Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* Vejo muita gente boa dizer que a legislação eleitoral exige que cada partido deve lançar 30% de mulheres nas campanhas proporcionais. Na realidade, não é 30% de mulheres, mas 30% de um dos sexos. Também não pode uma nominata só de mulheres.

* O jingle da campanha foi “O Homem Disparou”, utilizado por mais de 200 candidatos no Nordeste. Havia duas versões, uma para os candidatos de oposição e outra para os candidatos da situação. É uma composição de César Araújo, de Pedro Segundo (PI).

* A empresa Arco venceu a licitação para revitalizar a sinalização nas rodovias estaduais, um investimento de R$ 2,5 milhões do governo do Estado. O último trabalho de sinalização foi realizado em 2010. Já estava mais do que no tempo.

* Hoje cedo, ao papear com um líder político que mora em Gov. Dix-sept Rosado, mas com familiares no Seridó, ele disse que em 2018 foi àquela região pedir votos para Allyson Bezerra, então candidato a deputado estadual, e que lá conseguiu 1.586 votos. Isso, 1.586 votos, cravados.

* Encerradas as eleições 2020, os políticos já começam a pensar em 2022. Até agora, o maior desafio é apontar quem será o candidato de oposição à Fátima Bezerra (PT). Os principais cotados, por uma razão ou outra, dizem não ter interesse.

* O curioso é que as pesquisas eleitorais mostram uma alta rejeição da governadora Fátima Bezerra, sugerindo que é fácil tomar-lhe o poder, mas ninguém está querendo arriscar. Curioso. É tão ruim assim governar o RN?

* Nas eleições municipais de 2016 foram registrados 46 atentados contra candidatos, entre homicídios (tentados e consumados), lesões corporais, ameaças etc. Em 2020 foram 263 registros. Os dados são da Assessoria Especial de Segurança e Inteligência do TSE.

* O governo federal arrecadou R$ 153,9 bilhões em tributos no mês de outubro, alta de 9,56% em relação ao mesmo período do ano passado. É a chamada recuperação em V?

* No próximo dia 04 de dezembro o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se o governo federal deverá adquirir ou não a vacina contra a Covid-19 fabricada pela farmacêutica Sinovac Biotech. É surreal ver um assunto desses tendo que parar no STF.

* O TSE exige a filiação de 492 mil pessoas – entre outras regras – para que um novo partido seja fundado. Até agora, o Aliança pelo Brasil, partido idealizado pelo presidente Bolsonaro, tem 42.730 assinaturas, menos de 10% do total.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *