Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

* Dos pacientes de Covid-19 que foram intubados no Brasil em 2020, 80% morreram. No mundo, a percentagem foi de 50%. Os números foram publicados na revista The Lancet Respiratory Medicine, a partir de dados oficiais. No Nordeste, a percentagem girou em torno de 84%.

* A Anvisa, o Fundo Russo de Desenvolvimento e a União Química não estão se entendendo quanto à vacina Sputinik V, empacando assim sua liberação. Nova reunião está marcada para segunda-feira (22). O Consórcio Nordeste já garantiu 37 milhões de doses. Falta o destrave.

* A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal protocolou um mandado de segurança no Tribunal de Justiça contra o ato de fechar serviços não essenciais, previsto no Decreto nº 30.419/21, que passa a vigorar a partir de amanhã.

* Em fevereiro, 124.515 passageiros embarcaram/desembarcaram no Aeroporto Aluízio Alves. No mesmo mês do ano passando, antes da pandemia, foram 204.765, queda de 39,19%. O curioso é que em janeiro deste ano foram 204.874, número maior que fevereiro de 2020.

* Não vejo como acertada a conduta de alguns comerciantes que expõem suas posições políticas nas redes sociais, especialmente quando se valem de memes agressivos e fake news. Num clima polarizado como o que vivemos, a atitude pode afugentar parcela da clientela.

* O Centrão sugeriu alguns nomes para o Ministério da Saúde, mas o presidente optou por um nome indicado pelo senador Flávio Bolsonaro. Na primeira opção, poderia dividir o ônus ou bônus da indicação com o Centrão; na segunda, não. Jogou todas as fichas. Aguardemos!

* O ministro Gilmar Mendes é relator de dois processos relacionados à Lei de Segurança Nacional, entulho do regime militar utilizado até hoje, sempre de forma casuística. A tendência é que o STF decida que a lei não foi recepcionada pela Constituição Federal, e então deixe de valer.

* Amanhã às 6h28 começará o outono, estação marcada pela queda das folhas de plantas sazonais. No período, fica claro mais tarde e fica escuro mais cedo. Bom outono a todos os leitores deste espaço.

* O jornalista William Robson escreveu um post bastante interessante sobre o multi-instrumentista caraubense João de Deus, a partir de uma homenagem feita a ele por quatro grandes músicos mossoroenses: Alison Brazuka, Amilton Fonseca, Gideão Lima e Márcio Rangel. Aqui.

* A canção Dancin’ Days (1978), composição de Nelson Motta e Ruban Barrra, cantada pela banda disco As Frenéticas, trouxe duas expressões que se eternizaram e são ditas até hoje: “livre, leve e solta” e “caia na gandaia”.

Compartilhe

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *