Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I – Não se sabe ao certo por que Santa Luzia de Siracusa, filha de Eutíquia, se tornou padroeira de Mossoró. Os povos da região foram catequizados por frades carmelitas, que não tinham predileção pela santa, caraterística dos monges beneditinos, que não atuaram aqui.

* II – A tese mais aceita é que Antônio de Souza Machado e sua esposa, Rosa Fernandes, doadores do terreno onde foi edificada a igreja, sejam devotos da santa, isso por causa da ascendência portuguesa deles, possivelmente de Açores, onde Santa Luzia sempre foi bastante venerada.

* I – Para compensar as perdas de receitas decorrentes da redução do ICMS em produtos essenciais, os secretários estaduais de Fazenda estão propondo um aumento da alíquota média do imposto para os produtos e serviços em geral, de 18% para 22,3%.

* II – No Rio Grande do Norte, o governo enviou projeto de lei à Alern para que o aumento seja de 18% para 20%. Sem essa majoração, o estado terá dificuldades até para cumprir suas obrigações básicas, dizem os representantes do Governo Estadual.

* III – Já o chamado “setor produtivo” fala do aumento de 2% no ICMS em tom de desastre, como se fosse causar desempregos, fechamento de lojas, inflação etc. Eles só não dizem de que forma o aumento de 2% num imposto pode causar esse tsunami todo.

* Em 2004, o então deputado federal Jair Bolsonaro requereu ao presidente da Casa na época, Henrique Alves, que fosse realizada uma sessão solene em homenagem aos 40 anos do golpe militar. O pedido foi negado. A história está no livro Poder Camuflado, de Fábio Victor.

* Desde segunda-feira (12), por ocasião da diplomação, os senadores e deputados federais eleitos já contam com imunidade parlamentar. A posse efetiva nos respectivos cargos, contudo, só ocorrerá em 01º de fevereiro.

* I – Recebi das mãos do jornalista Carlos Santos o livro “Epigramas de Nino”, um apanhado das tiradas diárias publicadas na coluna “Cena Urbana”, do jornalista Vicente Serejo. Tipo: “Os carolas quanto mais rezam mais vivem abraçados ao seu rancor”.

* II – São mais de 120 páginas com as observações feitas por Nino, o filósofo melancólico do Beco da Lama, uma espécie de “Analista de Bagé”, cujo divã é uma mesa de bar. Pra encerrar: “Os olhos não sabem esconder o desejo proibido”.

* Ao gravar a canção “Evidências” (1990), de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, Roberto Carlos alterou o terceiro verso da segunda estrofe. Na canção original: “Faço tipo, falo coisas que não sou”; na versão do Rei: “E às vezes digo coisas por dizer”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *