* O ex-presidente Bolsonaro (PL) brinca com a inteligência alheia ao dizer que nunca falou a palavra “golpe”. Ora, o vocábulo que ele usou pouco importa, mas óbvio que planejavam um golpe. É bom lembrar que até hoje ele chama o golpe de 1964 de revolução.
* Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que símbolos religiosos em prédios públicos não ferem o princípio da laicidade. Os ministros defenderam que crucifixos, bíblias e afins estão mais relacionados à diversidade religiosa e à cultura.
* O TSE decidirá na quinta-feira se mantém a cassação dos quatro deputados estaduais do PL no Ceará, entre eles Carmelo Neto, o mais votado do último pleito. A bancada foi cassada por fraude à regra da cota de gênero. O TSE analisará recurso do PL.
* I – Por decisões eventuais da Aneel, os parques de energia solar entregam menos eletricidade do que sua capacidade de produção, causando perda de lucros aos investidores. O ex-senador Jean Paul Prates, da área, fala em falta de planejamento dos governos, inclusive do atual.
* II – Ocorre que as atuais linhas de transmissão não são suficientes para receber tanta energia. Assim, para não haver apagão por sobrecarga, a Aneel interrompe a geração de eletricidade de quando em vez. Prates reivindica novas linhas.
* Cientistas da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, passarão a testar em humanos a pílula que imita os benefícios da atividade física no corpo humano. A substância equivalerá a correr 10 km em alta velocidade e em jejum.
* Curioso como o mundo dá pouca importância ao que acontece na África. No último domingo, quase 60 pessoas morreram na Guiné após tumulto numa partida de futebol. O fato foi noticiado, verdade, mas se o episódio tivesse ocorrido na Europa teria uma cobertura bem maior.
* Após a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, faltando três para o encerramento, matemáticos apontavam que o Novorizontino (SP) tinha 96,69% de chances de subir para a Série A. Deu os 3,31%. O time não subiu. Terminou em quinto, assim como em 2023.
* I – Nos anos 50, três roqueiros se reuniram para uma turnê nos EUA, no melhor estilo “amigos”. Eram Buddy Holly, Ritchie Valens (de “La Bamba”) e Big Bopper. Após o show do dia 2 de fevereiro de 1959, os artistas contrataram um voo particular para o próximo destino.
* II – Eles vinham fazendo o trajeto de ônibus, mas este havia enguiçado. Mesmo com condições climáticas adversas, o avião decolou na madrugada do dia 3. Instantes depois a aeronave caiu, matando os três músicos. A canção “American Pie” é sobre o ocorrido.