Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* Mossoró se despede do jornalista Canindé Queiroz, 79, fundador do jornal Gazeta do Oeste, onde ele assinava a coluna diária “Penso, Logo…”. Canindé estava afastado do jornalismo há muitos anos, mas suas polêmicas notas sempre eram e serão comentadas.

* Volto a destacar, poucas pessoas estão atentando para as mudanças nos cálculos das sobras trazidas pela Lei n.º 14.211/21, especialmente a regra 80/20. Nas matérias que li sobre formação de nominatas ninguém destacou as mudanças, que são muito, muito significativas.

* Optei por usar o artigo feminino quando for me referir ao novo partido formado pela união do PSL com o Democratas, seguindo a mesma lógica que usamos ao mencionarmos o partido da ex-ministra Marina Silva. Assim, a Rede, a União Brasil.

* I – A tecnologia que temos hoje não é consequência do modelo capitalista, como argumentam alguns. Ideologia à parte, o mundo também teria evoluído dentro de um modelo socialista, vide a URSS, pioneira em viagem espacial.

* II – Não há lógica alguma em querer zombar de um esquerdista por ele possuir um i-Phone, por exemplo, no sentido desse item ser representativo do capitalismo. A uma, porque também teríamos i-Phone num mundo socialista; a duas, porque isso de se despir de bens materiais tem mais a ver com religião e filosofia, e não com política.

* O Chile, que botou à prova o “máximo estado mínimo”, não trouxe os resultados esperados, muito pelo contrário. A população, com poucos direitos trabalhistas e previdenciários, e sem acesso pleno à educação, saúde etc., elegeu o jovem esquerdista Gabriel Boric, 36 anos, que assumiu com a função de reconstruir o país.

* O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou o Projeto de Lei Complementar n.º 73/2021, que previa o repasse de R$ 3,86 bilhões para fomentar projetos culturais em estados e municípios. O comandante da Nação ratifica, mais uma vez, seu desdém pela área.

* A rede Riachuelo lançou ontem uma nova coleção de jeans, trazendo de volta o modelo “cintura baixa”. Todas as peças são confeccionadas no parque fabril de Fortaleza (CE), que é ecologicamente correto. Baixou de 40 para três litros a água necessária para fabricar uma peça.

* A série “Um Lobo Como Eu” (2022), disponível no Prime Vídeo, trata da influência de relacionamentos passados nas uniões atuais, bem como comportamentos atípicos. O roteiro mescla humor com suspense. Os episódios são de 30 minutos, em média.

* A música “O Bêbado e o Equilibrista” (1977), de Aldir Blanc e João Bosco, está no rol de canções críticas à ditadura militar. Um dos versos é “Choram Marias e Clarisses”, referência, respectivamente, à filha do metalúrgico Manoel Fiel Filho, e à viúva do jornalista Vladimir Herzog, ambos torturados e mortos no período.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *