Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

 

Não adianta culpar o sistema por nossos problemas. Alguém já disse que o ponto de partida é o mesmo para todos, já o ponto de chegada depende de cada um. Se não podemos mudar o sistema, que pelo menos tentemos nos adequar minimamente a ele, sob pena de vivermos uma vida de lamentações e ira. Se não consegue viver em sociedade, que seja um ermitão. O primeiro passo é saber se relacionar bem com as pessoas, sabendo o que dizer e a quem dizer, sem ser inconveniente nem promover situações constrangedoras.

Tenho muito contato com pessoas bem humildes e de pouca instrução, as quais costumam dizer uma expressão bem interessante: “Sou pobre, analfabeto, mas sei entrar e sair de qualquer lugar”. Isso é muito bonito e representa a sabedoria popular. Enquanto isso, noto muitos formados sendo inconvenientes, falando coisas desagradáveis e “alugando” pessoas para ouvir suas besteiras e lamentações.

 

PIZZAIOLOS – O caso de Edmar Moreira, do castelo; o das passagens aéreas, o dos atos secretos. Todos estes e muitos outros não deram em nada. Nossos congressistas comem as pizzas e nós, os idiotas, pagamos a conta e ainda lavamos os pratos. Eita, Florão da América…

PROMOTORIA – Neste mês de julho e em agosto o promotor de Justiça Romero Marinho responderá pela promotoria de Justiça da Comarca de Governador Dix-sept Rosado. Um profissional muito competente, simples e bem relacionado.

EMPREGO – Nobre leitor deste espaço, zele muito bem pelo seu emprego. A dificuldade para conseguir um posto de trabalho nunca foi tão grande. No primeiro semestre de 2009 foram criados 300 mil postos de trabalho. O número é bem inferior ao mesmo período do ano passado, que foi de 1,36 milhão.

NOVA CPMF – O governo Lula, que nunca engoliu o fim da CPMF, prepara um novo imposto para substituí-lo. Trata-se da Contribuição Social para a Saúde (CSS), com alíquota de 0,10%. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, diz que “não podemos entrar em 2010 com a saúde pública desse jeito”. A oposição já disse que não aprova de jeito nenhum. Não quer nem conversa. Está certíssima. Será que o governo conhece a expressão “corte de gastos”? Que tal exonerar parte da gigantesca quantidade de cargos comissionados?

COPÃO NO MEIO DO MUNDO – O advogado e motoqueiro Herbert Mota voltou, ainda bem, a atualizar seu blog (link já está ai ao lado). Já no post de retorno ele escreve sobre a Reunião do Copão, da qual ele eventualmente participa. Veja a nota:

Indiscutível o sucesso das reuniões do “COPÃO”, que acontecem toda sexta, por volta das 19h00, lá no Carlos Bar, no Bairro Boa Vista. Política, economia, futebol, imprensa (às vezes “emprensa”), as últimas da blogosfera, são alguns dos assuntos que formam a PAUTA (sempre livre e indefinida). Dá pra ver que em termos de importância, salvo melhor juízo, as reuniões do “copão”, face a sua abrangência, tem uma profundidade bem acima das “deliberações” do tal COPOM (Comitê de Política Monetária) que é umbilicalmente vinculado ao Governo.

Compartilhe

2 respostas

  1. Meu caro Erasmo, como ledor contumaz do “Tio Colorau”, agradeço o registro sobre a postagem relativa ao “COPÃO”. Os acessos aumentaram; a blogosfera é algo, no mínimo, irreversível. Parabéns, e toca pra frente a sua contribuição para a história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *