Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3

* Ontem, por 225 x 222, a oposição conseguiu evitar que a Câmara dos Deputados reduzisse o piso salarial do magistério, atualmente em R$ 2.886,24. A base de cálculo deixaria de ser o Fundeb e passaria a ser o INPC. De 2009 a 2020, o piso aumentou 203,81%; pelo INPC teria aumentado 61,38%.

* O deputado federal Beto Rosado (PP) anunciou na semana passada que havia assumido a presidência do Diretório Estadual do Progressistas no RN. Na Realidade, ele comanda uma Comissão Provisória, o que é diferente. A informação é do jornal Agora RN.

* O deputado estadual Souza (PSB) encontrará sérias dificuldades para renovar seu mandato. Nas últimas eleições, os candidatos apoiados por ele perderam em Grossos e Areia Branca, seu reduto. Além disso, a prefeita de Carnaubais, Marineide Diniz, rompeu com ele.

* A reitora biônica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Ludimilla Oliveira, é citada na matéria “Apagão”, da edição atual da revista Piauí, que trata do sucateamento e ideologização do Ministério da Educação (MEC).

* O publicitário Duda Mendonça, recentemente falecido, foi o responsável pela campanha vitoriosa de Geraldo Melo ao governo do estado em 1986. O slogan era “Novos Tempos, Novos Ventos”, com a música lembrada até os dias de hoje.

* A novidade agora entre os mais aquinhoados é o “mesversário”. Além da tradicional comemoração uma vez por ano, também estão comemorando mensalmente no dia do nascimento. Assim, tem agora aniversário de 42 anos e 1 mês, 42 anos e dois meses…

* A quantidade de anticorpos não é um indicador confiável de imunização. No geral, os imunizantes criam células de memórias, as quais ativam o sistema imunológico quando necessário. Nosso organismo só precisa da ação dos anticorpos diante de ameaças.

* “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, esse ditado é uma síntese do que pensa o brasileiro. Deveria ser: “Farinha pouca, põe mais água”. O pirão fica mais ralo, mas todos comem.

* No contratualismo, construção filosófica de T. M. Scanlon, uma ação está errada quando você não é capaz de dar um argumento razoável para as pessoas afetadas por ela.

* Brian May (74), guitarrista do Queen, é ph.D em Astrofísica pelo afamado Imperial College, com histórico de trabalhos eventuais para a NASA. Quanto à música, relançou o seu segundo álbum-solo Back to the Light, de 1991.

Compartilhe

3 respostas

  1. Inclusive, sou a favor da remodelização da bandeira brasileira, colocando essa frase que tão bem explica a alma brasileira, no lugar do insípido Ordem e Progresso.

  2. Aí é uma coluna decente. Faltou só uma dica de livro. Parabéns.

  3. Infelizmente, nós professores da educação básica ficamos, de vez em quando, com o coração na mão, com medo de perder o pouco que conquistamos. :(

    “Aquinhoados” é ótimo, tio! Kkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *