Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* Ontem, em entrevista ao Meio Dia Mossoró, da 95 FM, o senador Styvenson Valentim (Podemos) foi perguntado por Vonúvio Praxedes se tinha amigos na política. Ele respondeu que não tinha amigos nem na vida, imagine na política. Pois diga!

* Na semana passada, a UNESCO declarou o geoparque do Seridó como patrimônio geológico de relevância internacional, o que abre uma porta infinita de oportunidades. É o segundo no Brasil a receber tal título, o outro é o geoparque Araripe.

* A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) pleiteará um reajuste de 5% junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Segundo a entidade, a defasagem salarial em relação à inflação está em 49%. Fux não está inclinado a ceder.

* Em artigo publicado hoje n’O Globo, o procurador-geral da República, Augusto Aras, disse que o Ministério Público deve respeitar os ritos processuais, e que a imprensa e população devem evitar condenações antecipadas e resguardar a reputação dos investigados. Agora, né?

* O transporte público no Brasil é um problema sem fim. Hoje falam de sua inviabilidade em razão das topics, táxis clandestinos, moto-táxis, aplicativos etc. Não é só isso. No início dos anos 90, quando inexistia essa concorrência, o problema já era destaque na imprensa. A Transal “quebrou” nesse período.

* I – O governo federal começou a liberar o saque de até R$ 1.000,00 do FGTS de cada trabalhador. É a segunda vez que a medida é tomada, a primeira foi em abril de 2020, quando o governo liberou o saque de até R$ 1.045,00.

* II – De lá para cá, contudo, o custo de vida aumentou consideravelmente. Gasolina, 46.4%; gás de cozinha, 63,3%; café em pó, 111,3%; óleo de soja, 135,3%; feijão, 60,1%; e cerveja, 14,3%. O valor a receber é praticamente o mesmo, mas o poder de compra é bem menor.

* Desde 2009 é proibida no Brasil a venda de qualquer Dispositivo Eletrônico para Fumar (DEF), os chamados cigarros eletrônicos, apesar de eles serem vistos normalmente nas rodas sociais. A Anvisa está analisando um pedido de liberação, mas deverá negá-lo.

* Ontem, o centroavante Fred, do Fluminense, fez seu 37º gol na Copa do Brasil, alcançando assim o título de maior artilheiro da competição, superando Romário. O tento foi feito em partida contra o Vila Nova (GO), no Maracanã, com vitória do tricolor por 3 x 2.

* Maringá, no Paraná, surgiu a partir de uma vila planejada. Na época de sua construção, 1947, tocava nas rádios a música “Maringá”, de Joubert de Carvalho. Os trabalhadores passavam o dia entoando o refrão “Maringá, maringá”, daí seu nome, e por isso é conhecida pelo epíteto de “cidade-canção”.

OBS. Originalmente, maringá era o nome dado a uma determinada raça de caprinos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *