Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), reuniu seus discursos num livro intitulado “O que Tenho a Dizer”. Assim, já está habilitado a concorrer a uma cadeira na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, e já há imortal defendendo sua candidatura. Que vergonha!

* O União Brasil (UB) já nasceu velho. O partido, que surgiu da fusão do PSL com o DEM, tem aglutinado os mais diversos espécimes da política. Em comum, apenas a mania de só olhar para o próprio umbigo e ter o fisiologismo como “ideologia”. Virou colchão de retalhos puídos.

* O cantor Netinho, do sucesso Mila; e o jogador de vôlei Maurício, que caiu nas graças do bolsonarismo após declarações homofóbicas, se filiaram ao PL do presidente Bolsonaro. Os dois pretendem concorrer a cargos eletivos em seus estados. O deputado potiguar Girão também se filiou ao partido no mesmo evento.

* No PT estadual há alguma resistência ao alinhamento com o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT); assim como no PT nacional alguns não engolem a união com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. No final, os contrariados irão seguir a decisão democrática da maioria. Assim funciona o partido.

* Durante a pandemia, mais de 350 mil crianças foram registradas sem o nome do pai. Foram 167.399 em 2021 e 160.407 em 2020. Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil, coletados nos 7.654 cartórios do Brasil. Os dois anos foram os que registraram os menores índices de nascimentos desde 2003.

* Tem coisa mais chata do que ostentação intelectual em mesa de bar? A figura do “palestrinha”, sabe-tudo, polímata ou como você queira chamar, afasta tanto quanto um fedido. Pra afugenta-los, a ironia. É só ficar o todo tempo fazendo cara de espanto e concordando com um hum-rum.

* O apresentador Cyro Robson pediu demissão da TV Ponta Negra, afiliada do SBT no Rio Grande do Norte, onde trabalhava havia 11 anos apresentando o programa Patrulha da Cidade, líder de audiência no horário. Segue para a TV Tropical, afiliada da Record.

* Em Mossoró, o jornalista William Robson deverá lançar em breve uma coluna de notas dentro do seu site. Acompanho seu trabalho de há muito, já aguardo ansioso o lançamento. Aproveito e sugiro que inclua notas de cultura.

* Estreou hoje na Netflix a série documental “3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central”, sobre o furto de R$ 160 milhões do Banco Central em Fortaleza, em agosto de 2005. São três episódios com cerca de 50 minutos cada.

* A música “Luar do Sertão”, cantada por diversos artistas nacionais, foi escrita em 1914 por João Pernambucano e Catulo da Paixão Cearense. Outra canção centenária é “Tristeza do Jeca”, também cantada por muitos artistas. Foi escrita em 1922 por Angelino de Oliveira.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *