Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* O ex-deputado federal Ney Lopes (PSD) quer disputar uma vaga para o Senado Federal. Ele já tem uma bandeira, quer recriar o “crédito educativo” nos moldes originais, de 1975, um projeto de sua autoria que passou por várias mudanças até se tornar o atual Fies.

* A violência doméstica cresceu durante a pandemia. Em 2019 foram expedidos 2 359 mandados com medidas protetivas. Em 2020 foram 2 557, aumento de 8,3%. A mulher vítima de violência não precisa ir à delegacia. Há uma aba para registrar denúncias no site da Polícia Civil do RN.

* O jornalista William Robson escreveu em seu blog uma substanciosa matéria sobre o transporte público de passageiros em Mossoró, fazendo um apanhado desde os anos 80 até os dias atuais. Vale ler para ficar por dentro do assunto. (aqui).

* Antes de dominar o mundo, o Ceará quer dominar o Brasil. Há três presidenciáveis no estado: Ciro Gomes (PDT), Tasso Jereissati (PSDB) e, agora, também começam a cogitar o nome de Camilo Santana (PT).

* Há exatos dez anos o STF tomava uma decisão histórica, concedendo uma série de direitos aos casais homoafetivos, como herança, pensão alimentícia, direito de usar o sobrenome etc.

* O presidente Joe Biden continua com seu propósito de aumentar os tributos dos mais ricos e então usar os recursos para bancar programas sociais, o que ele próprio vem chamando de “estado máximo”. Curiosamente, o mercado vem reagindo bem à ideia.

* O deputado federal José Guimarães (PT-CE) quer que sejam suspensas em 2021 as cobranças de juros, multas e demais encargos do cheque especial e cartão de crédito, para pessoas físicas e jurídicas. Este é o teor do Projeto de Lei nº 1548/2021 apresentado pelo parlamentar.

* O governo federal começará a pagar ainda em maio a primeira parte da antecipação do 13º salário de pensionistas, aposentados e outros segurados do INSS. Será 50% em maio e 50% em junho, o que representa um valor total de R$ 52,7 bilhões.

* Nesta data, em 1821, morria Napoleão Bonaparte, aos 51 anos de idade. Um dos maiores líderes do ocidente, ele teve participação direta para a atual formação territorial e política da América do Sul. A causa da morte é indefinida, mas falam de envenenamento ou câncer de estômago.

* Nos EUA, o country é associado aos conservadores. Em 1968, a banda The Byrds foi relegada pelo seu público após lançar o disco “Sweetheart of the Rodeo”, com canções neste estilo, o preferido dos “sulistas reaças”, como chamavam. O disco foi um fracasso de vendas na época.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *