Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

* Em artigo publicado hoje na Tribuna do Norte, o ex-senador Garibaldi Filho (MDB) defende a união de adversários políticos para defender alguns pontos fundamentais da democracia, como a imprensa livre, a liberdade de expressão, o voto direto e a independência dos poderes.

* O número de pessoas vivendo na pobreza no Rio Grande do Norte aumentou 3,5% entre janeiro de 2019 e janeiro de 2021, de 37,2% para 40,7% da população. No Brasil o aumento foi de 4,3%, de 25,2% para 29,5%. Os dados são da FGV-Ibre.

* Ontem, num vídeo publicado em suas redes sociais, o senador Styvenson Valentim (Podemos) estava se queixando da qualidade da internet no Senado Federal. “Dizem que aqui é o Céu, né? Mas a internet é uma porcaria, estou usando meu pacote de dados”, reclamou.

* Em atenção a parecer da Advocacia-Geral do Senado, o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), rejeitou o pedido de impeachment protocolado por Jair Bolsonaro em desfavor do ministro Alexandre de Moraes, do STF. “Não havia base legal”.

* Não haverá desfile de 07 de Setembro em Brasília. O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa no último dia 17 de agosto. Logo, são fake news os memes que correm em grupos bolsonaristas dizendo que Fulano e Beltrano foram convidados para o evento. Ele nem existirá.

* Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o endividamento atinge 72,9% dos lares brasileiros. A entidade considera dívidas as prestações ainda a vencer de parcelamentos no cartão de crédito, prestação de automóvel, de imóvel, empréstimos etc.

* O preço da gasolina subiu 09 vezes apenas este ano, representando um aumento acumulado de 27,5%. Nos últimos 12 meses o reajuste acumulado alcança os 37%. Tá bom para você?

* Ao passear em Lisboa, uma brasileira perguntou a um português de que horas “escurecia” no país. Ele, sem entender bem a pergunta, disse que não escurecia, que eles acendiam as lâmpadas ao anoitecer. O português segue à risca a linguagem formal.

* O município de Guaramiranga, o primeiro do Ceará a ter 100% da população adulta vacinada com ao menos uma dose, sediará nos dias 17 e 18 de setembro o 22º Festival Bossa & Jazz. Será um evento-teste, com vários protocolos de segurança.

* Sérgio Reis desistiu de gravar um disco de parcerias que estava previsto para o fim do ano. Dos seis convidados, cinco desautorizaram o uso das gravações – que já tinham sido feitas -. São eles: Zé Ramalho, Maria Rita, Guilherme Arantes, Guarabyra e Anastácia.

Compartilhe

2 respostas

  1. Kkkkkkk É próprio das línguas vivas sofrerem variações de acordo com o lugar, tempo, idade, sexo, grau de escolaridade, é muito lindo e rico. Aqui mesmo no Brasil há essa variação/ variedade. em Florianópolis, por exemplo, carne moída é boi ralado e pastel é envelope, então se alguém quer comer um pastel de carne moída, tem que pedir um envelope de boi ralado. :)

  2. Também em Portugal, uma amiga contou que perguntou a um transeunte se ele sabia onde ficava a igreja tal, ele disse que sim e continuou andando. Rsrsrs. Quando eu for a Floripa, já sei como pedir meu pastel de carne. Rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *