Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0


01 – Para quase todos os locais públicos que frequentamos existem normas de convivência, as chamadas regras de etiqueta. Eu falei quase todos, pois para alguns não nos foram repassados quaisquer preceitos do bem viver. Como se comportar num elevador, por exemplo. Outro local complicado é o banheiro masculino. Neste caso, necessário se faz determinar o sexo, pois no banheiro feminino a coisa deve ser mais tranquila, haja vista que lá o ti-ti-ti rola em torno das pias, mas o restante se pratica em total reserva.  No banheiro masculino não, pois você se aproxima daquele pinicão inox e enquanto reduz os líquidos do corpo outros tantos vão se achegando ao teu lado.

Pode parecer bobagem, mas o que fazer quando um conhecido estaciona ao lado? Cumprimenta ou não? Olhar para o lado? Aliás, se resolver olhar para o lado, primeiro você deve levantar a cabeça e depois virá-la, na direção do rosto dele. Cuidado! Qualquer alteração nesta ordem poderá resultar em situação constrangedora. Largar tudo e dar um aperto de mão? Nem pensar!

A bem da verdade, penso que no sanitário não devam existir regras mesmo. Ali, o que vale é o instinto. Você está livre para fingir que não viu ninguém e continuar na tranquilizante atividade. Ao terminar, lave as mãos (isto é importante) e saia. Seria fácil, contudo, sempre aparece um mijão alegre, daqueles que puxam conversa, obrigando-o a retribuir o cumprimento, trocar algumas palavras básicas e sorrir. Tudo muito naturalmente, como se você estivesse acostumado a levar um bom papo com colegas de urinada. Sempre pela boa educação, afinal, segundo algum manual de etiqueta dentre os milhares já editados, deve ser uma imperdoável gafe deixar de cumprimentar alguém que está com a genitália nas mãos.

Mulheres, podem crer que a coisa é meio desconcertante. Tanto é assim que a maioria  dos homens, ao entrar no recinto, dá uma conferida no referido pinicão e, se ele estiver muito ocupado, arrisca um pouco de privacidade, averiguando os reservados.

Puxa! Isto me fez lembrar de oportunidade social recente, noite importante em minha cidade. Num dado instante, a turma dirigiu-se aos sanitários. No atropelo, um dos “apertados” entrou nos reservados. Prontamente outro, provavelmente seu amigo, em voz alta, não o poupou do seguinte comentário: “Ué cara? Vai sentar pra mijar? Homem que é homem faz em pé!”. Em frações de segundo, lá de dentro, em voz alta, eclodiu a resposta: “Que nada meu! Vou aqui no vaso para não te humilhar”. Ele poderia ter dormido sem esta. (Por Marcelo Drescher, médico e polêmico articulista).   

 

 02 – O QUE VOCÊ ACHA? – O deputado estadual Nelter Queiroz pediu licença do cargo porque as luminárias da Assembleia Legislativa estariam maltratando sua pele.

Tenho uma solução: basta realizarem as sessões a la Ku-Klux-klan, onde as reuniões são à luz de velas/fogueiras e seus integrantes ficam completamente vestidos, dos pés a cabeça.

 

03 – TROTE – Ontem pela manhã, ao passar em frente à Ufersa, deparei-me com vários estudantes enfileirados e completamente sujos, provavelmente lambuzados com tinta, farinha de trigo e ovo. Não vi graça nenhuma naquilo, melhor seria um trote construtivo, como aqueles em que os estudantes ficam nos semáforos pedindo ajuda para alguma instituição de caridade. Espero ao menos que os estudantes novatos não tenham sido pisoteados ou submetidos a outras formas de degradação, além da que pude ver.

 

04 – CÂMARA MUNICIPAL – A cada sessão, aumenta a decepção…

 

05 – INCOMODANDO – O sucesso alcançado pelos blogs está incomodando muitos detentores do poder, sobretudo os que administram como se ainda estivéssemos na época do coronelismo. Essas pessoas não estavam acostumadas com a liberdade de pensar, pois sempre usaram e usam a imprensa como instrumento para manter a corrupção e bloquear, de modo sutil (algumas vezes nem tanto) e subliminar, a circulação da realidade dos fatos.

 

06 – CONSTATAÇÃO – Nesse Brasil sem jeito, a roubalheira e a corrupção são coisas inerentes ao regime.

 

07 – ANOS 80 – Lembram-se do Compactor?

 

08 – AJUDA – Alguém ai sabe dizer qual a fonte do Word que imita o formato da letra da máquina de escrever? Desde já obrigado.

 

 

07 – A BELA DO DIA – Hayden Panetierre, atriz americana de 19 anos. A Claire de Heroes. É a segunda vez que ela aparece aqui. Não acham que ela merece?

  

Ouvindo A PALO SECO, com CIDADE NEGRA, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *