Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* O senador Styvenson Valentim (Podemos) sorteará dois potiguares para acompanhá-lo em Brasília durante dois dias, com todas as despesas pagas pelo parlamentar. Inscrições podem ser feitas no site oficial do senador (aqui).

* I – Restou infrutífera a reunião entre líderes do MDB, União Brasil, PSDB e Cidadania para encontrar um nome único para representar a terceira via. Ao final, foi cogitada a possibilidade de o grupo apoiar a candidatura de Ciro Gomes (PDT).

* II – Ficou acordado entre os presentes uma reunião com o ex-governador do Ceará, para ver se a ideia vingará. Os maiores entusiastas são Roberto Freire (Cidadania) e Luciano Bivar (UB). As resistências vêm do MDB e PSDB.

* O ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), cogita a possibilidade de se candidatar ao cargo que renunciou no final de março. Surge assim uma dúvida. Ele poderá, caso vença, concorrer à reeleição? Com a palavra, os entendidos do assunto.

* I – A Grande Rio, escola de samba campeã do Carnaval 2022, quis desmitificar a ideia de que o orixá Exu representa o mau. Segundo a escola, essa associação é fruto de racismo e preconceito contra as religiões de matrizes africanas.

* II – Vi uma pessoa comentar que realmente a escola estava bonita, mas que não havia gostado dessa “história de Exu”. O comentário mostra que a Grande Rio acertou em cheio no tema escolhido. Decerto as coisas não mudam de uma hora para a outra, mas foi um pontapé inicial.

* I – Em delicioso artigo publicado na atual edição da revista Piauí (Ed.187), a jornalista Fernanda Escóssia, há muito radicada em São Paulo, traz um pouco de sua história, citando, claro, a cidade de Mossoró, origem de seu pai, Lauro da Escóssia Filho.

* II – Numa das passagens, ela escreve que sua avó materna, Maria Stella Lemos (Tetela), ao assistir novelas, confundia realidade com ficção. Certa vez sapecou: “Essa nunca me enganou, desde aquela outra novela já não valia nada”.

* Com a aquisição do Twitter pelo bilionário Elon Musk, muitas pessoas ventilaram a possibilidade de a conta do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ser desbloqueada. Pode até ser, mas Trump já avisou que não voltará a usar a rede social, nem que Musk peça. O homem é opinioso.

* No início dos anos 40, a dupla Serrinha e Caboclinho gravou a música “Chitãozinho e Chororó”, uma composição de Serrinha e Athos Campos. A música serviu de inspiração para o nome da dupla sertaneja “Chitãozinho e Xororó”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *