Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I – A sucessão municipal em Apodi está animada. Reconciliações recentes alteraram as peças do xadrez. O prefeito Alan Silveira (MDB), que dava sinais de que lançaria Luciano Moura, seu chefe de Gabinete, como candidato a prefeito, mudou de ideia.

* II – Alan agora quer apoiar Sabino Neto, seu secretário de Saúde, um nome muito ligado ao deputado estadual Neilton Diógenes (PP), com quem ele se reconciliou recentemente. Chateado, Luciano entregou o cargo. Sua mulher, Ítala Sena, prima do prefeito, também entregou a direção de um centro de saúde.

* I – Quem não pode reclamar de tributos no Brasil é o grande proprietário rural. A cobrança de Imposto Territorial Rural (ITR) é feita com base na terra nua, com valor autodeclarado pelo dono, por aí você avalie. A arrecadação é ínfima, apenas 0,1% do total das receitas tributárias.

* II – Também faz parte da base de cálculo do ITR o índice de produtividade da propriedade, medida pela Tabela de Lotação da Pecuária, que não é atualizada desde 1980. Alguns ajustes no imposto poderiam garantir uma arrecadação extra para o governo.

* I – O Tribunal de Contas da União (TCU) tem sido a única trincheira do bolsonarismo entre os principais órgãos do país. O TCU decidiu que os presentes recebidos pelo presidente devem ser auditados ano a ano, e não mais apenas no fim do mandato.

* II – O TCU também recomendou à ministra da Saúde que devolva R$ 11 milhões aos cofres públicos, referente a contratação de um estudo sobre drogas. Não houve fraude, nem superfaturamento, nem qualquer outro crime, simplesmente o ministro não gostou da metodologia aplicada.

* O Fluminense alcançou o topo possível para uma equipe sul-americana, vez que vencer um time europeu é algo improvável. A final do Mundial de Clubes, contra os ingleses do Manchester City, será na sexta-feira, 15h. Para os tricolores, um jogo contemplativo.

* I – O site Bolsa de Discos trouxe a esperada lista de melhores discos do ano. A seleção foi feita por pessoas que entendem do riscado, a convite do editor da página, William Robson. É uma lista com muitos artistas novos, mas também com alguns que estão na estrada há décadas.

* II – Já li todas as resenhas, e nos próximos dias irei ouvir um por um, inclusive há o link para o Spotify abaixo de cada análise. Particularmente, senti falta de “Hackney Diamonds”, dos Rolling Stones. Clique aqui  E veja a lista.

* Boi Bumbá e Bumba meu Boi são celebrações bem distintas. A primeira ocorre em Parintins, no Amazonas, e envolve a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso; já a segunda acontece no Maranhão, com uma profusão de blocos que não disputam entre si.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *