Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

* Na política, nem toda mudança é necessariamente boa. Vi algumas entrevistas com vereadores novatos, uma lástima. Senti vergonha alheia diante de algumas respostas sem pé e nem cabeça. Prevejo muitas decepções.

* Nas eleições de 2020, a população optou pelos candidatos mais moderados e mais ao centro. Não quis escolher candidatos atrelados à polarização esquerda x extrema-direita. Venceu o pragmatismo, perdeu o Fla x Flu.

* “Encerradas as eleições municipais, perderam os extremistas, os caricatos e os que negam a política. O pêndulo da política veio para o centro”. (Marcelo Ramos, deputado federal pelo PL-AM).

* Os discursos de Bruno Covas (PSDB) e Eduardo Paes (DEM) refletem bem o sentimento de moderação que dominou as eleições. Ambos pregaram uma administração voltada para todos, e não para nichos populacionais.

* “Restam poucos dias para o negacionismo e o obscurantismo. São Paulo disse sim à ciência e à moderação”. (Bruno Covas, prefeito reeleito de São Paulo, SP).

* A partir de 01º de janeiro, o PSDB governará para 16,7% da população brasileira, o MDB para 12,8% e na sequência o DEM (11,9%), PSD (11,6%), PP (8,4%), PDT (5,2%), PSB (4,6%), PL (4,4%), Republicanos (3,6%) Podemos (3,3%) e PT (3%).

* Os empregadores têm até hoje para pagarem a primeira parcela do 13º salário de seus funcionários. A segunda parcela tem que ser paga até o dia 18 de dezembro. Os descontos de imposto de renda e previdência devem ser feitos na segunda parcela, mas com base no valor total.

* A taxa de desemprego no Brasil alcançou os 14,6% no terceiro trimestre, a maior desde quando começou a série histórica, em 2012. A percentagem engloba apenas os que estão procurando emprego, ficando de fora os chamados desalentados e afins.

* O médico Leopoldo Luque vem sendo investigado por homicídio culposo no caso do ex-jogador Maradona. A acusação partiu dos filhos deste, os quais disseram que o médico foi negligente. Em sua defesa, Luque disse que Maradona era um paciente difícil, desobediente.

* A TV Globo exibirá logo mais em Tela Quente o polêmico filme Bacurau, que comentamos em post passado (Clique aqui). Como escrevi na oportunidade, é um filme até difícil para resenhar, tamanha as interpretações que gera. Em suma, um filme-cabeça.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Realmente, Tio Colorau, as entrevistas que alguns vereadores deram à TCM foram uma tragédia. Não sabiam responder as perguntas, diziam coisas vagas e indefinidas. Vi um caso de conjugação do verbo “julgar” que fiquei besta, pensa numa coisa medonha! É claro que os vereadores, assim como qualquer falante da língua materna, não têm obrigação de saber todas as regras gramaticais, mas existem algumas que devem ser observadas sim, ainda mais por quem está falando para um público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *