Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* Quarta, publiquei neste espaço que estava em tramitação um processo licitatório para a contratação de empresa a fim de realizar concurso público para a secretaria de Educação de Mossoró. Há informação atualizada: a abertura dos envelopes será no dia 08 de janeiro, 13h.

* O prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Artur Vale (DEM), surpreendeu mais uma vez e nomeou para a secretaria de Saúde nome diverso do que havia sido anunciado. Nas redes sociais ele disse que seria seu irmão, Anax Vale, mas nomeou Nadja Luciana de Sousa.

* Os novos prefeitos receberam hoje o primeiro depósito do ano referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor veio gordo, 53,83% superior ao mesmo período do ano passado. É bom, contudo, terem cautela. O valor tende a cair.

* A governadora Fátima Bezerra (PT) pediu ao presidente Jair Bolsonaro, através de documento oficial, para incluir os profissionais da educação nas primeiras fases da vacinação. Enviou cópias do pedido para os presidentes da Câmara e do Senado.

* O dia ontem foi de notícias boas em relação à vacinação. O Instituto Butantan disse que a Coronavac impede a ação do coronavírus em 78% dos casos, e nos outros 22% o paciente tem apenas sintomas leves. O Ministério da Saúde já anunciou a compra de 100 milhões de doses.

* Sobre nepotismo, o STF entende que gestores não podem nomear parentes de até terceiro grau para cargos de direção, chefia e de assessoramento (Súmula Vinculante nº 13), mas podem nomeá-los para cargos políticos, como secretários e ministros, desde que mantenham a razoabilidade.

* Sobre o Bolsa Família, o governo federal analisa duas possibilidades: aumentar os benefícios, incluindo 200 mil novas famílias no programa; ou manter as regras atuais e incluir 700 mil famílias. O problema é que a fila atual tem 1,7 milhão de famílias, e deverá aumentar.

* Ontem, no bairro Nova Betânia, um advogado foi surpreendido quando viu pelas câmeras de segurança um guincho tentando levar seu veículo, que estava em frente a sua casa. O dono do guincho disse que fora contratado por uma pessoa de Icapuí (CE), que se passou por dona do carro. O caso foi levado à Delegacia de Plantão.

* Para os católicos que não lembram o dia em que foram batizados, a igreja recomenda que se comemore a data no próximo domingo (10), quando a Igreja celebra a Festa do Batismo do Senhor.

* Não foram apenas os nacionais que fizeram músicas elogiando a Cidade Maravilhosa. Em 1981 o cantor americano Barry White gravou a música Rio de Janeiro, tecendo rasgados elogios à capital fluminense. O cantor morreu em 2003, aos 58 anos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *