Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3

* O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, vem recebendo o apoio de muitos prefeitos e vereadores, o que é bastante compreensível. Atualmente, ele é o principal canal para políticos conseguirem equipamentos e serviços para seus municípios.

* Quando da visita do ministro Rogério Marinho a Mossoró, hoje pela manhã, o prefeito Allyson Bezerra (SDD) não ficou apenas nos salamaleques, cobrou dele, publicamente, ações concretas para amainar o problema do abastecimento de água em algumas comunidades rurais.

* Ao acompanhar as matérias sobre a reforma administrativa, vejo muita gente boa usando a expressão “funcionário público”, que é tecnicamente errada. A correta, conforme a Constituição Federal (Art. 37 e seguintes), é “servidor público”.

* Segundo o edital para a tecnologia 5G, a empresa vencedora deverá implantá-la nas capitais até julho do ano que vem, e depois, de forma escalonada, com base no número de habitantes, nos outros municípios, o que deverá acontecer até o fim de 2029.

* O leilão para a tecnologia 5G prevê vários avanços no sistema de internet no Brasil, não apenas a sua implantação em si. Assim, a cearense BrisaNet já anunciou que concorrerá em alguns itens que tratam de expansão e cobertura.

* Na madrugada do último sábado, na zona rural de Passa e Fica, um homem matou a ex-mulher, a filha de sete anos do casal, os ex-sogros e uma tia dela, além de tentar matar um primo. Após a chacina, tirou a própria vida. Se fosse no Leblon, hein? A repercussão que seria…

* Ontem, quando entrevistava a ex-BBB Juliete, o apresentador Luciano Huck se mostrou surpreso ao ver que na casa da família dela, em Campina Grande (PB), os cômodos tinham portas. “Geralmente as casas do Nordeste têm cortinas no lugar de portas”, disse. É a visão que muitos têm.

* E aí, já provou a Cirão da Massa, cerveja artesanal, tipo pilsen, produzida em Sobral (CE)?

* No próximo dia 30, feriado municipal, ocorrerá a partir das 10h o campeonato mossoroense de boxe chinês, na escola municipal Paulo Cavalcante, Alto do Sumaré. A coordenação será do professor Heriberto Ferreira. Mais informações pelo número 99606-4608.

* Apenas ontem notei que há um grave erro de português nos versos: “Nessa fonte está escondida / O segredo dessa vida”, da música “Água Viva” (1974), Raul Seixas. Por se referir ao segredo, o correto seria “escondido”. O “nessa fonte” nos induz a não notar o erro.

Compartilhe

3 respostas

  1. Tio, você é bastante “gramatiqueiro”, creio que o “erro” se dá devido ao artigo definido O, que específica o gênero do substantivo que vem depois. Eu prefiro as explicações da sociolinguística, afinal a gramática normativa é apenas uma descrição parcial da língua, desprovida de visão científica e baseada na estética. Rsrsrs

  2. Boa noite Tio! Muito boa sua observação em relação à letra da música “Água Viva”, porém, se as modernidades de regras não permitr mais oxalá. Dantes se permitia poetas e compositores usar a discordância e outras coisitas em nome da boa rima.

  3. Erasmo !
    Aqui tudo é modismo, inclusive as palavras, empregados públicos já foram trabalhadores, empregados , Funcionários e agora é a vez de servidores, eu particularmente prefiro e vou continuar usando a expressão Funcionário Público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *