Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I –  “Garota Nacional”, clássico do Skank, tem o refrão “beat in laun, daun daun”. “Jackie Tequila” tem o verso “Uie-e-oh-oh”; já “Balada do Amor Inabalável” tem aquele “dan dan dan, dan dan…”, que é quase o refrão. O Skank é a banda nacional com mais scats em suas canções, nome dado a esse tipo de improvisação vocal sem palavras.

* II – Em entrevista ao podcast G1 Ouviu, Samuel Rosa explicou o motivo de tantos scats nas canções do Skank. Tem a ver com o processo de criação, onde geralmente ele envia a melodia e algum parceiro faz a letra. Nem sempre a letra fica boa em alguns trechos, então ele mantém o som inicial, apenas da melodia.

* I – Na mesma entrevista, Samuel Rosa foi perguntado se o artista consegue prever que canções do álbum farão sucesso. Ele respondeu que algumas vezes sim, mas no geral não. Citou então o exemplo de “De Repente”, 2010, parceria dele com Nando Reis. Ele achava que a música seria um enorme sucesso, mas não rolou.

* II – Inclusive, a canção ganhou o Grammy Latino de Melhor Música Brasileira naquele ano. “Acho que eles entenderam, mas o público não”, disse, rindo. Do modo inverso, citou “Balada do Amor Inabalável”. Ele não acreditava que faria tanto sucesso. “Uma bossa-pop simples, despretensiosa”, falou.

* Por falar nisso, quando pesquisei no Google sobre a canção “Balada do Amor Inabalável”, a Inteligência Artificial (IA) respondeu que se tratava de uma canção de Lulu Santos sobre homossexualidade. Nada mais inverídico. A música nem é de Lulu e nem fala sobre homossexualidade. Não acredite em tudo o que a IA diz.

* O cantor e compositor americano Bruce Springsteen virou um dos alvos do presidente Donald Trump. Tudo começou quando o músico fez críticas ao presidente num show na Inglaterra. Trump respondeu dizendo que Springsteen era “superestimado”, “sem talento”, “idiota” e “desagradável”, e que o governo irá investigar suas finanças.

* Após um hiato de 11 anos, a banda Raimundos botou um novo trabalho na praça: “XXX”. Com nove faixas, o disco remonta às origens, no melhor estilo forrocore, uma fusão do punk-rock com ritmos nordestinos.

* No último dia 11 de maio tive a oportunidade de ir para o show do System of a Down no Allianz Parque, em São Paulo. Uma apresentação apoteótica, com o estádio completamente lotado. O quarteto de nu metal promoveu uma catarse coletiva, uma atmosfera única. Basta ver os vários vídeos no YouTube, como este. (assistam até o final).

* Já está disponível no HBO Max o documentário “Rita Lee: Mania de Você”, que conta a trajetória da cantora e compositora que nos deixou há dois anos. O fato que tem chamado a atenção é a falta de destaque para “Os Mutantes”, banda revolucionária do rock nacional, que tinha Rita Lee nos vocais. Teve algum moído aí envolvendo direitos autorais.

* A Ego Kill Talent é a banda nacional que mais se apresentou no Allianz Parque: oito vezes. Isso porque geralmente é escalada para abrir grandes shows internacionais, como Metallica, Evanescense, Linkin Park e, por último, System of a Down. Curiosidade: a cantora, Emmily Barreto, é natalense.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *