Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3

 

Juíza Welma Menezes
Juíza Welma Menezes

 Ontem à tarde, a juíza de Direito da Comarca de Governador Dix-sept Rosado, Welma Menezes, promoveu, na sala do Tribunal do Júri, uma reunião com as demais autoridades locais para tratar de diversos assuntos envolvendo crianças (0 a 12 anos) e adolescentes (12 a 18 anos).

reuniomenor12082009-0291

 

Agentes Judiciários de Proteção
Agentes Judiciários de Proteção

 

Inicialmente, a juíza apresentou a todos os novos agentes judiciários de proteção, os quais passarão a fazer rondas noturnas nos finais de semana para fiscalizar a situação das crianças e dos adolescentes, levando às autoridades competentes os que estejam se comportando em desacordo com as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

 Os agentes judiciários de proteção receberam apoio da prefeitura, que cedeu um veículo com motorista para a realização das rondas; do presidente da Câmara Municipal, que também prometeu ajudar com cessão de veículo para rondas; dos policiais militares, para acompanhar as diligências; e dos policiais civis, em procedimentos investigatórios e apuração de atos infracionais.

A fiscalização pelos agentes será feita na zona rural, sobretudo nos beira-rios, e na zona urbana, em bares, clubes e restaurantes.

Ainda sobre os agentes judiciários de proteção, a juíza Welma Menezes lhes cedeu uma das salas do fórum, equipada com todo o material necessário (computador, mesa, armários, impressora etc), para que eles possam, uma vez por semana, elaborar relatórios, traçar planos de atuação, entre outras atividades.

Dário Pio, presidente da Câmara Municipal.
Dário Pio, presidente da Câmara Municipal.

O presidente da Câmara Municipal, que já foi agente judiciário de proteção, relatou a dificuldade de exercer tal função e cobrou dos presentes, sobretudo do executivo, que buscasse uma forma de ajudar os agentes financeiramente, vez que o trabalho é voluntário. A prefeita Lanice Ferreira disse que para este ano não teria condições, em razão da crise econômica, mas que posteriormente é possível pensar em alguma forma de ajuda.

Na segunda parte da reunião, mais dirigida aos promotores de eventos e donos de bares e restaurantes, a juíza Welma Menezes leu e discutiu os termos da portaria que ela irá publicar disciplinando a entrada e permanência de crianças e adolescentes em festas, bares e restaurantes.

Vladimir, agente da Polícia Civil.
Vladimir, agente da Polícia Civil.

Pelo teor da portaria, menores de 12 anos são proibidos de entrarem em festas, mesmo se acompanhados dos pais. Quanto aos adolescentes, de 12 a 18 anos, estes só poderão entrar em festas se estiverem acompanhados de algum responsável, o qual terá que assinar um “termo de responsabilidade”.

Neste momento da reunião houve intensas discussões e muitas dúvidas foram lançadas, mas a juíza e o promotor fizeram questão de esclarecer tudo com base na legislação vigente e em experiências anteriores.

A juíza finalizou dizendo que a reunião foi muito importante e instigou todos a fazerem sua parte para que as crianças e adolescentes de Governador Dix-sept Rosado cresçam de forma saudável, longe de malefícios como drogas, álcool, prostituição etc.

“Somente com união de esforços poderemos resolver os problemas que afligem as crianças e adolescentes dix-septienses”, finalizou a juíza Welma Menezes.

Compartilhe

3 respostas

  1. Que ótima iniciativa!
    Gostaria que Mossoró também tivesse esse apoio.

  2. O velho e querido Tio Colorau virou mesmo bacurau!!Quem diria heim Tio??Valeu continue assim.

  3. A iniciativa é pertinente e importantíssima para garantir a poteção dos menores, espero que esse seja o entendimento de todos, pois já ouvi críticas à citada portaria. Bom, sucesso à iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *