Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

8

 

waltersilvaaula 

 Em 2002, o professor e músico Walter Silva lançou o disco “Sei que Ando Só”, o qual emplacou nas rádios o sucesso “Tudo Bem”. Para divulgar seu trabalho perante os jovens, ele visitou escolas públicas e privadas em Mossoró e região. Nestas visitas, ele sentiu a necessidade de mostrar aos alunos que eles estão sendo induzidos pela mídia a gostar da “Cultura do Lixo”, assim denominadas as músicas que provocam erotização precoce, que banalizam a mulher, que incentivam o uso de álcool e que relegam os valores familiares da fidelidade e respeito. 

 

Nestes últimos sete anos Walter Silva vem dando palestras voluntárias em escolas públicas e privadas, mostrando aos jovens que músicas depreciativas da moral e dos bons costumes prejudicam a aprendizagem, a evolução natural do conhecimento e o senso crítico.

 

Nas palestras, Walter Silva traz poesias de Vinícius de Morais e músicas de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Legião Urbana, Zeca Baleiro, entre outros, comparando tudo com MC Serginho, Aviões do Forró, Grafith, Saia Rodada etc.

 

Segundo ele, a aceitação dos jovens é muito boa, sobretudo em razão dos métodos científicos e pedagógicos aplicados durante as palestras, os quais tornam agradáveis e reflexivas as interações entre os alunos e o palestrante.

 

Na sexta-feira conversei com o músico Walter Silva, na Reunião do Copão, e este se mostrou muito satisfeito com o resultado desse seu trabalho de sete anos. “Sei que jamais conseguirei impedir que a mídia continue divulgando a Cultura do Lixo, mas continuarei trabalhando para mostrar que no mercado também há produção de qualidade, a qual, incrivelmente, é preterida pela mídia”, disse Walter Silva.

 

Apesar de as palestras estarem sendo proferidas sobretudo nas escolas, elas também podem ser feitas em empresas, órgãos públicos etc.

 

waltersilva 

 O músico e professor Walter Silva pode ser contactado pelos fones 3312-0409 e 8893-8132, além do e-mail [email protected].

 

Nota do Tio Colorau: O trabalho voluntário desempenhado pelo músico Walter Silva é de suma importância, pois ele mostra um comparativo entre músicas que despertam a reflexão e músicas depreciativas, sem se render ao radicalismo. Ele mostra os dois caminhos, cabendo ao aluno escolher qual deles seguir.

  

Compartilhe

8 respostas

  1. É de gente boa assim que a sociedade sente falta. Conheço Walter desde os anos 80 quando participávamos do grupo de adolescentes da Igreja Nsa. Sra. de Fátima no Aboliçao II. Sempre foi assim, sonhador e batalhador. Parabéns amigo, e sucesso na sua caminhada.

  2. Brilhante o trabalho desenvolvido pelo professor Walter, ele é um guerreiro contra um exército, mas bem que os pais poderiam colaborar com professsor para melhor formação se seus rebentos.

  3. Brilhante o trabalho desenvolvido pelo professor Walter, ele é um guerreiro contra um exército, mas bem que os pais poderiam colaborar com professsor para melhor formação se seus rebentos.

  4. Torçamos que faça chegar a Walter, não apenas os incentivos e as necessárias energias dos elogios e agradecimentos, mas sim, que oportunamente pessoas e instituições que detém poder econômico e político EM NOSSA PROVINCIANA, CONSERVADORA E AUTORITÁRIA MOSSORÓ, sejam suficientemente sensibilizadas, a de fato, encorajar e colaborar para com este músico em sua louvável iniciativa, que antes de tudo enseja cidadania, reflexão e liberdade com responsabilidade para com nossas gerações futuras.

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO

  5. Paguei uma disciplina com Walter na Uern e tive o prazer de conhecê-lo. Prazer maior ainda foi conhecer sua música. À época eu trabalhava como locutor de uma fm comunitária aki em Felipe Guerra e recebi esse cd do Walter. Músicas maravilhosas e letras com conteúdo. Se tem um músico jovem em Mossoró q sabe valorizar uma boa música, esse músico com certeza é Walter. Vou procurar o CD nas minhas coisas para ouvi-lo novamente. Obrigado Tio pela lembrança.

  6. Caro Colorau, há mais ou menos duas semanas, Walter solicitou-me alguns dvd´s da minha banda (Alfredo & Os Caras) para utilizar em suas palestras e até sortear alguns entre os expectadore de suas palestras. Na verdade, mesmo sendo amigos de longas datas, pois Walter foi a 1ª ‘cobaia’ do Studio 31 na gravação do cd demo “Mais Dia, Menos Dia”, senti-me honrado, já que o reconheço como pessoa de grande caráter e um excelente compositor. A referência ao dvd ocorre porque a banda regravou “Tudo Bem” em seu show acústico. Gostaria só de ressaltar que, como produtor musical em meu humilde Studio 31, já me deparei com uma ‘penca’ de excepcionais intérpretes e compositores mossoroenses que não conseguem ter seus trabalhos divulgados em sua terra natal.
    Walter, ao invés de se lastimar, procura mudar ou, pelo menos, amenizar essa realidade local fazendo sua parte. Tenho certeza de que se conseguir ‘tocar’ ou sensibilizar pelo menos uma em cada dez pessoas das que assistem suas palestras, estará prestando um imenso favor à sociedade.
    Abraço!
    Assis Neto

  7. Brilhante o trabalho de Walter Silva. Em 2002 estava eu no 1º ano do Ensino Médio e lembro-me bem da sua visita ao Diocesano. Apesar de já ter incentivo em casa para escutar letras de qualidade, data-se daí minha paixão por Zeca Baleiro. Além do visível interesse que despertou nos demais.

    Seria interessante se o mesmo recebesse apoio nessa luta. Bem melhor que ver nosso dinheiro sendo gasto com pseudoartistas, sem nenhuma produção positiva para a cidade e para a cultura.

  8. Caro Walter quero parabenizá-lo por este brilhante trabalho que vem desnvolvendo sobre o Lixo Cultural. Você é um profissional que realmente está fazendo a diferença no sistema educacional,que precisa de professores que além de passar o conteudo programado seja um educador formador de opinião, levando os alunos a pensar e valorizar as boas produções culturais através do bom gosto musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *