Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I – O jornal Valor Econômico destaca hoje as ideias do senador Jean Paul Prates (PT) para que a Petrobras tenha um futuro promissor, todas elencadas num encontro dele com mais de 60 analistas de mercado e investidores, os quais gostaram do que ouviram.

* II – A matéria, escrita pelo jornalista Daniel Rittner, resume os seis principais pontos da fala do senador, e também destaca que ele é cotado para assumir o cargo de presidente da estatal. Para ler, clique aqui.

* No terceiro trimestre de 2022 a Petrobras lucrou US$ 8,8 bilhões e distribuiu US$ 21,2 bilhões em dividendos. É a empresa petrolífera que mais remunera seus acionistas. O quadro acima mostra a discrepância entre a estatal e demais empresas. A Petrobras não é para o povo brasileiro.

* A bancada federal do RN ainda bate cabeça para definir o destino das emendas a que tem direito. O senador Styvenson Valentim (Podemos) já disse que não destinará nada ao governo do Estado, mas apenas aos municípios e outros entes públicos.

* Editorial de hoje do jornal O Globo reconhece a força da direita e do conservadorismo no Brasil, apesar de Bolsonaro não ter vencido as eleições. A publicação alerta, contudo, que a minoria extremista precisa ser isolada, para só assim esse grupo levar adiante as suas bandeiras.

* I – Em setembro de 2005, quando o petista José Genoino foi depor na CPI do Mensalão na Câmara dos Deputados, o então deputado federal Jair Bolsonaro levou para a sessão o coronel Lício Maciel, que havia torturado o depoente na ditadura militar.

* II – A intenção de Bolsonaro era constranger e desestabilizar José Genoino. A iniciativa, contudo, foi reprovada até mesmo pelos opositores do governo petista. O torturador foi retirado da sala. Vivíamos tempos de civilidade e republicanismo.

* José Genoino, então presidente do PT em 2005, e nessa qualidade, assinou dois contratos de empréstimos, um com o BMG e outro com o Banco Rural. A condenação dele foi por causa desses fatos. Genoino sempre alegou que assinou sem saber. “Eu assinava muitos documentos”.

* O consumo de gim no Brasil disparou de 1,1 milhão de litros em 2016 para 13,1 milhões de litros no ano passado. Apesar do salto, ainda está longe da cachaça, líder entre as bebidas destiladas, 469 milhões de litros. Na sequência vem o uísque (57 milhões) e a vodka (56,9 milhões).

* Nascida Maria da Graça Penna Burgos, Gal Costa iniciou sua trajetória musical com o disco “Domingo” (1967), em parceria com Caetano Veloso; no ano seguinte participou do disco “Tropicália ou Panis et Circencis”. Seu primeiro trabalho solo foi o disco “Gal Costa” (1969).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *