Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

O ONIPRESENTE SILVEIRA – O ex-prefeito Silveira Júnior (PSD) é o nome mais comentado na campanha política em Mossoró. A todo tempo os candidatos tentam vinculá-lo a algum adversário. Vejo isso como uma enorme perda de tempo, algo que nada acrescenta ao debate e que não influenciará o voto do eleitor.

Todos os principais candidatos tiveram alguma relação com o ex-prefeito, nenhuma tanto assim, como diz a música do Kid Abelha. E daí que tenham tido alguma relação? Totalmente normal na política.

Além do mais, o ex-prefeito em nada influenciará a administração do próximo prefeito, seja ele quem for, até por se encontrar distante da política, focado em outros projetos.

Vamos parar de perder tempo dizendo que o adversário esteve junto com Silveira. Isso não acrescenta nada e não conquista votos de ninguém.

*

CANDIDATURA ÚNICA/SITUAÇÃO CURIOSA – No município de Ipueira (RN), a Justiça Eleitoral indeferiu o registro de candidatura da ex-prefeita Concessa Araújo (PL), a pedido do Ministério Público Eleitoral. No pedido de impugnação, o MPE mostrou que ela foi condenada em dois processos criminais, ambos por órgãos colegiados.

Na defesa, a candidata a prefeito disse que recebeu indulto (perdão) das penas, e que por isso estava com a ficha limpa. A Justiça Eleitoral, todavia, entendeu que o indulto atinge apenas os efeitos primários da condenação, não os secundários, como a inelegibilidade.

Com a decisão, Ipueira fica apenas com a candidatura do atual prefeito, Galêgo Paiva (MDB).

*

AREIA BRANCA – O deputado estadual Souza Neto (PSB) utilizou a sessão na Assembleia Legislativa para relatar o clima tenso que vem marcando a campanha política no seu município, Areia Branca. Ele relatou que foi ameaçado por correligionários da atual gestão ao visitar uma pessoa que estava doente, que só conseguiu sair da casa após a polícia chegar.

Falou ainda que os cargos comissionados da atual prefeita, Iraneide Rebouças (PSDB), liderados pelo secretário municipal de Segurança, estão ameaçando e intimidando adversários. Denúncia gravíssima.

Uma pena ver em muitos municípios a disputa política desbancando para a violência, separando amigos, vizinhos e familiares.

*

AINDA – Na mesma sessão e dentro do mesmo tema, o presidente daquela Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), disse que havia tomado conhecimento de vários casos de violência durante a campanha e que iria tratar do assunto com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Rebouças.

Só não entendi o que diabos o presidente do TJ-RN tem a ver com isso. Não era melhor ele tratar com as forças de Segurança do Estado, ou até mesmo com a Justiça Eleitoral? Nessa, o deputado viajou.

*

AINDA 2 – A sessão nesse dia foi animada. O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD), com atuação em Caicó e região, estava uma arara com alguns institutos de pesquisas, os quais, segundo ele, publicam pesquisas fraudadas para confundir os eleitores. Será, hein?

*

RACHADINHA – Na semana, o Ministério Público do Rio de Janeiro apresentou denúncia em desfavor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos). A peça tem como prova principal o depoimento da ex-assessora Luiza Souza Paes, a qual informou que durante seis anos, de 2011 a 2017, foi funcionária fantasma do gabinete de Flávio quando ele era deputado estadual no Rio de Janeiro. No período, repassava mais de 90% dos seus vencimentos para Fabrício Queiroz, um total de R$ 160 mil. Disse que por mês ficava apenas com cerca de R$ 700,00.

A ex-assessora é filha de um amigo de infância de Fabrício Queiroz.

O MP-RJ só apresentou a denúncia após confirmar todas as declarações de Luzia Souza. Análises das contas mostram os depósitos, rastreamento de celular mostra que ela só foi à Assembleia Legislativa três vezes num período de três anos, entre outras confirmações.

*

JOE BIDEN NO BRASIL E NO RN – Joe Biden, então vice-presidente dos EUA, veio ao Brasil em 16 de junho de 2014. A visita foi feita a pedido do presidente Barack Obama, ante a denúncia de que órgãos de inteligência dos EUA estavam espionando pessoas e empresas brasileiras, até mesmo a então presidente Dilma Rousseff.

Biden veio ao país se explicar, e também selar alguns acordos, entre eles o envio de material sobre a Ditadura Militar no Brasil em posse dos EUA, que não sei se foi cumprido.

O período era de Copa do Mundo e o vice-presidente encaixou a visita no dia do jogo de estreia da seleção dos EUA, em Natal (RN), que acompanhou com uma neta e um sobrinho, tendo elogiado bastante o estádio Arena das Dunas.

A seleção dos EUA venceu Gana por 2 x 1.

*

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS AMERICANAS – Com uma provável vitória do democrata Joe Biden para a presidência dos EUA, Bolsonaro passa a ser o maior integrante da extrema-direita mundial, ao menos em termos numéricos, ante o tamanho do Brasil. Resta saber se isso será bom ou não, para ele e para o país.

*

AMOL – No próximo dia 15 de dezembro, a Academia Mossoroense de Letras (AMOL) escolherá o novo ocupante da cadeira 16, vaga com a morte do memorialista Paulo Gastão, e que tem como patrono Cosme Corsino Lemos.

Eriberto Monteiro, colaborar da Fundação Vingt-un Rosado e servidor público lotado no Museu Municipal Ney Pontes Duarte, é um dos concorrentes à vaga, com o importante apoio do médico e empresário Dix-sept Sobrinho, importante ativista cultural da cidade.

“Ser integrante da AMOL trará ânimo para que eu possa trabalhar ainda mais pela nossa cultura, igualmente faço na Fundação Vingt-un Rosado, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte e no meu dia a dia. Os acadêmicos conhecem meu trabalho. Espero contar com o voto deles para colaborar. Deixo meu nome à disposição”, ressaltou Eriberto Monteiro.

Outro que se lançou candidato foi o escritor Misherlany Gomes, também bastante conhecido no meio cultural local.

A cadeira 15, que tem como patrono Joaquim Ribeiro Freire, também ficou vaga com o falecimento de Dalva Estrela.

Ao todo, a AMOL possui 40 imortais.

*

ESCLARECIMENTO – O diretor do Instituto TS2, Erison Natércio, entrou em contato com o blog para esclarecer postagem publicada na coluna da semana passada, onde informei que o instituto fez pesquisa para o rosalbismo.

Ele disse que a informação era uma mentira descabida, pois nunca tinha feito pesquisa para o grupo liderado por Rosalba Cialini (PP). Eu argumentei que recebi prints de pagamentos de ISS mostrando que o TS2 trabalhou para o PL, partido de Jorge do Rosário, vice de Rosalba.

O diretor então esclareceu que o instituto, de fato, já prestou serviços, a nível estadual, para o PL, mas não para Jorge do Rosário, que nem o conhece, que em Mossoró tem contrato de exclusividade com a TCM Telecom.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *