* A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa é dividida, com parte apoiando o governo de Fátima Bezerra (PT) e parte sendo oposição. Mas não será mais. Os quatro de oposição deixarão a sigla e ingressarão no PL: Gustavo Carvalho, José Dias, Tomba Farias e Kerginaldo Jácome.
* I – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é um rei na arte da costura política. Ontem ele tomou uma decisão que agradou aos bolsonaristas e petistas, e num assunto muito polêmico, a anistia aos golpistas do oito de janeiro.
* II – O projeto da anistia seria votado ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, mas Lira criou uma comissão especial para o caso, retardando a tramitação para 2025. Foi essa decisão que agradou aos bolsonaristas e petistas.
* O presidente Lula convocou os 27 governadores e chefes de poderes para uma reunião amanhã, 31, a fim de tratar de segurança pública, um dos maiores problemas do país. Na oportunidade, o ministro Lewandowski, da Justiça, irá apresentar uma proposta para a área.
* O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua tentando castrar todo aquele que pode ser o nome da extrema-direita a disputar as eleições para o Planalto em 2026. Em vídeo recente, o ex-presidente esbraveja que o candidato a presidente será ele, “ou então desisto do país”.
* I – A presença de Lula (PT) é apontada como responsável pela vitória no segundo turno de Caetano (PT) em Camaçari, quarta maior cidade da Bahia. A disputa estava acirrada, com pesquisas ora apontando a vitória de Caetano, ora apontando a vitória de Flávio Matos (União).
* II – Lula esteve no município no dia 17 de outubro e também fez uma ligação pro candidato nas vésperas das eleições, inclusive falando de seu acidente doméstico. Encerrada a votação, Caetano, candidato de oposição, teve 50,92% dos votos, contra 49,08% de Flávio.
* I – As relações entre Brasil e Venezuela não estão nada boas. A uma, porque o Brasil não reconheceu a vitória de Maduro nas últimas eleições; a duas, porque o país foi contra a ingressão da Venezuela no Brics.
* II – Ontem, em seu programa de TV, Maduro soltou cobras e lagartos contra o Brasil, inclusive dizendo que estamos a serviço dos interesses dos EUA. O Brasil não rompe de vez por causa de uma dívida de US$ 1,68 bilhão, que ainda sonha receber do governo venezuelano.
* As cantoras Simone e Simária, que formavam uma dupla sertaneja, também conhecidas como As Coleguinhas, começaram a carreira como backing vocals do forrozeiro Frank Aguiar, o Cãozinho dos Teclados. Após a dissolução da dupla, Simone Mendes engrenou carreira solo.