A Última Casa da Rua Needless – Catriona Ward – 350p.
Estamos diante de um livro confuso, onde quanto mais o leitor avança nas páginas, menos ele entende a história. São poucos personagens, sendo quatro nucleares e alguns outros orbitais. Em torno de dez no total, mas não dá para afirmar ao certo. Não se sabe bem o que é real e o que é imaginário.
O que dá para extrair é que Ted Bannerman (ou Ted, ou Teddy, ou Theodore), um sujeito introspectivo, antissocial até, mora na última casa da Rua Needless, onde divide o espaço com a filha Lauren e a gata Olívia, cujos pontos de vista rendem vários capítulos. Dos três, a felina é a que parece mais equilibrada.
Outra personagem é Didi, que busca saber o que aconteceu com Lulu, sua irmã que desapareceu há 11 anos, caso em que Ted foi um dos investigados, mas não indiciado, pois tinha um álibi.
Didi se muda para a casa ao lado da de Ted, pois tem convicção de que ele está por trás do desaparecimento da irmã. Os maiores momentos de tensão do livro são quando Didi tenta se aproximar do vizinho e quando invade sua casa na sua ausência. Isso rende alguns capítulos.
É difícil avançar mais sem dar spoilers, mas o desfecho da história requer muita submissão à autora, ao que ela quis apenas deixar no imaginário, no campo da psicanálise, da psicologia, onde pessoas nem sempre são o que parecem ser e criam mundos irreais.
Como não sou um expert em psykhé, apenas um leitor comum, não gostei muito da obra, mas talvez você goste. Muita gente renomada elogiou, inclusive Stephan King.
Foi a quarta obra escolhida pelo Clube do Livro CT 786.
O livro está custando R$ 45,75 na Amazon (aqui), o preço de três cervejas, e não prejudica o fígado etc.