Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* O Rio Grande do Norte é o maior gerador de energia eólica do país, com 7,43 GW de potência em operação, o que corresponde a 30,2% da produção nacional. A tendência é que a produção atinja as nuvens quando os aerogeradores começarem a ser instalados no mar.

* Em Pernambuco, o presidente Lula (PT) repreendeu os militantes que vaiaram a governadora Raquel Lyra (PSDB). “Que fiquei claro, a governadora pode ser nossa adversária política, mas ela foi eleita, vamos respeitar”, disse.

* Na visita a Pernambuco, Lula e Janja receberam presentes da governadora Raquel Lyra. A primeira-dama ganhou uma echarpe azul, feita por rendeiras de Pesqueira; e Lula ganhou peças de artesanato produzidas em Caruaru.

* O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) protocolou pedido de impeachment do presidente Lula (PT) por causa de declaração ao portal 247. Em entrevista, Lula disse que na época da prisão costumava dizer aos procuradores que queria “foder” com o juiz Sérgio Moro.

* O preço do diesel caiu nas refinarias, de R$ 4,02 para R$ 3,84, a sétima queda consecutiva, três apenas em 2023. Quando se trata de economia e inflação, o combustível que deve ser tomado como parâmetro é o diesel.

* A OCDE calculou o tempo de vida de homens e mulheres após a aposentadoria em 51 países. No Brasil, homens vivem 10,4 anos após encerrarem a vida laboral; mulheres, 22,4. O maior tempo de ócio ocorre na Turquia: 24,4 anos para homens e 31,6 para mulheres.

* O restaurante Donna Salada está lançando um novo atrativo, uma estante solidária. Há um espaço com mais de uma centena de livros no local. O cliente pode pegar qualquer um e levar para casa, devolvendo, gentilmente, após a leitura. Doações também são bem-vindas.

* Em artigo publicado hoje na Folha, o escritor Sérgio Rodrigues se debruça sobre a frase “você sabe que eu te amo”, uma esquisitice do português falado no Brasil. Estilisticamente, seria melhor “tu sabes que te amo” ou “você sabe que eu a amo”. No texto ele explica o porquê.

* No próximo sábado, 25, 19h, a Seleção Brasileira de Futebol fará um amistoso contra o Marrocos, a seleção revelação da Copa do Mundo, que eliminou a Espanha e Portugal da competição, sendo eliminada apenas na semifinal, pela França. Tem tudo para ser um bom jogo.

* Além da política Luiza Erundina e do jornalista José Nêumanne Pinto, também é de Uiraúna (PB) o cantor e apresentador de TV Barros de Alencar, um dos responsáveis pelo sucesso da dupla Jane & Herondy. Foi dele a ideia de gravar “Não se Vá”, versão de “Tu t’en vas”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *