Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* A novo alíquota do ICMS, de 18% (antes era 20%), está valendo desde o dia primeiro de janeiro. O mínimo que se espera dos empresários e comerciantes é que o valor de seus produtos caia para os consumidores na mesma proporção. O mínimo…

* Já está valendo a lei que impõe um limite máximo de 100% de juros ao ano nas dívidas com cartão de crédito. No ano passado, a título de exemplo, os juros somaram 431,5%. Um avanço importante para o consumidor, mas ainda distante do ideal. 100% ainda é muito.

* No início do ano, o mercado projetava uma inflação de 5,36% em 2023, crescimento do PIB de 0,78% e dólar a R$ 5,28. Erraram tudo. A inflação deverá ficar em 4,5%, o crescimento do PIB em torno de 3% e o dólar está custando R$ 4,85.

* O número de focos de queimadas registrados na caatinga em 2023 foi o mais alto desde 2010. Segundo o INPE, foram mais de 21,5 mil focos com área superior a 30 m². A caatinga, que ocupa uma área equivalente a 10% do território nacional, é o único bioma totalmente brasileiro.

* O presidente Lula recebeu o país com uma fila de espera de 97 dias no INSS, ou seja, esse era o tempo médio entre a entrada do requerimento e a resposta. A média atual está em 49 dias, ainda acima da prevista na lei, de 45 dias. O objetivo é chegar ao fim do ano com 30 dias de espera.

* O professor Aluísio Barros, sempre atento, esclarece que o desenho do Mickey que entrou em domínio público foi apenas o primeiro, que tem diferenças significativas em relação ao atual, mais conhecido. Obrigado pela correção, professor; obrigado ainda pela leitura da coluna.

* Encerrei ontem a primeira temporada da série “O Urso”, no Star+. A trama se passa quase integralmente na tumultuada cozinha de um restaurante de periferia em Chicago. Ela é classificada pelo Adoro Cinema como uma comédia dramática.

* Uma das funções das rainhas de bateria das escolas de samba é deixar os instrumentistas mais “animados”, assim diz matéria publicada hoje no Extra. Para este ano, Paolla Oliveira “animará” os percursionistas da Grande Rio, por exemplo.

* Marlon Teixeira, que recentemente se separou de Grazi Massafera, passou o Réveillon com amigos, entre eles José Loreto, ex de sua outra ex, Débora Nascimento. Já Cauã Reymond, ex de Grazi, passou o Réveillon com um novo affair, a dentista mineira Luiza Watson.

* Em 1965, os quatro integrantes dos Beatles receberam das mãos da rainha Elizabeth II as medalhas de Membros da Ordem do Império Britânico. A comenda não foi dada em razão da produção artística da banda, mas sim pela contribuição à indústria do país.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *