Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* A taxa de letalidade por Covid-19 no Rio Grande do Norte é a menor desde o início da pandemia. Analisada mês a mês, janeiro registrou taxa de letalidade de 0,42% até o dia 26. Em julho de 2020, por exemplo, foi de 3,38%. A vacinação, obviamente, é a causa da queda.

* O presidente interino da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é um potiguar, Emmanoel Campelo. A sua efetivação no cargo depende do querer do ministro das Comunicações, o também potiguar Fábio Faria.

* O deputado federal David Miranda (RJ), companheiro do jornalista Glenn Greenwald, anunciou que deixará o PSOL para se filiar ao PDT de Ciro Gomes. O titular da cadeira, o ex-deputado Jean Wyllys, já havia trocado o PSOL pelo PT.

* O Papa Francisco pediu aos pais de crianças LGBTQIAP+ que as acolham, que aceitem suas orientações sexuais. A decisão desagradou a ala conservadora da igreja, mas mostrou que o Papa Francisco não teme encarar uma realidade inescapável.

* Nos primeiros cinco anos (2013-18), o Mais Médicos reuniu 18 240 médicos, os quais atenderam cerca de 63 milhões de pessoas em 4 058 municípios. Em 1 039 municípios só havia profissionais do Mais Médicos para a atenção primária.

* “A loucura: exaltação do eu, a mania de não sair, de se dizer perseguido, de imaginar como inimigos, os amigos, os melhores. A casa, os livros (…). Para ele, nada disso valia; o real eram os inimigos”. (Lima Barreto, em Triste Fim de Policarpo Quaresma).

* A maioria dos leitos para pacientes com Covid-19 está sendo ocupada por pessoas que não se vacinaram ou não completaram o ciclo vacinal de duas doses. Ontem, no Distrito Federal, 90% dos leitos de UTI eram ocupados por pessoas nessa situação.

* Por sorte, a variante Ômicron ataca mais as vias superiores, causando dor de garganta, tosse, dor de cabeça e coriza. Não ataca órgãos vitais como o pulmão, característica das variantes anteriores. Ainda assim a necessidade de internação entre os não vacinados é alta.

* Apesar de o Brasil ter um presidente antivacina, a população tem aderido à vacinação. 77% dos brasileiros tomaram ao menos uma dose, 70% tomaram duas e 20% já tomaram a dose de reforço. E muitos ainda não tomaram em razão da falta do imunizante.

* Quem acessar o Spotify em busca de músicas do cantor e compositor Neil Young encontrará muito pouco material, apesar de sua vasta obra. Ele pediu que suas músicas fossem retiradas da plataforma, por não concordar com os podcasts do negacionista Joe Rogan. “Ou ele ou eu”, disse.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *