Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1 de outubro de 2025
0

* Ontem, uma cena curiosa na Câmara Municipal de Fortaleza. O vereador Aguiar Toba (PRD) noticiou o falecimento do conhecido comerciante Raimundo do Queijo, puxando na sequência o minuto de silêncio. O comerciante, contudo, não tinha falecido. Está vivinho.

* I – Uma declaração do comediante Lug de Paula, intérprete do Seu Boneco na Escolinha do Professor Raimundo, ao documentário “Chico Anysio: um Homem à Procura de um Personagem”, despertou a curiosidade dos caicoenses.

* II – Ele relatou que certa vez foi se apresentar em Caicó, “uma cidadezinha do Rio Grande do Norte”, e lá conheceu uma tia, irmã de seu pai, Chico Anysio. Ele não falou o ano, apenas que o encontro se deu no hotel, após sua apresentação.

* III – Pela declaração do comediante, a mulher realmente provou que era sua tia, filha do Coronel Oliveira, como era conhecido o pai de Chico Anysio. Então Caicó está se perguntando: quem é essa mulher? Ainda está viva?

* I – O número de motos recuperadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) na cidade de São Paulo saltou 316%, isso em razão da decisão do prefeito, Ricardo Nunes, de bonificar com R$ 1 mil os guardas que participarem da apreensão desses veículos.

* II – Entre os dias 3 e 25 de setembro foram registradas 125 apreensões de motos que haviam sido roubadas, furtadas ou adulteradas. Antes da implantação do prêmio, a média era de 30 motos por mês.

* O metanol, substância em voga no momento, pelas mortes que vêm causando através de bebidas falsificadas, está presente na fração inicial da destilação da cachaça, a chamada “cabeça”, que por isso deve ser descartada ou aproveitada para outro fim que não o consumo.

* Grama, no sentido de quantidade, deve ser usada no masculino. “duzentos gramas de presunto”, “quinhentos gramas de queijo em fatias” etc. Aproveito para reforçar que a grafia correta do queijo é “muçarela”, apesar de a grafia com SS ter sido disseminada.

* A minissérie “Desobediantes”, nova febre da Netflix, é perturbadora. Passa-se numa pequena cidade e gira em torno de um internato para jovens problemáticos. Um policial recém-chegado ao lugar nota que há algo estranho ali e então passa a investigar. É daquelas que prende a atenção.

* O nome “banda” se popularizou no Brasil após o Woodstock, em 1969. Antes, os grupos musicais eram chamados de “conjuntos” ou então trios (Nordestino, Irakitan, Mossoró), quartetos (Em Cy), quintetos (Violado).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *