Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I – Hoje cedo, moradores do Estreito, comunidade localizada na saída para Governador Dix-sept Rosado, protestaram contra a ausência do poder público na região, a começar pelas ruas, todas de massapê, que ficam transitáveis apenas para 4×4 quando chove.

* II – O local passou a ser bastante habitado nos últimos anos, inclusive com muitas residências feitas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”. Ocorre que, ao que parece, a região não estava preparada para tal. Tem as casas, mas falta infraestrutura.

* A imprensa está dando enorme destaque, o que é justo, aos homicídios do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. É bom frisar, todavia, que assassinatos de ativistas ambientais no Brasil não são tão raros assim. Só em 2021 foram 20.

* O editorial da Veja discorre sobre a importância do voto feminino e da representatividade da mulher na política. No trecho que fala de sua origem, a atribui à luta do grupo Federação Brasileira para o Progresso Feminino, liderado pela bióloga Bertha Lutz. Nenhum pio sobre Celina Guimarães.

* Nos últimos dez anos, o número de carros mais velhos nas ruas cresceu consideravelmente. Em 2012, 43,1% dos veículos em circulação tinham menos de cinco anos de uso; hoje, 23,5%. Sem conseguir comprar um carro novo, o brasileiro vai se segurando no que tem. Fonte: Sindipeças.

* “Os movimentos populistas, sempre em nome da democracia, costumam mobilizar a população contra os princípios normativos que, na verdade, tornam esse sistema possível. É o paradoxo dos nossos tempos e precisa sem combatido”. (Christopher Thornhill, historiador britânico).

* O Twitter tem 217 milhões de usuários no mundo. A maioria está nos Estados Unidos, 76,9 milhões, seguido pelo Japão (58,9 milhões) e Índia (23,6 milhões). O Brasil vem na sequência, 19 milhões.

* Sucesso total de crítica e público, o filme Coringa (2019) ganhará uma continuação. O inimigo de Batman será novamente interpretado por Joaquin Phoenix. Inegavelmente, a atuação dele no filme de 2019 foi uma das melhores do cinema nos últimos anos.

* A tenista brasileira Bia Haddad conquistou o WTA 250, disputado na Inglaterra. A última brasileira a vencer um torneio mundial na grama havia sido Maria Esther Bueno, em 1968.

* Gilson, o cantor e compositor da música “Casinha Branca”, grande sucesso nacional desde 1979, quando foi incluída na trilha sonora da novela Marrom Glacê, nasceu em Macau (RN), onde viveu até os 14 anos. Atualmente ele mora no interior de Minas Gerais.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *