Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* Uma espécie de levante está surgindo na Câmara Municipal de Mossoró, com vários vereadores saindo da base aliada do prefeito Alysson Bezerra (SDD). Oposição e independentes já somam dez ou mais edis. O prefeito começa a enfrentar um mar revolto.

* O Fundo Previdenciário dos Servidores Estaduais registra um rombo de R$ 2,1 bilhões, e cresce a cada mês. A despesa com pessoal ocupa 54,7% da receita corrente líquida, quando deveria ser, no máximo, 49%. A situação financeira do nosso estado não é boa.

* Com o falecimento de Geraldo Melo, surge uma nova vaga na disputadíssima Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Há quem diga que no velório do ex-governador já havia pretendente fazendo campanha. Que coisa!

* Na última segunda-feira (07) o site “Valores a Receber” começou a informar a quantia esquecida de cada cliente bancário. Uma enquete do podcast “Panorama CBN” entre os ouvintes mostrou que a maioria tinha quantias irrisórias para resgatar, quase todas abaixo de R$ 10,00.

* O Brasil é um país atípico quando se trata de Covid-19. Estamos ao mesmo tempo na lista dos que mais vacinaram e na lista de maiores mortes pela doença. Na lógica mostrada nas listas, os países que mais vacinaram registraram o menor número de óbitos, e vice-versa. O Brasil é diferente mesmo.

* Os institutos de pesquisa adotam métodos diferentes entre si. O Datafolha, Paraná Pesquisas e Quaest fazem abordagens em vias públicas; O IPEC (antigo Ibope) e MDA/CNT fazem abordagens presenciais em domicílio; Já o Poderdata faz entrevistas, com robôs, por telefones fixos ou móveis.

* Caso um meteorito caia em seu quintal ou você ache um em espaço público, ele te pertence. Legalmente ele é considerado res nullius, coisa de ninguém. No geral, quando isso ocorre, as pessoas vendem as rochas para compradores estrangeiros, geralmente laboratórios.

* Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) com 6.400 mulheres, em todas as regiões do país, desfez a ideia de que a mulher brasileira, em média, tem um corpo “violão”. A ABNT constatou que 76% delas têm o corpo no formato retangular, como a modelo Gisele Bündchen.

* A Netflix está concluindo, no interior do Ceará, as gravações de uma minissérie sobre Lampião, o Rei do Cangaço. Previsão de lançamento ainda este ano.

* O lundu “As Rosas do Cume”, dos versos “No cume da minha serra / Eu plantei uma roseira / Quanto mais as rosas brotam / Tanto mais o cume cheira”, foi escrito na década de 1850, por João Cunha e Lagartixa.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *