Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* Até agora, a Covid-19 matou 7.322 pessoas no Rio Grande do Norte. O número de contaminados está em 367.721. No Brasil já são 590.955 óbitos. Dados de ontem.

* O Dia da Árvore, comemorado hoje, me traz uma dúvida que carrego desde muito tempo. Por que, numa cidade tão quente como Mossoró, não há uma arborização maciça, com árvores frondosas e frutíferas em todo o seu território? Por que é tão difícil?

* O jornal O Globo trouxe matéria de página inteira sobre o episódio ocorrido em Portalegre (RN), onde um comerciante espancou um quilombola. O repórter focou seu trabalho na vítima, Luciano Simplício. O jornalista William Robson fez post comentando a matéria (aqui).

* O deputado federal Walter Alves (MDB) quer que o Ministério da Saúde dê melhores condições de trabalho para os profissionais inscritos no Programa Mais Médicos. Segundo ele, o valor pago atualmente não é atrativo. Das 18.240 vagas disponíveis, só há 15.839 preenchidas.

* Na cerimônia onde oficializou sua candidatura para concorrer às prévias do PSDB, o governador de São Paulo, João Dória, disse que focará sua campanha no antipetismo. Pretende assim tirar o PT do segundo turno das eleições presidenciais do ano que vem.

* O ex-senador José Agripino espera que o novo partido a ser criado com a fusão do DEM e PSL possa pavimentar o caminho para a terceira via, incluindo numa só chapa políticos como Eduardo Leite, Ciro Gomes, Henrique Mandetta e Sérgio Moro.

* A última edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), lançado recentemente, acrescentou mais de mil novos verbetes ao português, entre estes: negacionismo, terraplanismo, lacração, pós-verdade, feminicídio, sororidade, home office e lockdown.

* Em seu discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas, o presidente Jair Bolsonaro se prestou unicamente a animar seus seguidores mais aguerridos. Iniciou o discurso dizendo que o Brasil estava à beira do socialismo quando ele assumiu o poder.

* A zagueira Antonia Ronnycleide, da Seleção Feminina de Futebol, é natural de Riacho de Santana (RN), no Alto Oeste, cidade de quatro mil habitantes localizada a 425 km da capital. Ela encontrou sua vocação na quadra de futsal do município. Hoje joga no Madrid CFF da Espanha.

* O cantor e compositor Sérgio Britto, dos Titãs, é bisneto do ex-senador potiguar Almino Afonso (1840-1899), o Tribuno da Abolição; e filho do ex-deputado federal e ex-ministro Almino Álvares Afonso (1929-presente).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *