Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* O jornalista Cassiano Arruda me surpreendeu negativamente com sua coluna de hoje criticando a autonomia financeira da UERN. A uma, porque não se deve criticar uma instituição tão propulsora do conhecimento; a duas, porque a autonomia não representa despesa a mais para o estado.

* Manter universidades públicas estaduais não é uma exclusividade do Rio Grande do Norte, vários outros estados o fazem e se orgulham disso. O Ceará, por exemplo, tem três. Pena que no RN isso desperte tantos questionamentos e críticas.

* O ex-governador Garibaldi Filho (MDB) declinou do convite para participar de um jantar que ocorrerá hoje com as lideranças nacionais do MDB e o ex-presidente Lula, em Brasília. Garibaldi, que ainda não definiu que rumo tomará em 2022, optou por ficar em Natal mesmo.

* Na Alemanha, o ministro das finanças durante a pandemia, Olaf Scholz, priorizou o povo ao invés do deus-mercado, ao contrário do governo brasileiro. Resultado: foi eleito primeiro-ministro nas últimas eleições, reconhecimento a um gestor que olha para o povo.

* A política de desvalorização do real frente ao dólar, adotada pelo ministro Paulo Guedes, está garantindo a ele lucros amazônicos, isso por causa de suas contas no exterior. Enquanto isso, frigoríficos do Brasil estão vendendo osso bovino para os miseráveis.

* O ICMS é um imposto que incide percentualmente sobre o preço dos combustíveis. Logo, se o valor do combustível aumenta, o valor do ICMS também se eleva. Não é causa, é consequência. Algo tão simples, mas muitas pessoas teimam em não querer entender.

* Matéria de meia página publicada hoje n’O Estado de S. Paulo destaca a Brisanet, empresa com sede em Pereiro (CE), que vem alcançando um crescimento vertiginoso nos últimos dias e que tem tudo para crescer ainda mais com o leilão do 5G.

* De 1950 até hoje, os clérigos da Igreja Católica na França cometeram violência sexual contra mais de 216 mil crianças. Caso sejam incluídos leigos e professores de catequese, o número sobe para 330 mil. Os dados foram divulgados ontem pela Ciase. Só na França, é bom frisar.

* Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Atlético-MG tem 86% de chances de ser campeão brasileiro. Na sequência vem o Flamengo, 10%; e o Palmeiras, 3%. Os números levam em consideração o quadro de hoje.

* Aos 75 anos, a cantora Maria Bethânia será a garota-propaganda de uma empresa de gestão de recursos. A campanha publicitária começará até o fim do mês. A notícia ganha relevância porque a cantora nunca havia feito nenhuma campanha publicitária.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *