Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I – O deputado federal General Girão (PL-RN) escreveu nas redes sociais que a única luz no fim do túnel para o Brasil é as Forças Armadas, incentivando assim um golpe militar no país. Até agora, foi a única autoridade a pedir abertamente o retrocesso democrático.

* II – Infelizmente, para Girão, as chances de isso acontecer são menores do que zero. Não há apoio nem do alto generalato das Forças Armadas. Só quem fala nisso são alguns fanáticos que demonstram uma intransponível dificuldade em aceitar a vontade da maioria do povo.

* I – O TJ-RN definiu a lista tríplice para a vaga da desembargadora Judite Nunes. Ela é composta pelos procuradores Herbert Pereira e Maria de Lourdes Medeiros, e pelo promotor de Justiça Marcos Aurélio de Freitas. A escolha agora cabe à governadora.

* II – Em sua coluna, o jornalista Vicente Serejo escreveu que o procurador Fernando Vasconcelos ficou fora da lista tríplice por causa de sua coloração petista. O Tribunal de Justiça diz que a escolha foi exclusivamente técnica, com base nos currículos.

* O Ministério da Defesa entregará amanhã ao STF o relatório sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas feito pelas Forças Armadas. Aposto uma cocada de coco que a conclusão será inconclusiva, com o perdão do trocadilho. Dirá que não é possível apontar fraudes, nem tampouco descartá-las.

* I – No ano passado foram protocoladas 3,6 mil ações trabalhistas no Brasil motivadas por racismo, discriminação racial ou preconceito racial. Um recorde. Em 2018, por exemplo, foram 1,1 mil; em 2019, 1,4 mil. Dados da Data Lawyer Insights.

* II – Um desses processos envolve o produtor Fernando Henrique de Oliveira, que diz ter sido vítima de racismo estrutural na CNN Brasil. O assunto é dissecado na edição deste mês da revista Piauí. O autor alega que o racismo não foi explícito, mas existiu.

* Dos 26 atletas convocados pelo técnico Tite para representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar, apenas dois são nordestinos, e ambos baianos: Bremer e Daniel Alves. 19 são do Sudeste, sendo 11 paulistas.

* No filme de terror Noites Brutais (2022), uma moça reserva uma casa pelo aplicativo e ao chegar descobre que outro também tinha feito a reserva. Assim, ela se vê praticamente obrigada a dividir a casa com um estranho. Mas esse é só o primeiro problema. Disponível no Star+.

* O cantor e compositor Sérgio Reis, bastante associado à música sertaneja, iniciou a carreira artística no movimento Jovem Guarda. Seu primeiro disco foi “Coração de Papel”, em 1967, cuja faixa-título, de sua autoria, é um dos maiores clássicos da música brasileira.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *