* De cada quatro brasileiros entre 25 e 34 anos, um deles nem trabalha e nem estuda. Os chamados “nem-nem” somam 24% deste recorte etário. A percentagem está bem acima da média mundial, que é de 13,8%. Os dados foram divulgados pela OCDE.
* A nova ministra dos Direitos Humanos será a deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG), com vasta atuação na área de educação, lecionando desde os 19 anos; e histórico de lutas contra o racismo estrutural. Ela substitui Sílvio Almeida, acusado de assédio sexual.
* I – A política de juros nas alturas, adotada pelo presidente do Banco Central. Campos Neto, desestimula o empreendedorismo e incentiva o rentismo. Quem tem alguns milhões vadios prefere aplicar num fundo de renda fixa do que se aventurar no mercado.
* II – Com R$ 3 milhões de bobeira, por exemplo, dá para montar um negócio: comprando maquinários, ajeitando a papelada, contratando funcionários, contador, advogado; arriscando dá certo ou não. Outra opção é aplicar e ver o saldo aumentar R$ 30 mil por mês. E aí?
* I – Conta-nos Elio Gaspari que o rompimento entre o ministro Gilmar Mendes, do STF, e o ex-presidente Bolsonaro se deu em razão de uma disputa para ministro do STJ. Mendes havia sugerido o desembargador Ney Bello, do Maranhão, o que, em tese, teria sido acatado.
* II – Bolsonaro chegou a anunciar que Bello seria o escolhido, mas deu pra trás após pressão do ministro Nunes Marques, que vetou seu nome. Os nomeados foram Messod Neto (TRF-2) e Paulo Sérgio Domingues (TRF-3). Gilmar Mendes não curtiu.
* O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, já começou a por em suspeita o sistema de votação do país, dando a entender que novamente não aceitará o resultado das urnas, caso perca. Ele tem dito que só aceitará o resultado “se a eleição for justa”. No caso, só se ele vencer.
* I – O nutricionista Davi Laranjeira vem bombando nas redes sociais, onde desmonta muitos consensos envolvendo café, chocolate, sorvete, bacalhau, azeite etc., além de algumas práticas costumeiras. Comece pela entrevista que ele concedeu ao canal Inteligência LTDA. (aqui).
* II – Ele defende, por exemplo, que não devemos esperar a comida esfriar para colocarmos na geladeira, pois os micro-organismos nocivos começam a se reproduzir à medida que o alimento vai esfriando. Para barrar o processo, devemos colocá-lo ainda quente no freezer.
* Morreu na sexta-feira, 6, o músico Sérgio Mendes, 83. Era considerado o embaixador da música brasileira nos EUA, onde morava há mais de 60 anos. Em 2005 gravou o disco “Timeless”, com destaque para uma versão do clássico “Mas que Nada”, em parceria com o Black Eyed Peas.