Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3

 

PALESTRAS – A coisa mais rara do mundo é a vinda de uma personalidade para proferir palestras em nossa cidade. Qual foi a última palestra que você assistiu em Mossoró? Heloisa Helena? Ciro Gomes? Ricardo Boechat? Glória Maria? Por aqui, raramente alguém de renome vem passar seus conhecimentos. De quem é a deficiência? De nossas universidades? Do poder público? De nossos partidos políticos? De nossas entidades filantrópicas? Que tal uma palestra de Protógenes Queiroz? De Arnaldo Jabor? De Nizan Guanaes? De Lars Grael? Entre tantos outros bons palestrantes?

SUPLICY/MÁRIO ROSADO – Li num artigo da revista Piauí que o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) não usa os carros oficiais do Senado. Ele anda pelas ruas de São Paulo num Kadett antigo, sem ar-condicionado, sem vidro elétrico e sem trava. Lembrei-me do empresário mossoroense Mário Rosado, filho do saudoso Dix-huit Rosado. Na época em que seu pai era prefeito, ele andava pelas ruas de Mossoró montado numa bicicleta e usando farda de gari.

DICAS DE FILMES – Não tenho o conhecimento do cinéfilo Fábio Queiroz, colunista deste jornal, mas assim como ele aprecio bastante a arte criada pelos irmãos Lumière. Para o fim de semana, sugiro os filmes “O Menino do Pijama Listrado”, “Território Restrito”, “O Fazendeiro e Deus”, “Jogo entre Ladrões” e “Arn, O Cavaleiro Templário”.

DESORDENADO – A diferença entre o trânsito de Mossoró e o da Índia é que em nossa cidade não há elefantes nas ruas. Pelo menos até agora. No mais, é do mesmo jeito. Pedestres, ciclistas, motoqueiros e motoristas dividem o mesmo espaço. Uma loucura só. Torço para que o Getran ponha ordem na casa.

UERN – A Comperve (Comissão Permanente do Vestibular) da UERN já divulgou a lista de obras literárias para o PSV (Processo Seletivo Vocacionado) de 2010. Segue a lista das cinco obras: O Ateneu (romance) – Raul Pompéia; Crônicas 6 – Carlos Eduardo Novaes, José Carlos Oliveira, Lourenço Diaféria e Luis Fernando Veríssimo (Coleção para Gostar de Ler 7) – Editora Ática; Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto; Vidas Secas – Graciliano Ramos; e Estórias Gerais – Jaime Hipólito Dantas.

SANTANA – Tradicional em Currais Novos e Caicó, a celebração juliana de Senhora Santana também movimenta a serrana cidade de Luís Gomes, na tromba do elefante. Por lá, milhares de filhos ausentes comparecem para acompanhar a festa de Senhora Santana, que ocorre de 17 a 27 de julho. O ponto alto da programação é a tradicional festa dos anos 60, que neste ano será no próximo domingo, dia 26, com apresentação de Jerry Adriani. Arrume as malas.

ÓBVIO – Diariamente ouço pessoas dizerem as expressões “eu odeio fila” e “eu odeio esperar”. Ora, e quem gosta?

BEBUM – Algum gaiato perguntou a Roberto Horcades, presidente do Fluminense, se o atacante Fred não faria mais gols de engordasse 15 kg (numa alusão a Ronaldo Fenômeno). O presidente então sapecou: “Isso não, mas se ele bebesse menos 15 litros”. Eita, vamos chamar Fred pra Reunião do Copão.

Compartilhe

3 respostas

  1. Tio, que coisa.Essa semelhança entre o senador e mario. acho que um é demegogo e outro é doido!!! ou quem ta doido sou eu?

  2. Caro amigo Erasmo. O que ficou convencionado chamar de “trânsito de Mossoró”, eu chamo de estopa, e explico: estopa é aquele pedaço de pano que as domésticas, com todo o respeito, usam para limpar o chão, não tem lado nem avesso, correto? Portanto o trânsito de Mossoró é igual a estopa, de quem chegar primeiro. Desorganizado que só carreira de pato, ou pior do que o da Índia. Aqui não tem elefantes mas, em contrapartida, lá não tem burros no volante. Tenho dito!

  3. DESORDENADO – Há tempos eu acho que aquela rua do Colégio Mater Christi deveria ser sentido único, mas no contrário do que é! Tentar contornar a praça defronte do Sesi, indo em direção do Centro, no horário do “rush” é mesmo perigoso, porque vêm veículos de pelo menos três direções – e todo tipo de veículo, motorizado ou não; a fila que se forma aclara a desordem do trânsito. Fosse o extremo oposto penso que o movimento fluiria bem melhor. Eu, para driblar esse problema, saio muito mais cedo, porém quando não é possível inapelavelmente me deparo com o problema. Ei, e mudando de assunto, ainda não fui informado de como se insere a foto e, um outro ainda mais atrasado, queria saber se o amigo conseguiu encontrar os aqueles sobre os quais mais foram escritos livros até agora.

    Juarez Belém
    Mossoró, RN (mas ou de Areia Branca)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *