Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

24 de novembro de 2025
0

* I – Ao fim de uma semana de trabalho, muitos brasileiros, pais e mães de família, curtem passar o domingo em seus quartos, refastelados numa cama assistindo TV; alguns desses quartos têm banheiro privativo, ar-condicionado, frigobar e escrivaninha, outros não.

* II – Seria bom que todos os dias fossem “domingo”, mas não são. Na segunda-feira esses brasileiros acordam cedo para lutarem pela vida. Na noite do domingo já pinta aquele clima melancólico, que se acentua com a vinheta do Fantástico. Ah se todos os dias fossem “domingo”.

* I – A cera de carnaúba, produto genuinamente nordestino, foi incluída na lista dos EUA de produtos com impostos zerados. Antes, estava taxada em 50%, o que não fazia sentido. A carnaúba é uma palmeira que só existe no Nordeste brasileiro, não há concorrência.

* II – Segundo Daniel Fernandes, diretor-executivo da Associação Caatinga, em entrevista à Folha, mais de 100 mil pessoas atuam no extrativismo da carnaúba, especialmente de agosto a dezembro, período sem agricultura de subsistência.

* O primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, aquele que andou falando mal de Belém (PA), se reuniu com Lula no G20, na África do Sul, oportunidade em que disse não ter tido a intenção de ofender a cidade. Dias antes, a Alemanha tinha anunciado uma doação de € 1 bilhão ao Brasil. É o que importa.

* I – Um Oscar para o interior do RN? A costureira Tânia Maria, de 78 anos, começou a atuar como atriz em 2019, no filme “Bacurau”. Este ano ela está nas telonas com o filme “O Agente Secreto”, e há quem a considere forte concorrente para o Oscar de “atriz coadjuvante”.

* II – A equipe da Folha viajou até Parelhas para saber mais da vida da senhora Tânia Maria, que reside na zona rural do município, na comunidade Santo Antônio da Cobra. A viagem rendeu uma excelente matéria de duas páginas na edição de ontem, 23, do jornal.

* I – Em 2023, o zagueiro Eduardo Bauermann, então no Santos, foi flagrado combinando um cartão amarelo com apostadores de bets, no entanto, ele não chegou a cumprir o acordado. Ainda assim o STJD o baniu do futebol por um ano.

* II – No mesmo ano, 2023, o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, forçou um cartão amarelo também para favorecer apostadores de bets. Com imenso atraso, o STJD julgou o caso na semana passada, aplicando tão somente uma multa irrisória, em termos de futebol, de R$ 100 mil.

* III – O caso envolvendo Bruno foi mais grave, pois ele efetivamente sofreu o cartão amarelo, ao contrário do zagueiro santista, que ficou só na promessa. Os desfechos, como mostrei, foram bem diferentes. Terá o poderio econômico e social do Flamengo preponderado na decisão?

* Em 1970, Elis Regina gravou “As Curvas da Estrada de Santos”, de Roberto e Erasmo Carlos, que muitos consideram sua melhor interpretação. Ela deu dramaticidade e força à canção, indo ao limite de sua voz. No estúdio todos se emocionaram com a entrega de Elis.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *