Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

 

meninos-de-rua 

Diariamente, órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, como Conselho Tutelar e Ministério Público, se deparam com mães irresponsáveis que descuidam por completo dos filhos, não lhes dando a mínima assistência. São mães que saem para as noitadas e deixam crianças de 5, 6 anos sozinhas em casa; mães que não guiam os filhos para o correto caminho dos estudos; que não cuidam da higiene e alimentação deles e até as que, além de não fazerem nada disso, ainda espancam.

 

Diante de algumas situações que eu tomo conhecimento, por trabalhar no Judiciário, a vontade que tenho é de perguntar para estas irresponsáveis por que diabos elas colocaram um filho no mundo. É inaceitável que um inocente venha ao mundo apenas para sofrer o desprezo da própria mãe.

 

Fico triste e ao mesmo tempo enraivecido quando vejo uma criança suja e com fome perambulando pelas calçadas, enquanto a mãe bate perna por ai, muitas vezes atrás de algum drogado sem futuro, igualmente a ela.

 

Nestes casos de desprezo e abandono, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê diversas soluções, mas o problema é que estamos no Brasil, e a teoria inserta na legislação não é acompanhada da sua conseqüente lógica, a prática.

 

Pelo que dispõe o ECA, estes menores deveriam ser abrigados em entidades especializadas, colocados em famílias substitutas etc. Ocorre que não há estas entidades e nenhuma outra família quer assumir a criação de filhos alheios, sobretudo quando estes já estão bem crescidinhos e malcriados. Também não há equipes de apoio psicológico e social, acompanhamento médico, programa comunitário de auxílio à família, entre outras garantias que existem apenas na letra fria do Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Enquanto isso, mães sem futuro continuam prejudicando vidas inocentes.    

 

Compartilhe

2 respostas

  1. Realmente é muito triste ver tanta criança sendo deixada em segundo plano pelos pais. E se a família e o Estado renegam o direito delas de serem crianças, quem o fará? Infelizmente o futuro nos dirá.

  2. Já disse tanto isso que até eu me acho chata e repetitiva, rs. Mas lá vou eu de novo,
    Dizer que brasileiro nao adota criança maior é desculpa, puro pretesto para não se fazer nada contra os pais irresponsáveis que descuidam, espancam, humilham, maltratam seus filhos.
    Erros, todos os pais e seres humanos cometem, mas descasos e absurdos têm que ser coibidos, quer meus ou de quem quer que seja.
    Já fui voluntária em abrigo de crianças quando morava no Rio. E não faltava pretendentes a pais para as crianças abrigadas. O que faltava era criança abrigada disponivel para adoção. Viviam largadas lá, como se depósito de crianças fosse.
    É um erro absurdo se colocar essa culpa e responsabilidade nas costas da sociedade. Isso é papel do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *