporal (TDC). Ele se caracteriza quando a pessoa se incomoda em demasia, por exemplo, com o formato do nariz, uma pinta, um sinal, a calvície etc., a ponto de evitar sair de casa ou então de se valer de maquiagem excessiva, roupas e acessórios para esconder o que ele julga ser um defeito.

O TDC atinge 4,1 milhões de brasileiros, estima a Sociedade Brasileira de Psiquiatria.

*

O ESTUPRO – O Brasil ficou estarrecido com o caso de estupro e gravidez de uma criança de 10 anos, fato ocorrido no estado do Espírito Santo.

No depoimento à polícia, o acusado, tio da menina, confessou que mantinha com ela relações sexuais, mas que estas eram consensuais. Disse ainda que não era o único a fazê-lo.

O fato de as relações sexuais serem consensuais não importa. A conjunção carnal com menor de 14 anos é crime no Brasil, mesmo que consensual. O Código Penal chama de estupro de vulnerável. Há quem prefira a expressão estupro presumido.

*

UM CASO CURIOSO QUE TOMEI CONHECIMENTO – Há uns 20 anos, mais ou menos, uma pessoa da vizinhança me procurou pedindo uma orientação, pois sua filha de 13 anos estava tendo relações sexuais com um agente da Polícia Civil, atos consentidos.

Na época, acadêmico de Direito, coincidentemente pagando a cadeira de Direito Penal, disse à mãe que procurasse a delegacia, que apesar de consentido, aquela situação caracterizava estupro, vez que envolvia uma menor de 14 anos.

Dias depois eu encontrei a mãe e então perguntei o desfecho da história. Sem me dar muito trela, ela disse que falou com a delegada e esta disse que não poderia fazer nada, pois a filha dela consentia as relações, e então não era crime.

Claro que entre o dizer de uma delegada conhecida na cidade e de um reles acadêmico de Direito, ela ficou com a primeira opção.

Notei claramente que se tratava, no mínimo, de um caso de corporativismo. Não sei se havia amizade entre a delegada e o “namorado” da adolescente, mas sei que eram da mesma corporação.

Esse fato me decepcionou muito, e atribuo a ele – também – uma das razões de eu não ter tentado alguma carreira jurídica, de ter me desinteressado totalmente pelo Direito. Foi apenas uma das situações onde vi que a legislação só é aplicada quando convém.

*

RAUL SEIXAS – Nesta data, há 31 anos, era encontrado morto, em seu apartamento, o cantor e compositor Raul Seixas. Contava com 44 anos. Morreu em consequência de uma pancreatite mal tratada.

Mas, como ele mesmo cantou: “Os homens passam, as músicas ficam”. Então, hoje é dia de ouvir Raul Seixas. Eu, como admirador do trabalho dele desde os meus 11 anos, vou ouvir muito “lado B” hoje, como “Cachorro Urubu”, “Sunseed”, “A Hora do Trem Passar”, “Quando você Crescer”, “A Lei”, “A Ilha da Fantasia”, “O Segredo do Universo”, “Movido à Álcool” etc.

*

MISTURA CONTRA O VÍRUS – Durante a Gripe Espanhola em São Paulo, no ano de 1918, espalharam que a mistura de cachaça, mel e limão protegia da doença. Nascia uma das mais tradicionais bebidas do país, a caipirinha.

*

UM ACHADO – Vingou mesmo a ideia das cervejarias locais Bacurim e Cabocla de venderem chope em vasilhames reutilizáveis de um litro, chamados de growlers. Nos fins-de-semana formam filas, cada um atrás de cerveja de excelente qualidade e com preço bom. Quer mais o quê?

A Bacurim funciona numa rua paralela à avenida que dá acesso à UERN, por trás do condomínio Cristais do Alto.

Já a Cabocla funciona na Avenida Alberto Maranhão, Alto da Conceição, em frente aonde funcionou o Supermercado Pague Menos.

*

PEI E BUFO

* O pintor Pieter Bruegel, chamado de O Velho, faleceu em 1569, aos 44 anos.

* A CBF divulgou o calendário dos campeonatos em 2021. Os estaduais começarão no dia 28 de fevereiro, apenas quatro dias depois de terminar o Brasileirão.

* O STF formou maioria para proibir que o Ministério da Justiça bisbilhote a vida de servidores públicos, a fim de saber suas preferências ideológicas.

* A Netflix já anunciou a data em que irá ao ar a 04ª temporada da série The Crown: 15 de novembro. Nesta nova fase entrarão a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher e a princesa Diana.

* Em julho, as receitas da União somaram R$ 115,99 bilhões, 17,6% a menos do que julho de 2019. O valor também é o menor para o mês desde 2009.

* Nas gravações da novela Amor à Vida (2013), o autor Walcyr Carrasco disse à atriz Marina Ruy Barbosa que ela precisaria cortar o cabelo em razão de sua personagem. A atriz não aceitou. O autor matou a personagem.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe