Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 

00 – Fala-se, e muito, que há cinco possíveis candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Norte em 2010: João Maia (deputado federal), Iberê Ferreira (vice-governador), Robinson Faria (presidente da AL), Rosalba Ciarlini (senadora) e Henrique Alves (Deputado Federal).
Diante da indefinição do quadro, os que pretendem ocupar a cadeira de governador agem para conquistar espaços e consequentemente a vaga de candidato, seja recebendo o apoio direto das principais lideranças, seja procurando aliados em outros grupos.
A política, no entanto, é sebosa e rasteira, fazendo com que alguns pré-candidatos joguem sujo, pesado, de forma mesquinha, por debaixo do pano.
É bem provável que as denúncias contra o deputado federal João Maia e os ataques à senadora Rosalba Ciarlini façam parte deste tipo de jogo sujo, onde um pré-candidato quer “quebrar” as pernas do outro de forma escusa e traiçoeira.

É justamente por isso que o presidente Lula da Silva, muito sabiamente, já disse que sua candidata é Dilma Rousseff. Evita assim a disputa sebosa dentro das várias alas petistas.

Já perceberam, nobres leitores, como acabaram as denúncias envolvendo petistas depois que a candidatura da ministra Dilma Rousseff foi tida como definitiva? Aquilo era fogo amigo. 

Enquanto os líderes políticos estaduais não fizerem como Lula da Silva, os potiguares serão “bombardeados” por escândalos e mais escândalos, tudo fruto da ação repugnante de alguns políticos em conluio com jornalistas que mercadejam as informações.

 

01 – EXTREMAMENTE EXAGERADO DEMAIS 

 

 

 As tevês Globo e Band exageraram na cobertura do gol do jogador Ronaldo Fenômeno, feito no último minuto da partida do seu time, o Corinthians, contra o Palmeiras. Deram ao episódio uma importância imerecida.

Do locutor do gol aos comentaristas nos programas esportivos, todos demonstravam uma euforia incomum. Estavam em êxtase, como se dali em diante os problemas do Brasil acabariam: nossas crianças não passariam mais fome, nossa desigualdade social diminuiria, a violência chegaria ao fim etc.

O exagero era visível em cada comentário.

Logo após o jogo, um repórter da Band, ainda em campo, entrevistou o goleiro do Palmeiras e perguntou exclusivamente da atuação de Ronaldo e do momento do gol. Teve a cara-de-pau de insinuar ao atleta que este, como também é brasileiro, deveria ter ficado feliz com o lance, mesmo sendo contra seu time.

Em seguida disse que ele entraria para a história de forma negativa, assim como o goleiro que sofreu o milésimo gol de Pelé, perguntando então o que ele achava disso.

O entrevistado manteve a compostura e respondeu a todas as perguntas de forma até simpática. Sorte do repórter não ter sido Edmundo o entrevistado, se não estaria com o olho roxo até agora.

Ainda na Band, o comentarista esportivo da partida ficou indignado com o árbitro por este ter punido Ronaldo com um cartão amarelo após o gol. “Ele deveria entender a magnitude deste momento”, disse, como se por causa do gol o atleta Ronaldo pudesse quebrar alambrado, incitar a torcida, ficar nu, agredir jornalista e até matar gente.

Na Globo não foi muito diferente. A indignação foi porque o árbitro não encerrou a partida imediatamente após o gol.

Incomodado com tanta bajulação dos repórteres e comentaristas esportivos – que em muito lembravam nossos jornalistas azuis – preferi desligar o aparelho televisor e ler algumas coisas para que o sono chegasse.

Decidi também que não assistirei tevê nestes próximos dias. Não suporto tanta idolatria em razão de um gol, enquanto temos tantos problemas.

 

02 – AO VIVO – Todos os sábados pela manhã a veterinária Andressa Suênia participa, na rádio RPC, do quadro “Animal”, onde tira dúvidas dos ouvintes acerca dos cuidados com os animais. Na última participação da veterinária, dia 07-03, ela foi surpreendida com um pedido de noivado ao vivo. Seu namorado telefonou se dizendo um ouvinte e, no ar, fez a proposta de noivado para Andressa Suênia. O apresentador do programa, Haroldo Jácome, e toda a equipe técnica foram pegos de surpresa, assim como a própria veterinária.

Imediatamente a equipe da técnica colocou a música Dio Como ti Amo e a veterinária, notadamente emocionada, deu um SIM para seu namorado, Gustavo.

Após o episódio, o programa voltou ao normal e Andressa Suênia continuou tirando as dúvidas dos ouvintes.

 

 

 

 

 

04 – SESSÕES NA CÂMARA MUNICIPAL – Quatro dos treze atuais vereadores ainda não abriram a boca. Estão iguais a Rodrigo Santoro no filme As Panteras: mudo na entrada e calado na saída.

No entanto, não sei o que é pior: não falar nada ou falar as asneiras que falam, defendendo o executivo irrestritamente. Uma lástima. Pensávamos que a gestão de Júnior Escóssia entraria para os anais mossoroenses como a pior do legislativo, mas tal título, pressinto, ficará com o atual presidente da Casa, Claudionor dos Santos (foto acima).

Repito: Éramos felizes e não sabíamos. 

 

05 – CADEIA PÚBLICA – Na última sexta-feira à tarde engenheiros da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania estiveram visitando a Cadeia Pública Onofre Lopes. O objetivo da visita foi analisar a estrutura física do prédio e pensar meios de expansão. Uma das ideias iniciais foi a construção de um pavilhão superior, mas a decisão definitiva será tomada nos próximos dias.

Histórico: Desde o dia 03-03 a Cadeia Pública está proibida de receber novos presos, em obediência à ordem do juiz de Direito Renato Magalhães. A decisão do magistrado foi tomada porque no estabelecimento há 94 vagas e o número de presos supera os 200.

Desde então há uma pergunta que não quer calar: “Para onde irão os novos presos?”

A atuação dos engenheiros objetiva solucionar este problema.  

 

06 – LICITAÇÃO – Em seu blog, o jornalista Carlos Santos vem divulgando pari-passu o processo de licitação para contratação da empresa que promoverá o evento Mossoró Cidade Junina.

Como todo mundo sabe, a licitação será vencida pela Gondim & Garcia Promoções Artísticas, no entanto, é necessária a realização de toda a formalidade legal, sugerindo que há concorrência. 

Ouvindo UNDER THE SAME SUN, com SCORPIONS, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *