Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 

Bum bum paticumbum prugurundum, colombinas e arlequins, “garrafa cheia eu não quero ver sobrar”. hoje é sexta-feira! Já é [quase] carnaval.

E claro que a proximidade com o carnaval não impede a reunião logo mais lá em Carlos Bar, até porque na maioria das cidades o ziriguidum começa a rolar apenas no sábado.

Ei, o que você acha do cara que anuncia no rádio o sumiço do seu cãozinho yorkshire. O cara ainda diz que quem achar será bem recompensado pois “este cãozinho É TUDO pra mim”. Ai, meu Deus, esse ai usa sapato sem cadarço.

E no final de semana um amigo, querendo fazer média com a esposa, sapecou, na frente de todos: “Você pra mim é o Google. Acho tudo que quero em você”. Meu Deus, que coisa…

A consultora de moda Bia Kawasaki disse na IstoÉ Gente que os bigodes estão em voga, cita os exemplos de Brad Pitt e George Clooney. Pois é, nosso amigo João Bosco agora é fashion.

Ao ver aquela quantidade imensa de baitolos durante a chegada de Fafá Rosado à Câmara Municipal, um circunstante sapecou: – Ixe, liberaram os servidores da Fundação Municipal de Cultura e da UPA do São Manoel.

O folclore forense conta que certa vez um advogado questionou pessoalmente um desembargador acerca de uma decisão que ele havia tomado. O causídico sapecou: – Dr. Mas a lei diz isso. O desembargador retrucou: – Lei? Ora a lei!

Tibério, amigo, mulher tem bunda, quem tem bumbum é criança. Pelamordedeus.

Omi que é omi come pão d’água e depois escova a boca com pasta Kolynos. Nada de pão francês nem de creme dental, nem de escovar ôs dentéés

E se o sabão em pó é azul por que a espuma é branca?

Em todos os recantos a turma reclama do liseu, sobretudo os comerciantes e profissionais liberais. Já ouvi muita gente dizendo que passará o carnaval em casa, pois está desmonetarizado. Pois é, esse ano o carnaval caiu numa data ruim para muita gente.

Adão tinha umbigo?

“Nem toda grana me faria trocar o BEM pelo MAL”.

 E vamos ao post.

 

01 – DUPLAS EM MOTOS ATERRORIZAM MOSSORÓ – Os roubos e furtos com uso de motos ocorrem diariamente. O método é sempre o mesmo: o carona desce para praticar o delito e o motorista aguarda a ação com a moto em funcionamento. Encerrada a ação criminosa, a dupla foge sem deixar pistas. Na maioria das vezes as vítimas são pequenos comerciantes, como proprietários de mercearias, salões de beleza, lan houses e armarinhos. Há ainda aqueles que são assaltados nas vias públicas, onde as intercepções ocorrem geralmente nos semáforos e cruzamentos pouco movimentados. Da mesma forma, o caroneiro desce da moto de revólver em punho, anuncia o assalto e leva algum bem da vítima. Quanto às motos, as estatísticas mostram que os meliantes têm até preferência de modelo e cor. As duplas geralmente andam de capacetes e não os tiram quando da prática criminosa, numa forma de esconder o rosto e consequentemente dificultar a posterior identificação. Os furtos e roubos feitos nos moldes acima são bem maiores do que apontam as estatísticas policiais, pois muitas vítimas nem ao menos se ocupam em noticiar o crime (prestar queixa), alegando descrença na atividade policial. O quadro está alarmante, merecendo urgentemente o desenvolvimento de ações por parte da Polícia Militar para coibir a atuação dos bandidos de motos. É necessária a realização continuada e rotineira de blitze para abordar duplas em motos, fazendo revistas e exigindo a documentação, sob pena de retenção para averiguação. O que não pode é o poder público abandonar o cidadão correto a sua própria sorte, sem nenhuma garantia de segurança.

 

02 – CULPA – Que a Caern não presta um serviço satisfatório em Mossoró, isso todo mundo sabe, no entanto, a população também tem sua parcela de culpa. Na semana passada, uma tubulação rompida jorrava água numa rua do bairro Boa Vista, o que causava indignação nos moradores da redondeza. Todos criticavam a “irresponsabilidade” da Caern, o desperdício de água, a administração pública etc. Um morador, até então alheio ao que estava acontecendo, se aproximou e perguntou se alguém ali já havia mantido contato com o órgão. Todos se calaram denunciando um não, daí o morador ligou para a Caern e em meia hora o problema foi resolvido. Viu ai?

 

03 – FRATERNIDADE – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organização máxima da igreja católica no país, aguarda a passagem do Carnaval para dar início à Campanha da Fraternidade 2009. Será a 45ª Campanha da Fraternidade e a 36ª com temática social. Este ano não será diferente. A partir da quarta-feira de cinzas, a igreja passará a discutir mais um tema ligado à realidade social do povo brasileiro, a segurança pública, da miséria à criminalidade, da violência doméstica aos presídios. O objetivo é dar destaque à promoção da justiça e chamar a atenção para a situação sócioeconômica-política, marcada pela exclusão e por altos índices de miséria.

 

04 – MOMO – E ai, qual será o babado do carnaval?

 

05 – APARTHEID – De extremo mau gosto esta ideia do prefeito Flávio Azevedo (PMDB), de Nova Cruz, intitular o carnaval da cidade como “carnaval nação bacurau”. Alguém precisa alertá-lo de que a impessoalidade é um dos princípios que norteiam a administração pública, conforme o art. 37 da Constituição Federal. Além do mais, depois das incontinências do senador Jarbas Vasconcelos, a coisa ficou preta para os verdes. O momento é de reflexão, não de esnobação.

 

06 – FALANDO NISSO – Após a entrevista corajosa do senador peemedebista Jarbas Vasconcelos, onde ele lançou dúvidas sobre a probidade dos seus correligionários, estes, mesmo feridos, fingem que as acusações não foram com eles. Ninguém quer vestir a carapuça e assumir a defesa do partido. Muito pelo contrário, o deputado estadual Zé Dias apoiou o senador pernambucano.   

 

07 – CARNAVAL ENTERTAINMENT – Neste período que antecede o carnaval é grande a procura por filmes nas locadoras de DVDs, sobretudo por aqueles que querem manter distância da folia. Para estas pessoas segue adiante uma lista de bons filmes, todos já nas locadoras: O Som do Coração; Ensaio sobre a Cegueira; Vicky Cristina Barcelona; Passageiros; O Sentinela; Com o Pé na Cova; O Clube de Leitura de Jane Austen; Traídos pelo Destino e Óleo de Lorenzo.

 

08 – CASTELOS – E como a moda é castelo, cumpre acrescentar que nosso Rio Grande do Norte possui dois deles: O Castelo Labirinto, localizado no Sítio Novo e que pertence a Zé dos Montes, e o Castelo Bivar, em Carnaúba dos Dantas, de propriedade de José Ronilson Dantas. Tais propriedades chamam à atenção pelo inusitado, até porque castelos são construções típicas da Europa medieval.

 

Castelo Labirinto de Zé dos Montes (Sítio Novo, Rio Grande do Norte): Seu idealizador é José Antônio Barreto – Zé dos Montes, para os vizinhos. O proprietário diz ter recebido de Nossa Senhora, em uma aparição, a ordem para erguer o castelo, que possuiu torres e corredores escuros e estreitos, onde é fácil de se perder. Localização: fica na Serra do Tapuia, a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade.

 

 

Castelo de Bivar (Carnaúba dos Dantas, Rio Grande do Norte): Esse também é uma propriedade particular. O dono, José Ronilson Dantas, se atraiu pelo estilo medieval após ver o filme “El Cid”. A estrutura feita de pedra, cercada por muros e com cinco torres arredondadas ainda está inacabada. Localização: próximo ao Rio Carnaúba, em uma colina às margens da RN 288.

 

09 – BLOG NOVO – O Pastor José Raimundo, outrora secretário de Obras do município de Governador Dix-sept Rosado, durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Martins, lança-se blogueiro. Pretende trazer notícias sobre o mundo evangélico e sobre a cidade de Governador Dix-sept Rosado, o que, inclusive, já foi feito nos primeiros posts. Acessem. O link já está ai ao lado.

 

10 – VOTOS – Um carnaval com muita paz e tranqüilidade, é o que este blog te deseja.

 

Ouvindo QUEM DE NÓS DOIS, com ANA CAROLINA, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *