Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I – Ontem, no debate promovido pelo Sistema Tribuna do Norte, o senador Styvenson Valentim (Podemos), candidato a governador do Estado, se referiu à Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) como se fosse uma creche.

* II – Provavelmente o senador associou o “mater” do nome com maternidade, mãe. Impressiona um candidato a governador não saber as atribuições de um órgão tão importante. O vídeo pode ser visto nas minhas contas no Instagram, Twitter e Facebook, sempre @tiocolorau.

* Também no debate, o candidato Fábio Dantas (SD) convocou a população a ir às ruas amanhã, usando verde e amarelo, para “transformar o Brasil”. Pronto, depois dessa convocação, os potiguares irão em peso às ruas, e só porque o candidato pediu.

* O presidente Bolsonaro (PL) estará em Natal na quarta-feira (14), onde participará de motociata e comício. O anúncio foi feito por Rogério Marinho (PL), candidato a Senador, à 98 FM. O presidente deverá anunciar apoio a Fábio Dantas (SD), candidato a governador.

* I – A decisão do ministro Edson Fachin sobre os decretos das armas é histórica porque ele movimentou uma ação que estava parada há mais de ano por causa de um pedido de vistas apresentado pelo ministro Kássio Nunes Marques.

* II – Edson Fachin entendeu que um assunto tão importante não poderia ficar tanto tempo parado. Foi uma derrota para Kássio Nunes Marques, que vem constantemente pedindo vistas e assim segurando os processos quando percebe que seu voto será minoritário.

* I – O número de homicídios vem caindo no Brasil nos últimos anos, fato. Para estudiosos do assunto, a queda se deve a melhores políticas de segurança pública adotadas pelos estados e a uma espécie de trégua entre facções criminosas.

* II – Após as chacinas ocorridas em presídios do Amazonas e do Rio Grande do Norte, as políticas de segurança pública se tornaram mais eficientes, sobretudo pelos altos investimentos e mudanças logísticas. No nosso estado, por exemplo, a Polícia Militar recebeu muitas melhorias.

* Para quem gosta de história sugiro o podcast “Como Chegamos Até Aqui”, que vem sendo publicado no site da CBN e nas plataformas de streaming. Cada episódio foca uma eleição presidencial, a partir das eleições de 1989, que teve 22 candidatos.

* A primeira letra de Renato Russo a ser gravada foi “Química”, no LP “Cinema Mudo” (1983), dos Paralamas do Sucesso. O primeiro LP da Legião Urbana só seria gravado em 1985, e a versão deles para “Química” só saiu no terceiro, “Que País É Este?” (1987).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *